Zootecnia é o campo do saber que se dedica ao estudo da criação, conservação e produção animal, com ênfase para os animais considerados domésticos, na perspectiva de compreender suas relações, suas utilidades e os serviços úteis ao homem de forma tecnicamente eficiente, economicamente viável, socialmente justa, ambientalmente correta e eticamente adequada.

O termo Zootecnia é aplicado tanto para o campo do saber que origina a ciência quanto para o curso de graduação que permite a formação em nível superior de profissionais para atuar na competência do campo do saber.

Enquanto ciência, a Zootecnia pode ser conceituada como sendo a “ciência que estuda e aperfeiçoa os meios de promover a adaptação econômica do animal ao ambiente criatório, e deste aquele” (Domingues, 1929).

Já na dimensão de formação em nível superior, a Zootecnia consiste em um curso de graduação, que em média são necessários cinco anos para sua conclusão, sendo este regido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais aprovadas pelo Conselho Nacional da Educação e implementadas pelo Ministério da Educação nas escolas que o ofertam no país, dando origem ao profissional chamado de Zootecnista.

©2020 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?