O ensino de Zootecnia no Brasil é ofertado tanto em nível técnico profissionalizante, quanto graduação e pós-graduação, podendo as instituições de oferta serem de natureza administrativa pública ou privada.

Os cursos de Zootecnia ofertados em nível técnico profissionalizante são cursos de ensino médio que tem projetos políticos pedagógicos e regulamentação própria, sendo que os profissionais neles formados não são Zootecnistas, mas sim Técnicos em Agropecuária com habilitação em Zootecnia ou Técnicos em Zootecnia propriamente, quando feitos de forma isolada.

O curso de graduação em Zootecnia é parte dos cursos oficialmente reconhecidos no Brasil por meio do catálogo de cursos de nível superior do Ministério da Educação. Cada curso de graduação em Zootecnia tem projeto político pedagógico próprios, mas todos eles seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais da Zootecnia, que consiste em um documento de referência, normatizador e estabelece os princípios básicos necessários à oferta dos cursos de graduação em Zootecnia no país. Cumpridas as exigências para a conclusão do curso, a pessoa, ao colar grau, recebe o título de Bacharel em Zootecnia e torna-se Zootecnista.

Em nível de pós-graduação, o ensino de Zootecnia é ofertado nas modalidades de especialização, mestrado e doutorado. Os cursos de especialização são ofertados em áreas temáticas ou de conhecimento específicos dentro das áreas de conhecimento da Zootecnia. Eles são regulados pelas instituições de ensino superior públicas e privadas em conformidade à sua autonomia e escopo de atuação. Nesta modalidade, qualquer profissional de nível superior pode acessar o curso ou a especialização propriamente dita, desde que aprovado conforme as regras do processo de ingresso específico de cada curso de especialização e recebem ao final, vencidas as obrigações previstas pelo curso, um certificado e não o título de especialista em uma determinada temática ou área do conhecimento da Zootecnia.

Já os cursos de mestrado e doutorado são ofertados na modalidade de Programas de Pós-Graduação e regulados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação, independentemente da natureza administrativa da instituição que o oferece. Cada programa tem seu regulamento próprio e processo seletivo de ingresso independente. Normalmente, há previsibilidade no edital do processo de seleção a especificação dos profissionais de nível superior que pode concorrer às vagas disponibilizadas que ao final do respectivo curso, atendidas as exigências de cada programa, recebem o título de Mestre ou Doutor complementado pela denominação do curso, e, portanto, não são Zootecnistas.

Além dos níveis de ensino específicos mencionados, parte dos conteúdos da formação em Zootecnia são ensinados em outros cursos de graduação como complemento.

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Log in with your credentials

Forgot your details?