Pensando em garantir o bom desenvolvimento das bezerras e assegurar os melhores índices de produção destes animais no futuro, foi criada a startup Systech Feeder. O produto principal da empresa é um alimentador de bezerras que, além de oferecer a comida, mede com precisão o quanto os animais comeram de concentrado. Entre os criadores do projeto está o zootecnista Gustavo Salvati. A startup é mantida por ele é pelo seu sócio, Nilson Nunes. As informações são do programa Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Nilson Nunes (esq.) e zootecnista Gustavo Salvati (dir), criadores da Systech Feeder (Foto: Fabiano Candido)

De acordo com os desenvolvedores, a tecnologia é conectada à nuvem e envia informações em tempo real sobre a alimentação dos bichos para o smartphone do produtor de leite.

“Com os dados, é possível descobrir se a bezerra está comendo menos do que deve, por exemplo. Se esse for o caso, o produtor pode encaminhá-la para o veterinário examinar”, explicou Nunes.

A tecnologia, segundo Salvati, foi criada para ajudar pequenos produtores de leite que têm mais de 50 cabeças de bezerras.

“Acima dessa quantidade de animais, gerenciar o rebanho fica impossível. O criador não consegue dar atenção aos bichos. Eles crescem cheios de problemas por causa da má alimentação e, na idade adulta, produzem pouco leite. Menos de 10 de litros por dia, quando o ideal é perto de 50”.

Além dos alertas enviados aos smartphones, as alimentadoras são equipadas com uma luz de que tem também tem a função de aviso.

“Se ela fica vermelha, significa que a bezerra comeu mal; verde, que a alimentação foi dentro do padrão”.

RECONHECIMENTO

Em fevereiro do ano que vem, os empreendedores estão com passagem marcada para a Europa. Eles vão levar o alimentador para fazer parte de uma fazenda inteligente que a Neovia, multinacional de nutrição e saúde animal, monta em Saint-Nolff, na região da Bretanha Francesa.

Com o crescimento rápido, a startup também trabalha no seu segundo produto: uma balança de precisão que permite ao produtor de leite acompanhar o crescimento do bezerro. A estrutura é equipada com o alimentador inteligente e diversos sensores que medem, a cada alimentação, o peso e a altura da bezerra.

“Esses dados são enviados automaticamente para os computadores e smartphones do negócio. O produtor pode ver, em tempo real, como está a nutrição do rebanho e se ele está dentro da normalidade”, diz Salvati. “E, com isso, aposentar as fitas métricas e balanças manuais, que sempre têm alguma imprecisão”, diz.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?