Linha do Tempo das Edições do ZOOTEC


Sobre o ZOOTEC

O ZOOTEC é o evento de maior expressão da Zootecnia brasileira como ciência e profissão, de domínio da Associação Brasileira de Zootecnistas e é realizado em parceria com instituições de alta referência acadêmica e investigadora, com vertentes nos debates das questões de ensino, temáticas científicas e técnicas contemporâneas e políticas profissionais.

Diferentemente dos demais eventos da área da Zootecnia, o ZOOTEC sempre se desenvolve sob uma ampla temática que permeia cada atividade planejada, de tal forma que as posições de reflexão e debates resultam em propostas concretas que são convertidas em atos e moções aos órgãos e lideranças públicas que permitem o devido registro e pleito em cada aspecto discutido e deliberado.

Na suas consecutivas e anuais versões, o ZOOTEC tem servido de palco para as várias frentes que são descortinadas pela Zootecnia brasileira e pelas entidades que militam pelo progresso educacional e profissional desta área do conhecimento. As presidências dos ZOOTEC´s e toda sua equipe de trabalho têm total apoio e confiança da ABZ para alcançar este grande objetivo dos Zootecnistas brasileiros.

O número de cursos ativos de graduação em Zootecnia somados aos programas de pós-graduação em Zootecnia brasileiros demonstra a enorme força participativa e contingente de pessoas que hoje se circunscrevem em nossa área. Os estudantes ou profissionais da Zootecnia e da atividade econômica da Produção Animal não podem prescindir de participarem dos debates e das reflexões que nestes campos impulsionam o País. O ZOOTEC tem nesta perspectiva uma expressiva responsabilidade nos diversos setores de inserção da Zootecnia em apontar qual papel pode-se esperar dos Zootecnistas e dos demais parceiros profissionais das ciências agrárias na mola propulsora da prosperidade e da soberania nacional.

No momento que o Brasil atinge a extraordinária marca de 2% da produção científica mundial, não podemos deixar de perceber que há neste contexto uma contribuição significativa da área da Zootecnia. Acompanhar os próprios eventos e a discussão destes avanços científicos e técnicos é uma forma de se antecipar ao futuro no estado-da arte desta ciência.

É realidade que o avanço que o País experimenta na pecuária, com reflexo no PIB e no IDH, tanto foi forjado no imprescindível e valoroso trabalho dos valentes produtores rurais brasileiros, quanto na geração e aplicação de conhecimento e tecnologias que são permanentemente gestadas nas diferentes instituições, empresas e órgãos de ensino, pesquisa e extensão, fomentados por políticas públicas bem conduzidas. O ZOOTEC apresenta-se assim como uma oportunidade singular para reunirmos todos estes agentes institucionais, cientistas, professores, técnicos, estudantes, produtores e formadores de opinião de forma a creditarmos perante a Sociedade Brasileira nossa contribuição efetiva para a Nação.

Participem conosco desta festa de conhecimentos e de integração profissional!

Autor: Prof. Walter Motta Ferreira, Ex-Presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (Gestão 2010-2014)

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Log in with your credentials

Forgot your details?