Absorção de gases do efeito estufa durante a fase de reprodução do lambari-da-mata-atlântica (Deuterodon iguape) na Piscicultura Municipal do Guanhanhã, Peruíbe, Brasil.

Dalton Belmudes Neto1, Fernanda Seles David2, Wagner Cotroni Valenti3
1 - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
2 - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
3 - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

RESUMO -

Os gases de efeito estufa de maior interesse para a aquicultura são o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4). A troca gasosa entre os sistemas de produção e a atmosfera ocorre por emissão de bolhas do sedimento e por difusão (emissão e absorção na interface água-ar). Como parte da análise da sustentabilidade da produção do Deuterodon iguape na Piscicultura Municipal do Guanhanhã, o presente estudo teve como objetivo quantificar as trocas entre a atmosfera desses dois gases de efeito estufa durante a fase de reprodução. Amostras gasosas foram coletadas de tanques e viveiros, e então, foram analisadas por cromatografia gasosa (GC2014 – Shimadzu). A taxa de emissão de CO2 e CH4 através da liberação de bolhas foi, respectivamente, 0,4 e 0,3 mg/m²/dia. Em contrapartida, a taxa de absorção na interface água-ar foi, respectivamente, 978 e 1 mg/m²/dia nos tanques e 1.995 e 22,4 mg/m²/dia nos viveiros. Isto mostra o potencial do sistema estudado para absorver gases do efeito estufa.

Palavras-chave: Deuterodon iguape, gases do efeito estufa, sustentabilidade.

Greenhouse gases absorption during the breeding phase of Deuterodon iguape on Guanhanhã Municipal Aquaculture Farm, Peruíbe, Brazil.

ABSTRACT - The greenhouse gases of major interest for aquaculture are carbon dioxide (CO2) and methane (CH4). Gaseous exchange between the production systems and the atmosphere occurs by emission of bubbles from the sediment and by diffusion (emission and absorption at the water-air interface). As part of the sustainability analysis of Deuterodon iguape production on Guanhanhã Municipal Aquaculture Farm, the present study aimed to quantify the absorption and emission of CO2 and CH4 by the rearing systems during the breeding phase. Gaseous samples were collected from tanks and ponds, and then, analyzed by gas chromatography (GC2014 - Shimadzu). The emission rate of CO2 and CH4 by bubbles was, respectively, 0.4 and 0.3 mg/m²/day. On the other hand, the absorption rate of CO2 and CH4 at the air-water interface was, respectively, 978 and 1 mg/m²/day in tanks and 1,995 and 22.4 mg/m²/day in ponds. This shows the potential of the studied system to absorb greenhouse gases.
Keywords: Deuterodon iguape, greenhouse gases, sustainability.


Introdução

A aquicultura sustentável engloba aspectos econômicos, sociais e ambientais, devendo apresentar produção lucrativa, interação harmônica com a comunidade local, remuneração justa e conservação do ambiente (Valenti, 2012). A avaliação da sustentabilidade por meio de indicadores possibilita comparações de variáveis distintas (Valenti, 2008). O uso de indicadores para demonstrar a emissão de gases do efeito estufa em sistemas aquícolas pode contribuir como parte da avaliação de sustentabilidade na dimensão ambiental. Os gases de maior interesse para a aquicultura são o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4), em função de seus potenciais de aquecimento global e acidificação do oceano pelo CO2. Em geral, a troca gasosa entre os sistemas de produção e a atmosfera ocorre por emissão de bolhas provenientes do sedimento e por difusão (emissão e absorção na interface água-ar) (Matvienko et al., 2000). Assim, como parte da análise da sustentabilidade da produção do lambari-da-mata-atlântica (Deuterodon iguape) na Piscicultura do Guanhanhã, o presente estudo teve como objetivo quantificar os gases de efeito estufa (CO2 e CH4) durante a fase de reprodução.

Revisão Bibliográfica

O lambari-da-mata-atlântica (Deuterodon iguape) tem ampla potencialidade na piscicultura em áreas rurais da Baixada Santista. Atualmente, é comercializado em pequena escala por piscicultores da região em mercados diversificados, como o de petiscos e iscas vivas (Silva et al., 2011). O cultivo desses peixes na região da Mata Atlântica teve início com a captura de alevinos nos riachos locais para engorda em viveiros, mas a quantidade obtida não foi suficiente para o sustento da produção comercial (Lopes et al., 2013). A Piscicultura do Guanhanhã ‒ Piscigranja Municipal de Peruíbe, mantem umestoque de reprodutores desses lambaris em viveiros; a reprodução é feita em tanques de 1.000 L por meio de indução hormonal com extrato hipofisário e o cultivo das larvas ocorre em incubadoras de 200 L. A troca de gases desse sistema de produção com a atmosfera pode ocorrer nos viveiros, nos tanques e nas incubadoras. No entanto, devido à fragilidade das larvas, a troca gasosa foi avaliada somente nos viveiros e nos tanques, considerando então as estruturas utilizadas na fase de reprodução dos lambaris.

Materiais e Métodos

O trabalho foi realizado na Piscicultura do Guanhanhã ‒ Piscicultura Municipal de Peruíbe (24º11’1.18”S; 47°0’21.07”W), localizada dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, núcleo Itariru. O manejo usado na reprodução dos lambaris segue o protocolo reportado por Lopes et al. (2013). A coleta de gases foi feita em dois viveiros de fundo de terra utilizados para estoque de matrizes e em três tanques de polietileno de 1.000 L usados durante o manejo da reprodução induzida. Nos viveiros, foram coletadas amostras das bolhas provenientes do sedimento e da troca na interface água-ar. Nos tanques, foram coletadas apenas amostras da troca na interface água-ar. Para capturar as bolhas, funis suspensos por flutuadores foram instalados na superfície dos viveiros. O diâmetro da boca do funil possui 0,7m, com um ângulo de 60º, terminando em diâmetro de 20 mm. Na extremidade do funil foi conectado um recipiente graduado (600 mL), que coletou as bolhas liberadas num período de 24 horas. Para analisar a difusão na interface água-ar, utilizou-se o método do equilíbrio, no qual porções confinadas de ar são permitidas a parcialmente se equilibrar com o gás dissolvido na água durante períodos de 1, 2 e 4 minutos, usando câmaras de difusão (Matvienko et al., 2000). Todas as amostras coletadas foram acondicionadas em ampolas gasosas e, em seguida, levadas para o Laboratório de Aquicultura Sustentável – FINEP, da UNESP, onde foram analisadas por cromatografia gasosa (GC-2014 – Shimadzu). A carga dos gases do efeito estufa foi determinada de acordo com Valenti et al. (2011) por meio da seguinte equação: Carga dos gases do efeito estufa = Σ CO2 liberados e absorvidos (kg CO2eq) Na qual a massa dos gases foi calculada em equivalentes de CO2 de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, 2006). Do mesmo modo, o Indicador de Potencial de Aquecimento Global (PAG) foi determinado de acordo com Valenti et al. (2011) por meio da seguinte equação, na qual o denominador considera uma produção estimada de 96 milheiros por ciclo: PAG = Carga dos gases do efeito estufa/ produção por ciclo (milheiro)

Resultados e Discussão

(Tabela 1). A taxa de emissão de CO2 e CH4 por meio da liberação de bolhas foi, respectivamente, 0,4 e 0,3 mg/m²/dia. Em contrapartida, a taxa de absorção de CO2 e CH4 na interface água-ar foi, respectivamente, 978 e 1 mg/m²/dia nos tanques e 1.995 e 22,4 mg/m²/dia nos viveiros. Estes dados, quando transformados em equivalentes de CO2, mostram uma absorção de 17,97 g de CO2eq por milheiro de larvas produzido. Isto mostra o potencial do sistema estudado para absorver gases do efeito estufa. Alguns estudos têm documentado a troca gasosa entre os sistemas de produção e a atmosfera. Em berçários de camarão-da-amazônia (Macrobrachium amazonicum), a carga dos gases do efeito estufa varia de -1,82 a 0,95 g de CO2eq por milheiro produzido em diferentes sistemas de produção, como tanques internos, tanques-rede, viveiros cobertos com plástico e viveiros de fundo natural (Proença, 2012). Em sistemas de policultivo de tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus) e camarão-da-amazônia, com e sem adição de substratos, a carga dos gases do efeito estufa varia de -241 a 117 kg de CO2eq por tonelada de biomassa produzida (Proença, 2013). Estudos em diversos sistemas de produção são importantes para caracterizar as externalidades da produção. Assim, quando estas são positivas, como no caso da absorção de gases do efeito estufa, os produtores podem ser remunerados por isso.

Conclusões

O sistema de produção do lambari-da-mata-atlântica na Piscicultura do Guanhanhã, em geral, absorve gases do efeito estufa na fase de reprodução e apresenta mais eficiência que camarão-da amazônia em berçários.  Esse processo de absorção gera externalidades positivas. Deste modo, os produtores estão prestando serviços ao ambiente e podem ser remunerados por isso.

Gráficos e Tabelas




Referências

IPCC - Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories. 2006. Prepared by the National Greenhouse Gas Inventories Programme. Institute for Global Environmental Strategies, Kanagawa. Lopes, M. C., Silva, N. J. R., Casarini, L. M., Gonçalves, F. H. A. S. B. Henriques, M. B. 2013. Desova induzida do lambari (Deuterodon iguape) com extrato hipofisário de carpa. Tropical Journal of Fisheries and Aquatic Sciences, 13: 9-13. Matvienko, B.; Sikar, E.; Pinguelli Rosa, L.; Santos, M. A.; Filippo, R.; Cimbleris, A. C. P. 2000. Gas release from a reservoir in the filling stage. Verhandlungen Internationale Vereinigung für theoretische und angewandte Limnologie, 27: 1415-1419. Proença, D.C. 2012. Sustentabilidade ambiental do cultivo do camarão-da-amazônia em berçários. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Proença, D.C., 2013. Aplicação de indicadores e índices para avaliar a sustentabilidade ambiental em um sistema de aquicultura integrado e multitrófico, com diferentes substratos. Universidade Estadual Paulista - UNESP. Silva, N. J. R., Lopes, M. C., Gonçalves, F. H. A. S., Gonsales, G. Z., Henriques, M. B. 2011. Avaliação do potencial do mercado consumidor de lambari da baixada santista. Informações Econômicas, 41: 5-17. Valenti, W. C. 2008. A aqüicultura brasileira é sustentável? Aqüicultura & Pesca 34: 36-44. Valenti, W. C., Kimpara, J. M., Preto, B. L. 2011. Measuring aquaculture sustainability. World Aquaculture, 42: 26-30. Valenti, W. C. 2012. Avanços e Desafios Tecnológicos para a Sustentabilidade da Carcinicultura. In: Anais da 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia “A produção animal no mundo em transformação”. Brasília, Distrito Federal, 15 p.





©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?