Zootecnistas de todo o Brasil podem ser indicados até o dia 30 de julho para concorrerem ao Prêmio Professor Octávio Domingues, honraria destinada anualmente a zootecnistas brasileiros que tenham realizado serviços relevantes para o desenvolvimento agropecuário no país. A homenagem é prestada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) desde 1977.

De acordo com o regulamento do CFMV, qualquer pessoa, física ou jurídica, pode indicar um nome para o prêmio. As indicações deverão ser acompanhadas de memorial e documentos comprobatórios, que serão analisados e julgados pelo Plenário do CFMV.

“Os currículos, os memoriais e a documentação que comprove a carreira dos indicados serão submetidos à avaliação dos conselheiros do CFMV em Sessão Plenária”, explicou a assessoria do Conselho.

O profissional que for escolhido pela comissão avaliadora receberá como prêmio uma placa, uma medalha e um bóton especial de lapela banhado a ouro.

COMO INDICAR

O envio de indicações pode ser feito pelo e-mail cfmv@cfmv.gov.br ou pelo correio, através do seguinte endereço:

Conselho Federal de Medicina Veterinária

SIA Trecho 6, lt.130 e 140, Brasília-DF, CEP 71205-060

O material deve ser identificado como “Indicação para o Prêmio Octávio Domingues.

HOMENAGEM

O prêmio é uma homenagem ao zootecnista homônimo, autor de diversos estudos de importância para o desenvolvimento da Zootecnia no Brasil. Nascido em Xapuri (AC), Octávio Domingues foi o primeiro professor de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura do Pará, em 1918. Graduou-se como engenheiro agrônomo em Piracicaba (SP) e pós graduou-se nos Estados Unidos.

Octávio Domingues lecionou a disciplina ‘Zootecnia Geral’ na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, onde cursou a graduação. Mais tarde, passou a professor catedrático de Zootecnia Especial da Escola Nacional de Agronomia, hoje Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Representando a UFRRJ, o profissional integrou a equipe de professores enviados aos Estados Unidos para avaliação dos procedimentos administrativos, didáticos, de pesquisa agronômica e extensão rural adotados pelo Sistema Universitário Norte-Americano dos “Laind Grant Colleges”.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2019 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?