Parâmetros e tendências genéticas para escores visuais e associações com características de carcaça mensuradas in vivo em bovinos de corte

Ricardo Zambarda Vaz1, Daniel Duarte da Silveira2, Lucas De Vargas3, Rodrigo Junqueira Pereira4, Raysildo Barbosa Lôbo5, Fabio Ricardo Pablos de Souza6, Viviane Garcia Dias da Conceição7, Arione Augusti Boligon8
1 - Universidade Federal de Pelotas
2 - Universidade Federal de Pelotas
3 - Universidade Federal de Pelotas
4 - Universidade Federal de Mato Grosso
5 - Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores
6 - Universidade Federal de Pelotas
7 - Universidade Federal de Pelotas
8 - Universidade Federal de Pelotas

RESUMO -

Este trabalho objetivou estimar parâmetros e tendências genéticas para os escores visuais de estrutura (ES), precocidade (PS) e musculosidade (MS), bem como suas associações com a área de olho de lombo (AOL), a espessura de gordura subcutânea (EG) e a espessura de gordura subcutânea na garupa (EGP8). As correlações genéticas entre AOL com ES, PS e MS foram positivas e de moderada magnitude. A EG e EGP8 mostraram associação moderada com a PS e MS. Os escores visuais apresentaram, entre si, associações variando de 0,56±0,01 a 0,98±0,01. As tendências genéticas obtidas indicam que houve mudanças favoráveis para os escores visuais, possivelmente devido à frequente utilização da avaliação visual como critério auxiliar na decisão de seleção entre reprodutores similares de acordo com o índice adotado.

Palavras-chave: composição corporal; inferência bayesiana; Nelore; qualidade de carcaça

Genetic parameters and trends for visual scores and associations with carcass traits measured in vivo in beef cattle

ABSTRACT - In this study were estimated genetic parameters and trends for body structure (BS), finishing precocity (FS) and muscling (MS) visual scores, as well as their associations with the loin muscle area (LMA), back fat thickness (BF) and rump fat thickness (RF). Genetic correlations between LMA with BS, FS and MS were positive and of moderate magnitude. The RF and BF showed moderate association with FS and MS. The visual scores presented, among themselves, associations ranging from 0.56±0.01 to 0.98±0.01. The genetic trends obtained indicate that there were favorable changes in the visual scores, possibly due to the frequent use of visual evaluation as an auxiliary criterion in the selection decision among similar sires according to the adopted index.
Keywords: bayesian inference; body composition; carcass quality; Nelore cattle


Introdução

A pecuária de corte tem como principal objetivo a obtenção de carcaças e carnes de qualidade, ou seja, a incorporação de valor comercial ao seu produto final. Na perspectiva nacional, em relação ao gado zebuíno, Yokoo et al. (2010) ressaltam que há consenso sobre a necessidade de melhoramento da qualidade da carcaça destes animais. Além disso, grande atenção é dispensada também à obtenção de biótipos adaptados às condições de criação. Neste sentido, os programas de melhoramento têm avaliado atualmente características como área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EG), espessura de gordura subcutânea na garupa (EGP8), escore de estrutura corporal (ES), escore de precocidade de terminação (PS) e escore de musculosidade (MS).

Para o aperfeiçoamento das rotinas de seleção empregadas na pecuária de corte é essencial que parâmetros e tendências genéticas para as diferentes características de importância econômica sejam frequentemente estudados. Além disso, as estimativas de tendências genéticas são ferramentas importantes e largamente utilizadas, pois a significância e o sentido das mudanças podem fornecer subsídios para o aperfeiçoamento dos índices de seleção empregados. Desta forma, o presente trabalho teve por objetivo o estudo de parâmetros e tendências genéticas para ES, PS e MS e suas associações com AOL, EG e EGP8.



Revisão Bibliográfica

Uma das alternativas empregadas na inferência sobre a qualidade da carcaça é a obtenção de medidas in vivo tomadas por ultrassonografia em tempo real (Bonin et al., 2015). Mensurações da AOL, EG e EGP8, por exemplo, têm sido relacionadas à musculosidade, ao rendimento de carcaça e ao rendimento dos cortes de alto valor comercial (Luchiari Filho, 2000). Além disso, estudos recentes com animais da raça Nelore mostram estimativas de herdabilidade que evidenciam a variabilidade genética existente nestes rebanhos e apoiam a inclusão destas características em índices de seleção que visem à qualidade de carcaça como objetivo, principalmente nas situações onde os criadores estejam inseridos em mercados que sigam este critério de remuneração (Yokoo et al., 2010; Gordo et al., 2012; Zuin et al., 2012; Bonin et al., 2015; Ceacero et al., 2016). No entanto, grande parcela dos programas de avaliação genética brasileiros, têm tido maior foco em características reprodutivas e de crescimento compondo a quase totalidade de seus índices de seleção, enquanto que características de carcaça são pouco utilizadas. Isto expõe o fato de que a seleção para características de carcaça e qualidade de carne ainda tem sido pouco explorada em zebuínos. Por outro lado, em relação às características morfológicas, o Brasil é um dos países que mais tem empregado esforços na sua inclusão nos programas de melhoramento (Duitama et al., 2015). Em relação à atribuição dos escores visuais, na avaliação da estrutura corporal prediz-se visualmente a área que o animal abrange visto de lado, olhando-se basicamente para o comprimento corporal e profundidade de costelas; no quesito precocidade é realizada a avaliação com base na deposição de gordura subcutânea, buscando animais de melhores proporções de profundidade de costelas em relação à altura de membros; e na apreciação da musculosidade é avaliada a convexidade e a distribuição das massas musculares, dando ênfase ao posterior e à linha dorso-lombar, regiões onde estão situados os cortes nobres (Brasil com Z® - Zootecnia Tropical, 2015). Cabe ressaltar que, além de apresentar vantagens práticas relacionadas ao manejo e ao custo da mensuração (Boligon e Albuquerque, 2010), a inclusão de características avaliadas por escores visuais na seleção de bovinos de corte poderia proporcionar resultados satisfatórios na obtenção de biótipos desejáveis e mais adaptados às condições de criação.

Materiais e Métodos

Foram utilizadas mensurações da base de dados da Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP), referentes a aproximadamente 12.500 animais da raça Nelore nascidos entre os anos 2002 e 2014, sendo estudadas medidas de carcaça in vivo obtidas ao sobreano: área de olho de lombo (AOL) em cm²; espessura de gordura subcutânea (EG) em mm – obtida entre a 12ª e a 13ª costelas; espessura de gordura subcutânea na garupa (EGP8) em mm; e escores visuais de estrutura corporal (ES), precocidade de terminação (PS) e musculosidade (MS), atribuídos a cada animal ao sobreano em relação ao grupo de contemporâneos (GC) ao qual pertenciam, em escala categórica de 1 (pior expressão da característica) a 6 (melhor expressão da característica), seguindo o Sistema de Avaliação Morfológica – ANCP-SAM. Em todas as análises, foram mantidos grupos de contemporâneos (GC) com no mínimo quatro observações e mensurações que excediam 3,5 desvios-padrão acima ou abaixo da média do GC foram eliminadas. Também foram excluídos GC sem variabilidade para ES, PS e MS. O arquivo de genealogia utilizado para montar a matriz de parentesco continha identificação do animal, pai e mãe, totalizando 61.804 animais. Os modelos utilizados incluíram efeitos sistemáticos e aleatórios e os parâmetros genéticos foram obtidos através de análises multicaracterísticas pelo método bayesiano, utilizando um amostrador de Gibbs, com o auxílio do programa THRGIBBSF90 (Misztal et al., 2002). As análises consistiram de cadeias com 800.000 ciclos, sendo descartados os primeiros 200.000 ciclos, com as amostras sendo retiradas a cada 20 iterações. A convergência das análises foi monitorada mediante inspeções gráficas. As mudanças genéticas para ES, PS e MS foram estimadas por regressão linear utilizando as médias aritméticas dos valores genéticos preditos para animais com medidas fenotípicas de acordo com o ano de nascimento. O teste “t” foi utilizado para testar a hipótese de que o coeficiente de regressão é igual a zero.

Resultados e Discussão

As distribuições de frequência dos escores visuais (Figura 1) mostram que, nos rebanhos estudados, a maioria dos animais apresenta escores medianos (3 para MS e 4 para ES e PS) e que os melhores avaliados (escore 6) são mais que o dobro da proporção dos animais piores avaliados (escore 1).

As herdabilidades diretas médias estimadas para AOL, EG e EGP8 (0,39±0,03, 0,30±0,02 e 0,36±0,03, respectivamente) e ES, PS e MS (0,39±0,03, 0,47±0,03 e 0,41±0,03, respectivamente) foram de moderada magnitude, indicando que as características estudadas devem responder à seleção individual.

As associações genéticas entre AOL com ES, PS e MS (Tabela 1), indicam que a seleção de touros com melhor avaliação para qualquer um dos escores deve proporcionar, em longo prazo, respostas correlacionadas favoráveis em relação à AOL nos rebanhos estudados, por outro lado, a seleção para ES pode não promover alterações significativas na EG e EGP8. Resultados semelhantes têm sido relatados para a raça Nelore (Yokoo et al., 2009; Gordo et al., 2012; Bonin et al., 2015).

As correlações estimadas entre EG e EGP8 com PS e MS no presente estudo (Tabela 1) ficaram próximas às relatadas por Yokoo et al. (2009), indicando que a seleção para PS e MS pode auxiliar na obtenção de animais geneticamente superiores para EG e EGP8.

A seleção para qualquer um dos escores deve proporcionar alterações importantes nos demais (Tabela 1). Além disso, a associação entre PS e MS (0,98) indica que podem ser considerados como uma única característica, sendo conveniente reavaliar a manutenção de ambos, simultaneamente, em índices de seleção. De modo geral, os escores visuais atribuídos a bovinos de corte seguindo diferentes metodologias desenvolvidas no Brasil apresentam elevada associação entre si (Koury Filho et al., 2010; Gordo et al., 2012; Bonin et al., 2015; Duitama et al., 2015).

Os escores visuais apresentaram mudanças positivas e significativas (0,029, 0,039 e 0,050 unidades para ES, PS e MS, respectivamente), possivelmente devido à frequente utilização da avaliação visual como critério auxiliar na decisão de seleção entre reprodutores similares de acordo com o índice adotado. Tendências genéticas semelhantes às obtidas neste estudo foram relatadas por Bonin et al. (2015) para os escores visuais de conformação, precocidade e musculatura.

De maneira geral, embora as características de carcaça e os escores visuais sejam utilizados para inferir sobre atributos semelhantes em relação à composição corporal dos animais, as associações entre estes grupos de características indicam a existência de diferenças importantes do ponto de vista genético. Neste sentido, alguns autores sugerem que a seleção direta baseada em características mensuradas por ultrassonografia em tempo real pode ser mais vantajosa (Gordo et al., 2012; Bonin et al., 2015). No entanto, é plausível que as vantagens práticas e os custos de mensuração referentes aos escores visuais possam tornar esta abordagem mais atraente aos produtores.



Conclusões

As características de carcaça e composição morfológica possuem variabilidade genética e devem responder à seleção direta nos rebanhos da raça Nelore estudados.

A utilização de reprodutores da raça Nelore melhores avaliados geneticamente para os escores de precocidade e musculosidade ao sobreano deve produzir alterações favoráveis nas características de carcaça mensuradas por ultrassonografia em tempo real.

Os critérios de seleção aplicados aos rebanhos estudados têm proporcionado ganho genético favorável em relação aos escores visuais dos animais, ainda que estas características não estejam sendo incluídas nos índices de seleção propostos.



Gráficos e Tabelas




Referências

BOLIGON, A. A.; ALBUQUERQUE, L. G. Correlações genéticas entre escores visuais e características reprodutivas em bovinos Nelore usando inferência bayesiana. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.45, n.12, p.1412-1418, 2010. BONIN, M. N.; FERRAZ, J. B. S.; PEDROSA, V. B.; SILVA, S. L.; GOMES, R. C.; CUCCO, D. C.; SANTANA, M. H. A.; CAMPOS, J. H. A.; BARBOSA, V. N.; CASTRO, F. S. F.; NOVAIS, F. J.; OLIVEIRA, E. C. M. Visual body-scores selection and its influence on body size and ultrasound carcass traits in Nellore cattle. Journal of Animal Science, v.93, 2015. Brasil com Z® - Zootecnia Tropical. Integração entre avaliações visuais e de ultrassonografia em programas de melhoramento genético de zebuínos. 2015. Disponível em: <http://www.brasilcomz.com/enviados/20157313273.pdf>. Acesso em: 14/03/2016. CEACERO, T. M.; MERCADANTE, M. E. Z.; CYRILLO, J. N. S. G.; CANESIN, R. C.; BONILHA, S. F. M.; ALBUQUERQUE, L. G. Phenotypic and genetic correlations of feed efficiency traits with growth and carcass traits in Nellore cattle selected for postweaning weight. Plos One, v.11, n.8, p.1-11, 2016. DUITAMA, L. O.; FONSECA, R.; BERTIPAGLIA, T.; MACHADO, C. H.; SOARES FILHO, C. V. Estimação de parâmetros genéticos para escores visuais e características de desenvolvimento ponderal na raça Nelore. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v.67, n.4, p.1111-1118, 2015. GORDO, D. G. M.; BALDI, F.; LÔBO, R. B.; KOURY FILHO, W.; SAINZ, R. D.; ALBUQUERQUE, L. G. Genetic association between body composition measured by ultrasound and visual scores in Brazilian Nelore cattle. Journal of Animal Science, v.90, p.4223-4229, 2012. KOURY FILHO, W.; ALBUQUERQUE, L. G.; FORNI, S.; SILVA, J. A. V.; YOKOO, M. J. I.; ALENCAR, M. M. Estimativas de parâmetros genéticos para os escores visuais e suas associações com peso corporal em bovinos de corte. Revista Brasileira de Zootecnia, v.39, n.5, p.1015-1022, 2010. LUCHIARI FILHO, A. Pecuária da carne bovina, São Paulo. 2000. 134p. MISZTAL, I. BLUPF90 Program. 2002. Disponível em: <http://nce.ads.uga.edu/html/projects/programs/>. Acesso em: 14/03/2016. YOKOO, M. J.-I.; LÔBO, R. B.; ARAÚJO, F. R. C.; BEZERRA, L. A. F.; SAINZ, R. D.; ALBUQUERQUE, L. G. Genetic associations between carcass traits measured by real-time ultrasound and scrotal circumference and growth traits in Nelore cattle. Journal of Animal Science, v.88, p.52-58, 2010. YOKOO, M. J.-I.; WERNECK, J. N.; PEREIRA, M. C.; ALBUQUERQUE, L. G.; KOURY FILHO, W.; SAINZ, R. D.; LOBO, R. B.; ARAUJO, F. R. C. Correlações genéticas entre escores visuais e características de carcaça medidas por ultrassom em bovinos de corte. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.44, n.2, p.197-202, 2009. ZUIN, R. G.; BUZANSKAS, M. E.; CAETANO, S. L.; VENTURINI, G. C.; GUIDOLIN, D. G. F.; GROSSI, D. A.; CHUD, T. C. S.; PAZ, C. C. P.; LÔBO, R. B.; MUNARI, D. P. Genetic analysis on growth and carcass traits in Nelore cattle. Meat Science, v.91, p.352-357, 2012.





©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Log in with your credentials

Forgot your details?