Estudo genético quantitativo de características de crescimento e carcaça em bovinos da raça Nelore

Ricardo Zambarda Vaz1, Daniel Duarte da Silveira2, Lucas De Vargas3, Rodrigo Junqueira Pereira4, Raysildo Barbosa Lôbo5, Fabio Ricardo Pablos de Souza6, Arione Augusti Boligon7
1 - Universidade Federal de Pelotas
2 - Universidade Federal de Pelotas
3 - Universidade Federal de Pelotas
4 - Universidade Federal de Mato Grosso
5 - Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores
6 - Universidade Federal de Pelotas
7 - Universidade Federal de Pelotas

RESUMO -

Foram estudadas a variabilidade genética, as associações genéticas e fenotípicas e as tendências genéticas do peso ao nascer (PeN), peso à desmama (PeD), peso ao sobreano (PeS), área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea nas costelas (EG) e espessura de gordura na garupa (EGP8) em bovinos da raça Nelore. Em todas as idades estudadas, o peso corporal apresentou correlação genética positiva e maior com AOL em relação ao EG e EGP8. As tendências genéticas obtidas foram significativas (P < 0,05) e favoráveis apenas para PeD e PeS. O uso de PeN, PeD, PeS e AOL como critérios de seleção não deve resultar em mudanças importantes em EG e EGP8. Nesta população, melhorias no processo de seleção devem ser implementadas para obter ganhos genéticos em características de qualidade de carcaça, caso seja desejável.

Palavras-chave: bovinos de corte; inferência bayesiana; peso corporal; qualidade de carcaça; tendências genéticas

Quantitative genetic study of growth and carcass traits in Nelore cattle

ABSTRACT - Were studied the genetic variability, genetic and phenotypic associations, and genetic trends of birth weight (BW), weaning weight (WW), yearling weight (YW), loin muscle area (LMA), back fat thickness (BF), and rump fat thickness (RF) in Nelore cattle. In all studied ages, the body weight presented positive and higher genetic correlation with LMA in relation to BF and RF. The genetic trends obtained were significant (P < 0.05) and favorable only for WW and YW. The use of BW, WW, YW and LMA as selection criteria should not result in important changes in BF and RF. In this population, improvements in the selection process must be implemented to obtain genetic gains in carcass quality traits, if desired.
Keywords: bayesian inference; beef cattle; body weight; carcass quality; genetic trends


Introdução

O melhoramento genético animal representa uma ferramenta importante para manter a competitividade da pecuária, seja pelo incremento perene dos índices produtivos das fazendas de corte, seja pela atração de investimentos e novas tecnologias. Para que os programas de melhoramento sejam bem-sucedidos é essencial que os parâmetros genéticos e as relações entre as características de importância econômica sejam frequentemente estudados. As mudanças genéticas estimadas ao longo do processo de seleção também fazem parte de uma constante inovação, permitindo a validação e/ou o aperfeiçoamento dos índices de seleção empregados. Desta forma, o presente trabalho teve por objetivo o estudo genético quantitativo de medidas fenotípicas relacionadas ao crescimento (peso ao nascer, à desmama e ao sobreano) e à qualidade de carcaça (área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea e espessura de gordura subcutânea na garupa), visando à estimação de parâmetros genéticos, associações genéticas e fenotípicas e tendências genéticas para estas características.



Revisão Bibliográfica

De acordo com Campos et al. (2014), a seleção genética deve ser reflexo das condições econômicas e dos ambientes de produção onde os animais são criados. Em resposta a uma parte desta premissa, os programas de melhoramento têm buscado a obtenção de animais mais adaptados às condições de criação, principalmente mediante a prospecção de características de importância econômica e de critérios de seleção que aproximem os pecuaristas de seus objetivos.

Dentre as características de interesse avaliadas atualmente pelos programas de melhoramento, cabe ressaltar a concepção de dois grupos: o das características relacionadas ao crescimento e o das características de carcaça. No tocante às características de crescimento, as medidas de peso corporal avaliadas em idades padrão são largamente utilizadas e a seleção de animais mais pesados em idades jovens é uma prática usual, no entanto, pode acarretar em mudanças indesejáveis em idades posteriores (Boligon et al., 2009). Isto é relevante principalmente em rebanhos de matrizes criadas a pasto, nos quais, a forte associação do peso adulto com os custos de mantença dos animais (Jenkins e Ferrell, 1994) poderia proporcionar resultados econômicos deficitários. Já com respeito às características de carcaça, Gordo et al. (2012) relatam que, embora estas sejam importantes, têm tido adoção relativamente recente nos programas de melhoramento, em relação às características de crescimento. Estes autores também sugerem que a ultrassonografia em tempo real seria a alternativa mais vantajosa para a obtenção destas mensurações.

A inclusão de características como área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea e espessura de gordura subcutânea na garupa nos critérios seleção poderia auxiliar no incremento do mérito genético de carcaça e da cobertura de gordura (Yokoo et al., 2010). Atualmente, no entanto, ainda se observa que em grande parcela dos programas de avaliação genética conduzidos no Brasil, características reprodutivas e de crescimento compõem a quase totalidade dos índices de seleção, enquanto que características de carcaça são pouco utilizadas. Isto contribui para demonstrar que a seleção para características de carcaça e qualidade de carne ainda tem sido pouco explorada em zebuínos.



Materiais e Métodos

Foram utilizadas mensurações da base de dados da Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP), referentes a aproximadamente 14.500 animais da raça Nelore nascidos entre os anos de 2002 e 2014. Nos rebanhos avaliados, o peso corporal (kg) é obtido periodicamente e foram estudados o peso ao nascer (PeN); o peso à desmama (7 meses) (PeD) e o peso ao sobreano (18 meses) (PeS). As medidas de carcaça in vivo são obtidas ao sobreano por ultrassonografia em tempo real e as seguintes características são mensuradas: área de olho de lombo (AOL) em cm²; espessura de gordura subcutânea (EG) em mm – obtida entre a 12ª e a 13ª costelas; espessura de gordura subcutânea na garupa (EGP8) em mm. Em todas as análises, foram mantidos grupos de contemporâneos (GC) com no mínimo quatro observações e mensurações que excediam 3,5 desvios-padrão acima ou abaixo da média do GC foram eliminadas. O arquivo de genealogia utilizado para montar a matriz de parentesco continha identificação do animal, pai e mãe, totalizando 61.804 animais. Os modelos utilizados incluíram efeitos sistemáticos e aleatórios e os parâmetros genéticos foram obtidos através de análises multicaracterísticas pelo método bayesiano, utilizando um amostrador de Gibbs, com o auxílio do programa GIBBS1F90 (Misztal et al., 2002). As análises consistiram de cadeias com 800.000 ciclos, sendo descartados os primeiros 200.000 ciclos, com as amostras sendo retiradas a cada 20 iterações. A convergência das análises foi monitorada mediante inspeções gráficas. As mudanças genéticas foram estimadas por regressão linear utilizando as médias aritméticas dos valores genéticos preditos para animais com medidas fenotípicas de acordo com o ano de nascimento. O teste “t” foi utilizado para testar a hipótese de que o coeficiente de regressão é igual a zero.

Resultados e Discussão

As estimativas dos coeficientes de herdabilidade direta (0,29±0,03, 0,32±0,03, 0,45±0,03, 0,39±0,03, 0,30±0,02 e 0,36±0,03 para PeN, PeD, PeS, AOL, EG e EGP8, respectivamente) indicam que as características estudadas devem responder à seleção individual. De modo oposto, as herdabilidades maternas para as características obtidas até a desmama apresentaram baixa magnitude (0,07±0,01 e 0,04±0,01 para PeN e PeD, respectivamente), indicando que o progresso genético na seleção para a habilidade materna de reprodutores deve ser lento.

As medidas de peso corporal apresentaram correlações genéticas positivas entre si (Tabela 1). Resultados semelhantes, com maior associação principalmente em mensurações adjacentes (Tabela 1), têm sido igualmente relatados em outras pesquisas (Baldi et al., 2010; Boligon et al., 2010; Boligon et al., 2011).

O crescimento dos animais apresentou associação positiva e de maior magnitude com a AOL em relação à EG e EGP8 (Tabela 1). Embora de magnitude mediana a baixa, foram obtidas correlações genéticas negativas entre PeN com EG e EGP8 e positivas entre PeD e PeS com EG e EGP8 (Tabela 1). Outros estudos também relataram maiores associações genéticas entre os pesos à desmama e ao sobreano com a área de olho de lombo, em relação à espessura de gordura subcutânea nas costelas e na garupa (Yokoo et al., 2010; Gordo et al., 2012; Zuin et al., 2012; Yokoo et al., 2015). Por outro lado, as associações observadas entre PeN com EG e EGP8 (Tabela 1) refletem a tendência de que animais com maior tamanho ao nascimento, geralmente têm menor potencial para a deposição de gordura ao sobreano sendo mais tardios.

Foram estimadas baixas associações entre AOL com EG e EGP8 (Tabela 1), indicando que a seleção para AOL não deve acarretar em mudanças importantes na EG e EGP8. Alguns autores (Yokoo et al., 2008; Zuin et al., 2012) sugerem que estes caracteres, além de não serem antagônicos, parecem ser determinados por diferentes conjuntos de genes de ação aditiva. Por outro lado, EG e EGP8 estão mais fortemente associadas (Tabela 1) e a seleção para quaisquer de ambas pode trazer significativa resposta correlacionada na outra.

As características de crescimento apresentaram mudanças genéticas favoráveis (Tabela 2). As tendências para PeD e PeS correspondem às expectativas, pois estas características são geralmente utilizadas na seleção dos rebanhos avaliados. A AOL, EG e EGP8 não apresentaram mudanças genéticas significativas (Tabela 2), refletindo a não inclusão destas no índice de seleção proposto pela ANCP para a raça Nelore até o ano de 2015. No entanto, a partir de 2016 a ANCP propôs um novo índice econômico no qual a AOL foi incluída com uma ponderação de 9%. Assim, podem ser esperadas mudanças significativas para esta característica em estudos futuros incluindo gerações posteriores a 2016.



Conclusões

As características de crescimento e carcaça possuem variabilidade genética e devem responder à seleção direta nos rebanhos da raça Nelore estudados. No entanto, a habilidade materna dos reprodutores deve apresentar lento ganho genético em virtude da baixa herdabilidade materna obtida para as características mensuradas até a desmama.

A seleção para maior peso corporal em idades jovens pode acarretar em mudanças favoráveis na área de olho de lombo e a utilização de medidas de PeN, PeD, PeS e AOL como critérios de seleção não deve resultar em importantes alterações na EG e EGP8.

Os critérios de seleção aplicados aos rebanhos estudados têm proporcionado ganho genético favorável em relação ao crescimento. No entanto, aperfeiçoamentos no processo de seleção devem ser implementados caso sejam desejadas mudanças genéticas nas características indicadoras de qualidade de carcaça.



Gráficos e Tabelas




Referências

BALDI, F.; ALBUQUERQUE, L. G.; ALENCAR, M. M. Random regression models on Legendre polynomials to estimate genetic parameters for weights from birth to adult age in Canchim cattle. Journal of Animal Breeding and Genetics, v.127, p.289-299, 2010. BOLIGON, A. A.; MERCADANTE, M. E. Z.; BALDI, F.; LÔBO, R. B.; ALBUQUERQUE, L. G. Multi-trait and random regression mature weight heritability and breeding value estimates in Nelore cattle. South African Journal of Animal Science, v.39, p.145-148, 2009. BOLIGON, A. A.; MERCADANTE, M. E. Z.; FORNI, S.; LÔBO, R. B.; ALBUQUERQUE, L. G. Covariance functions for body weight from birth to maturity in Nellore cows. Journal of Animal Science, n.88, p.849-859, 2010. BOLIGON, A. A.; MERCADANTE, M. E. Z.; LÔBO, R. B.; BALDI, F.; ALBUQUERQUE, L. G. Random regression analyses using B-spline functions to model growth of Nellore cattle. Animal, v.6, n.2, p.212-220, 2011. CAMPOS, G. S.; BRACCINI NETO, J.; OAIGEN, R. P.; CARDOSO, F. F.; COBUCI, J. A.; KERN, E. L.; CAMPOS, L. T.; BERTOLI, C. D.; McMANUS, C. M. Bioeconomic model and selection indices in Aberdeen Angus cattle. Journal of Animal Breeding and Genetics, p.1-8, 2014. GORDO, D. G. M.; BALDI, F.; LÔBO, R. B.; KOURY FILHO, W.; SAINZ, R. D.; ALBUQUERQUE, L. G. Genetic association between body composition measured by ultrasound and visual scores in Brazilian Nelore cattle. Journal of Animal Science, v.90, p.4223-4229, 2012. JENKINS, T. G.; FERRELL, C. L. Productivity through weaning of nine breeds of cattle under varying feed availabilities: I. Initial evaluation. Journal of Animal Science, v.72, p.2787-2797, 1994. MISZTAL, I. BLUPF90 Program. 2002. Disponível em: <http://nce.ads.uga.edu/html/projects/programs/>. Acesso em: 14/03/2016. YOKOO, M. J.-I.; ALBUQUERQUE, L. G.; LÔBO, R. B.; BEZERRA, L. A. F.; ARAUJO, F. R. C.; SILVA, J. A. V.; SAINZ, R. D. Genetic and environmental factors affecting ultrasound measures of longissimus muscle area and backfat thickness in Nelore cattle. Livestock Science, v.117, p.147-154, 2008. YOKOO, M. J.-I.; LÔBO, R. B.; ARAÚJO, F. R. C.; BEZERRA, L. A. F.; SAINZ, R. D.; ALBUQUERQUE, L. G. Genetic associations between carcass traits measured by real-time ultrasound and scrotal circumference and growth traits in Nelore cattle. Journal of Animal Science, v.88, p.52-58, 2010. YOKOO, M. J.-I.; LÔBO, R. B.; MAGNABOSCO, C. U.; ROSA, G. J. M.; FORNI, S.; SAINZ, R. D.; ALBUQUERQUE, L. G. Genetic correlation of traits measured by ultrasound at yearling and 18 months of age in Nellore beef cattle. Livestock Science, v.180, p.34-40, 2015. ZUIN, R. G.; BUZANSKAS, M. E.; CAETANO, S. L.; VENTURINI, G. C.; GUIDOLIN, D. G. F.; GROSSI, D. A.; CHUD, T. C. S.; PAZ, C. C. P.; LÔBO, R. B.; MUNARI, D. P. Genetic analysis on growth and carcass traits in Nelore cattle. Meat Science, v.91, p.352-357, 2012.





©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Log in with your credentials

Forgot your details?