Começou a tramitar no Senado Federal o Projeto de Lei 1428/2021, de autoria do senador Zequinha Marinho (PSC-PA), que prevê a adequação da Lei 5.550/1968, que regulamenta o exercício da Zootecnia no Brasil. A proposta foi articulada pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), a partir de decisão coletiva tomada no último Fórum Nacional de Entidades de Zootecnistas.
A proposta tem como objetivo corrigir uma anomalia na legislação vigente, sem prejudicar o direito de outras categorias profissionais a exercerem determinadas atividades relacionadas à criação de animais. Em resumo, o PL propõe a adequação da alínea “c” do art. 2º da Lei no 5.550/68, de forma a demandar complementação de formação específica em Zootecnia para agrônomos e veterinários tornarem-se aptos a exercerem as competências similares aquelas da profissão de Zootecnista.
Para o senador, tal modificação é necessária frente ao fato de que as matrizes de componentes curriculares previstas nas diretrizes curriculares das duas profissões são insuficientes para o exercício das habilidades e competências adquiridas pelo profissional zootecnista em seu processo de formação.
“Não queremos impedir ou proibir o Médico Veterinário ou Agrônomo ou qualquer outra categoria profissional que atua com o agronegócio de atuar na criação e ou produção de animais, mas sim de garantir à adequada prestação de serviços à sociedade por profissionais qualificados, isto é, que tenha a devida correspondência de formação e competência equivalente aos Zootecnistas”, detalha Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da ABZ.
O projeto oferece também nova redação ao art. 3º, cujo caput passará a enumerar atribuições dos zootecnistas, ainda que também possam ser exercidas por outros profissionais de ciências agrárias.
“Ademais, não é legítimo e benéfico ou justo para a sociedade e o Brasil como grande produtor mundial de proteína animal que profissionais com formação insuficiente desempenhem satisfatoriamente às exigências de um segmento econômico crescente de forma adequada, o que poderá trazer sérios prejuízos econômicos ao produtor e ao país”, diz um trecho da justificativa do projeto.
Voto sim!
Sim
Sim
Sim
sim
sim
Voto sim!!
Sim
Sim
Sim…
SIM
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Sou a favor de deixar claras atribuições específicas do Zootecnista. Por isso existe essa formação. Deixar brechas para outros profissionais fazerem o que é atribuição do Zootecnista só limitará este no seu perfil profissional frente a concursos públicos.
Apoio.
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Voto
SIM
Sim, concordo com a alteração na lei
Sim
Voto sim pela alteração da redação proposta pelo projeto de lei
Sou a favor da zootecnia
Sim
Para ser advogado, tem que passar na oab.
Para ser veterinário, tem que cursar o curso de veterinária.
Por que para exercer a zootecnia eu nao preciso ser formado em um curso específico?
Sim
Siiimmm
Sim
Sim
Sim
Sim.
Sim.
Eu voto sim
sim
Parabéns! Até que enfim
O Zootecnista atua para além do Agronegócio. Atua na conservação de raças ameaçadas, em busca por ma ter a diversidade genética das raças para ser usada em programas de melhoramento participativo e sustentáveis , minimizando os impactos ambientais e a crise climática.
SIM
Eu aprovo o projeto de lei 1428/2021 do senador Zequinha Marinho.
Recomendo a criação de um Conselho Federal de Zootecnia CFZ, desvinculando a zootecnia do CFMV.
SIM
Sim
Sim
Meu voto é: Sim
Meu voto é sim
Concordo, é inaceitável nos tempos atuais que profissionais adentre em campos que não lhes são competentes, que deixem os formados na área cumpram seus papéis de direito.
Voto sim
Tem que aprovar
Voto SIM
Sim concordo que o zootecnia e agronomia posam seguir em frente com suas profissionais.
Sim para o PL.
Muito e bom
Sim
Sim
Para valorizar os profissionais de Zootecnia, tão injustiçados ao longo do tempo
Peço que vote SIM,por essa proposta de lei.
Sim
Sim
Toda profissão precisa ser regulamentada.
Eu sou a favor.
Eu sou a favor do projeto.
Eu voto na lei 5.550/68 à favor da zootecnia
Sim
Sim
Nós do campo somos gratos pela dedicação e profissionalismo dos zootecnistas ao exercerem essa importante profissão em favor da produção no brasil.
Sim
Sim
As necessárias adequações a esta lei nos trazem para a realidade da atual produção agropecuária no país.
Eu apoio os profissionais em zootecnia nessa luta por seus direitos e garantia de oferta de suas competências adquiridos em sua formação. Sem prejuízo para outras profissões. Onde cada um atue segundo suas habilidades de formação.
Meu voto é sim
Meu voto é Simm. Precisamos ter profissionais qualificado na área de produção Animal, como o Zootecnista.
Eu apoio os profissionais de zootecnia.
Eu acredito que foi uma ótima decisão, que vai trazer um aperfeiçoamento e um grande diferencial no mundo do agronegócio.
Sim
Há necessidade de mais formação em Zootecnia para as profissões de veterinário e agrônomo para que possam prestar serviço de qualidade para a população.
Quero votar a favor da zotecnia…
SIM ao Projeto de Lei
Estamos juntos.
Sim
Sim
Sim
Sim para zootecnia
Super apoio a iniciativa.
Sim
Voto sim
Sim
Eu sou a favor
Sim
Sim
Sim
sim
Voto sim
Sim
Sim.
Sim
Sim
Sim
Sim! Apoio muito!
Voto sim
Sim
Sim
Sim
Sim.
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim!
Sim
Voto Sim
Sim
Sim!
Vou votar simmmmmmmmm, euforia dos CRMV que não fazem pelo profissional da Zootecnia 10000000 simmmmmmm.
Sim
Sim
Sim
Sim
Voto Sim.
Sim
SIM!
Voto sim
Voto sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Voto sim
Sim! A aprovação da PL não vai afetar negativamente a atuação dos Eng. Agrônomos e Med. Veterinários e nem vai favorecer os Zootecnistas, apenas vai delinear de forma mais clara a atuação de cada profissional.
Sim
Voto SIM
Sim
VOTO SIM
Voto sim !!