Ações estratégicas para o fortalecimento da apicultura e meliponicultura no município de São João Del Rei-Minas Gerais

Florência Palharine da Silva1, Suelaine Daniele da Silva2, Juliana Rodrigues Alves3, Carla Regina Guimarães Brighenti4, Deodoro Magno Brighenti5
1 - Universidade Federal de São João del Rei
2 - Universidade Federal de São João del Rei
3 - Universidade Federal de São João del Rei
4 - Universidade Federal de São João del Rei
5 - Universidade Federal de São João del Rei

RESUMO -

O objetivo desse trabalho é incentivar a atividade apícola, a qual está crescendo significativamente e possui um alto potencial de geração de trabalho e renda de forma sustentável. Tal atividade proporciona aos apicultores a facilidade em obter produtos e informações sobre a mesma, por meio da assistência oferecida pela Associação de Apicultores de São João Del Rei- Apis Del Rei.
A prática apícola vem funcionando como importante mecanismo de promoção econômico-social de amplos segmentos da população de baixa renda, que contemplam a maior parcela entre os trabalhadores desta atividade. Além da melhoria da qualidade de vida destas pessoas, a apicultura contribui fortemente para disseminar a consciência ambiental por trazer em sua realização um cunho de trabalho sustentável. Desde modo, foram realizadas visitas às escolas e comunidades quilombolas da região, com o intuito de mostrar a importância da apicultura nos contextos econômico e ambiental, já que a disponibilidade de matéria-prima depende da vitalidade floral dos territórios onde a atividade em questão, é praticada.

Palavras-chave: Ambiente, Apicultura, Associativismo, Extensão, Sustentabilidade.

Strategic actions for the strengthening of beekeeping and meliponicultura in the municipality of São João Del Rei-Minas Gerais

ABSTRACT - The objective of this work is to encourage the beekeeping activity, which is growing significantly and has a high potential for generating work and income in a sustainable way. This activity provides beekeepers with the facility to obtain products and information about them, through the assistance offered by the Beekeepers Association of São João Del Reis Apis Del Rei. The apicultural practice is contributing as an important mechanism for the economic and social promotion of large segments of the low-income population, which make up the largest share among the workers in this activity.In addition to improving the quality of life, beekeeping contributes strongly to disseminate environmental awareness,therefore, visits were made to schools and quilombola communities in the region, showing the importance of beekeeping in the economic and environmental context, since the availability of raw material depends on the floral vitality of the territories where it is practiced.
Keywords: Associativism, beekeeping, environment, extension, sustainability.


Introdução

           A criação de abelhas, ou apicultura, é uma atividade que pode ser muito lucrativa, pois, exige um baixo investimento inicial, quando comparada a outras atividades agropecuárias mais populares.

            No atual cenário econômico, a apicultura se apresenta como uma alternativa de diversificação (BRASIL et. al., 2010), capaz de gerar renda às propriedades rurais, quando praticada paralelamente a outras atividades.

            A agricultura brasileira tem crescido significativamente em produtividade e qualidade técnica nas ultimas décadas, situando o Brasil como um dos polos produtores mundiais de alimentos. O setor produtivo do mel, por exemplo, tem procurado se qualificar cada vez mais, buscando o acesso a novos e exigentes mercados internacionais. Sendo que, em termos de volume, em 2014 houve um aumento de 56,46% se comparado a 2013, fechando o ano de 2014 com 25.317.253 Kg exportados (ABEMEL 15/06/2015).

            Uma possibilidade de fortalecimento para a atividade apícola é o incentivo ao associativismo, pois se trata de um conjunto de ações realizadas por pessoas mobilizadas, a partir de um projeto, que busca superar dificuldades em função de um interesse comum, e ainda, conseguir melhores condições de vida, cujo resultado esperado é a possibilidade de continuidade do grupo (Albuquerque, 2003).

            O acompanhamento da apicultura na região de São João Del Rei, é de extrema importância, uma vez que foi o que possibilitou o desenvolvimento da atividade nas comunidades quilombolas e a conscientização da apicultura e meliponicultura para alunos da rede municipal.



Revisão Bibliográfica

A apicultura é uma importante ferramenta para a agricultura familiar ecológica, com destaque para a ação polinizadora das abelhas melíferas (Apis mellifera) que aumentam a produtividade de pomares e lavouras.  Além disso, podem contribuir para o aumento da produção, e serem ainda, excelentes indicadores da qualidade ambiental, sustentabilidade ecológica e econômica, por meio de sua presença na propriedade rural e do estado de sanidade de suas colônias. Segundo Guimarães (1989), pela sua natureza a apicultura é uma atividade conservadora das espécies, ou seja, não é destrutiva como a maioria das atividades rurais, e é uma das poucas atividades agropecuárias que preenche todos os requisitos do tripé da sustentabilidade: o econômico, porque gera renda para os apicultores; o social, porque utiliza a mão de obra familiar no campo, diminuindo assim o êxodo rural; e o ecológico, porque não se desmata para criar abelhas. Outra vantagem da apicultura é também, a de representar uma atividade de renda extra, por meio da venda do mel, ou ainda, pela comercialização dos enxames para os interessados em iniciar ou aumentar uma criação.  Segundo Van Tol Filho (1963), a apicultura é um empreendimento desenvolvido a partir de baixos investimentos e baixos custos operacionais. Esta atividade permite ainda o consórcio com qualquer outra atividade agropecuária, pois não concorre com nenhum animal no pastejo, uma vez as abelhas não consomem a forragem, o que mostra mais uma vantagem: a não necessidade de uma formação de pastagens. Além disso, favorece o aumento da produtividade das colheitas, por meio da polinização em massa, com a vegetação e clima da região; os produtos gerados são naturais e de alto valor de mercado e com apiários localizados em vegetação nativa, e em condições adequadas, há a possibilidade de produzir mel orgânico, que geralmente atinge preços elevadíssimos no mercado internacional. Cunha (2006) destaca, porém, que o apicultor entende muito de manejo de colméias e sabe produzir mel com facilidade, mas apresenta dificuldades na sua comercialização, pois, na maioria das vezes, este trabalhador é um homem simples, do campo, que não está familiarizado com o comércio. Devido a isto, para a melhoria da comercialização, os apicultores devem aproveitar melhor as oportunidades oferecidas pelo mercado, e buscar alternativas de comercialização, até mesmo como forma de garantir certa proteção contra as mudanças repentinas no mercado externo.

Materiais e Métodos

Para a realização do projeto foram realizadas reuniões mensais com os associados da Associação dos apicultores de São João Del Rei (Apis Del Rei), nas quais foram discutidos temas atuais sobre a atividade. Cada aluno envolvido no trabalho disponibilizou vinte horas semanais para o atendimento aos associados no Núcleo de Apoio ao Apicultor (NAAPI), local onde eram realizadas compras de produtos voltados para a atividade, a um preço diferenciado para os associados e troca de cera bruta em cera alveolada, a qual era processada de forma artesanal, facilitando o processo de troca. Desta forma, buscou-se a expansão do conhecimento da apicultura e meliponicultura, por meio da literatura e da realização das visitas técnicas nas Escolas do Município, comunidades quilombolas, e ainda, a implantação de um meliponário na Universidade Federal de São João Del Rei, campus CTAN.  

Resultados e Discussão

Com a finalidade de prestar apoio aos apicultores associados, foram realizadas reuniões mensais com estes, no Núcleo de Apoio ao Apicultor (NAAPI), situado no Centro de Referência ao Trabalhador (CRT). No decorrer dos encontros foram disponibilizados aos presentes, informativos mensais, com notícias atuais, informações de mercado e eventos voltados para a apicultura. Os apicultores que se mostraram interessados em associar-se deviam preencher uma ficha de cadastro a partir da qual era elaborada uma carteirinha para cada associado. A cera é um produto essencial para a execução da atividade, e com o intuito de facilitar a troca da cera bruta pela alveolada, foi desenvolvido ainda um equipamento para o processamento e beneficiamento da mesma, foram entregues pelos associados um total de 269 Kg de cera bruta e de cera alveolada a base de 20%. Com a execução de um projeto de extensão no ano de 2014 foi adquirido uma máquina de envase de mel em sachê, a qual foi instalada no NAAPI, com o objetivo de agregar valor ao produto e possibilitar aos associados participarem da chamada pública para participação da merenda escolar. Para utilizar das vantagens do envase, tem-se uma taxa de utilização de 30% do mel entregue pelos associados que fica para o NAAPI, para aquisição de mangueiras e manutenção da seladora. No decorrer do ano de 2015 foram envazados um total de 150, 411 Kg de mel. As abelhas desempenham um importante papel na polinização de inúmeras plantas, motivo que explica as preocupações atuais com o desaparecimento destes insetos. Diante deste fato, visou-se a importância de conscientizar as pessoas da preservação destes insetos, motivo pelo qual foram realizadas as visitas às escolas de ensino fundamental (Escola Municipal Maria Teresa), na qual os alunos puderam ter conhecimento da atividade com o auxílio de vídeos infantis, palestras educativas e contato com os equipamentos utilizados para o trabalho com as abelhas. Ainda no contexto da preservação, foi implantado na Universidade Federal de São João Del Rei campus CTAN um meliponário, que tem o intuito de aproximar as crianças das abelhas. Tendo em vista o desaparecimento das abelhas e a necessidade de crescimento econômico de regiões menos favorecidas, foi possível levar a apicultura para locais de preservação e maior carência econômica. Assim foram realizadas assistências zootécnicas para as comunidades quilombolas, Jaguara e Palmital, localizadas em Nazareno, próximo a São João Del Rei-Minas Gerais. Durante as visitas de assistência técnica, foram ministrados cursos de apicultura e dado o início da implantação de um apiário no local. Atualmente, dois integrantes da comunidade do Jaguara praticam a atividade e são associados da ApisDelRei, participando das reuniões mensais.

Conclusões

Com o desenvolvimento do trabalho foi possível levar o conhecimento teórico e prático da apicultura tanto para as crianças, por meio das visitas às escolas como para os adultos, especialmente no que tange a atividade enquanto uma fonte extra de renda. Para exercer a atividade não é necessário um gasto relevante e ela pode ser praticada por diversas pessoas, além de não precisar ser a atividade principal, podendo ser executada em momentos de folga do produtor, e apresentar ainda uma preocupação com o contexto ambiental. Dessa forma foi possível tornar mais rica e significativa a aprendizagem, por meio da convivência com todos os envolvidos no trabalho, que possibilitou a troca de conhecimentos, e trouxe ainda, a possibilidade de integração do homem do campo com a universidade.  


Referências

ALBUQUERQUE, P. F. Associativismo. In: CATTANI, A. D.(Org.). A outra economia. Porto Alegre: Veraz  Editores, 2003.   ASSOCIAÇÃOBRASILEIRADEEXPORTADORESDEMELABEMEL.CâmarasetorialdomelMAPA16/06/2015.Disponível:<http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/camaras_setoriais/mel_e_produtos_apicolas/36ro/ica_36ro.pdf>>. Acesso em: 17 ago. 2016.   BRASIL, C. E. A.; SOUZA, M. P.; MULLER, C. A. S. Apicultura: uma Comparação na Produção entre Apicultores de Porto Velho/RO e Aiuaba/CE. VIII Congresso Latino Americano de Sociologia Rural. Porto de Galinhas, 2010.   CARDOSO I. R. Apicultura como estratégia de sobrevivência de unidades da agricultura familiar. Mestrando em Ciências Agrárias, Desenvolvimento Rural na Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia. 1999.   CUNHA, J. G. C. Panorama da apicultura nacional e associativismo apícola. Porto Alegre: [s.n.], 2006.   FREEMAN, J. BackYard Queens: A Guide to Small Scale Queen Rearing. Hamburg, 2012.   GUIMARAES, N. P. Apicultura, a ciência da longa vida. Ed. Itatiaia Ltda. Belo Horizonte, 1989. SANTOS, Rosiane de Paula; BRIGHENTI, Carla Regina Guimarães. Importância do gerenciamento da Produção nas Associações Apícolas. In: 5 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Anais..., 2011, Porto Alegre. 5 CBEU, 2011.   VAN TOL FILHO. Criação nacional de abelhas. Melhoramentos: São Paulo, 1963.





©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Log in with your credentials

Forgot your details?