UM ESTUDO DA REPRESENTATIVIDADE SOCIOECONÔMICA DA PRODUÇÃO DE LEITE BOVINO EM PROPRIEDADES FAMILIARES ASSENTADAS NA CIDADE DE UNAÍ-MG

Anderson Alvarenga Pereira1, Henrique Aparecido Martins de Souza2, Rodrigo Lopes Bassoli3, Warley Henrique da Silva4
1 - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
2 - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
3 - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

RESUMO -

O estudo tem como objetivo Objetiva-se com o estudo
demonstrar a representatividade socioeconômica da produção de leite bovino desenvolvida em propriedades familiares assentadas no Projeto de Assentamento “Curral do Fogo”, localizado no município de Unaí, noroeste de Minas Gerais. Para tanto, adotou-se como método uma investigação bibliográfica acerca da temática em questão, bem como, analisou-se dados obtidos junto ao Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados – Embrapa Cerrados no contexto da produção de leite em assentamentos da reforma agrária de Unaí-MG. Constatou-se que a representatividade econômica da atividade leiteira neste assentamento é expressiva, pois o que
resulta numa rentabilidade positiva e social, pois contribui na melhoria na qualidade de vida das famílias bem como favorece a permanência dos agricultores no campo.

Palavras-chave: agricultura familiar, assentamento, atividade leiteira.

A REPRESENTATION OF THE SOCIOECONOMIC STUDY OF CATTLE MILK PRODUCTION IN PROPERTIES FAMILY IN UNAÍ-MG CITY

ABSTRACT - The study aims to demonstrate the socioeconomic representation of bovine milk production developed in family farms settled in the Settlement Project “Curral do Fogo”, located in the municipality of Unai, northwest of Minas Gerais. Therefore, we adopted as a bibliographical research method on the theme in question, as well as analyzed data obtained from the Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados – Embrapa Cerrados in the context of milk production in agrarian reform settlements of Unaí- MG. It was found that the economic representativeness of dairy farming in this settlement is significant because it results in a positive and social profitability as it contributes to improving the quality of life of families and encourages farmers remain in the field.
Keywords: acoommodation, family agriculture, milk production


Introdução

No contexto agropecuário, a área municipal de Unaí está dividida em duas partes, conhecidas como as terras da chapada e do vão. As primeiras são terras planas e características do bioma Cerrado, ocupadas a partir da década de 1970 por propriedades de grande porte. O vão localiza-se na parte mais baixa tendo relevo suave ondulado e é composto de estabelecimentos de tamanhos médio e pequeno, dedicando-se à pecuária, sobretudo, para produção de leite e a culturas de subsistência (GASTAL et al., 2009). Uma parcela considerável de agricultores familiares está localizada nessa região.

Unaí responde pela oitava bacia leiteira do estado de Minas Gerais (CARVALHO, 2007), com produção diária de 340 mil litros de leite, centralizada pela cooperativa local (CAPUL) que revende a quase totalidade do produto à indústria de laticínios ITAMBÉ. Hoje, segundo a mesma fonte, cerca de 80% do leite produzido e entregue é oriundo de estabelecimentos familiares. Neste sentido, o presente trabalho objetiva-se verificar a representatividade socioeconômica da produção de leite bovino desenvolvida em propriedades familiares, especificamente àquelas do Projeto de Assentamento Curral do Fogo, localizado no município de Unaí na porção noroeste de Minas Gerais.



Revisão Bibliográfica

GASTAL, M. L. et al. Projeto Unaí: diagnóstico rápido e dialogado de três assentamentos de reforma agrária. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2009. 74 p. (Embrapa Cerrados. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 118).

CARVALHO, M. P. O Brasil e a nova era no mercado de lactéos: compreender para competir / 8º Simpósio Internacional sobre Produção Intensiva de Leite: organizadores, Marcelo Pereira Carvalho  e Marcos Veiga dos Santos – Piracicaba: AgriPoint, 2007.



Materiais e Métodos

Primeiramente, adotou-se uma investigação da temática na literatura acadêmica existente, a fim de identificar outras pesquisas que tratam da questão proposta a fim de confrontar dados e informações pertinentes. Posteriormente, analisou-se dados obtidos junto a Embrapa Cerrados no contexto da produção de leite em assentamentos da reforma agrária de Unaí, MG.

Optou-se por selecionar um Projeto de Assentamento (P.A.) em particular, que tivesse a produção e venda de leite como a principal fonte de renda para as famílias assentadas e que fosse representativo quanto aos demais assentamentos. Assim sendo, a análise se deu em torno do P. A. Curral do Fogo. No assentamento existem 150 famílias cadastradas na Relação de Beneficiários – RB, conforme dados disponíveis no site do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Destas, 112 são produtoras de leite, sendo que 86 comercializam a produção. Para objeto desse estudo, consideraram-se as 86 propriedades que comercializam o produto. A ênfase foi dada aos aspectos quantitativos.

Os conjuntos de dados e informações foram organizados e analisados em uma base no software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e no Excel.



Resultados e Discussão

Constatou-se, pois, que a heterogeneidade é um aspecto marcante quanto à produção de leite no P.A. Curral do Fogo, principalmente no que se refere à produção diária.

Percebe-se que mais da metade dos agricultores produzem menos de 50 litros de leite dia, o que corresponde a uma produção mensal de 1500l em média. Em extremo oposto, vê-se uma parcela pequena de agricultores que produzem mais de 200l/dia, 10%.

No tocante aos valores monetários obtidos com a venda do leite, vê-se que grande parte do total bruto da renda obtida com a venda do leite no assentamento é concentrada numa pequena parcela de produtores, ou seja, a distribuição da renda é proporcional e concentrada.

Da mesma forma, os gastos das propriedades são proporcionais aos níveis de produção, ou seja, quanto maior a produção de leite maior são os gastos. Entretanto, a partir de certo nível de aquisição de insumos, o valor gasto tende a diminuir, devido à economia de escala. Conforme dados da tabela 2, nota-se que mais da metade dos valores gastos com a compra de insumos são advindos daquelas propriedades que produzem mais leite (>200l/dia). Tal fato é nítido, haja vista que o consumo de concentrado tende a ser maior à medida que se aumenta a produção do leite.



Conclusões

Constatou-se que a renda obtida com a venda do leite no assentamento Curral do Fogo é estruturado para as propriedades que praticam da atividade. Trata-se, pois, de ingressos monetários seguros, e em tese, constantes.  Entretanto, nota-se que a produção total de leite é concentrada em poucas propriedades, que respondem por mais da metade da produção. Consequentemente, a renda obtida também tende a ser concentrada.

A rentabilidade da atividade no assentamento é expressiva. Mesmo depois de abatidos os valores gastos com a aquisição de insumos, em média, cada família obtém cerca de R$ 1.525, 00 por mês. Contudo, verificou-se que a representatividade da atividade leiteira no âmbito do assentamento Curral do Fogo é expressiva, tanto em termos econômicos quanto em termos sociais. Pois resulta numa rentabilidade positiva e socialmente, pois contribui para a melhoria na qualidade de vida das famílias bem como favorece a permanência do homem no campo.



Gráficos e Tabelas




Referências

GASTAL, M. L. et al. Projeto Unaí: diagnóstico rápido e dialogado de três assentamentos de reforma agrária. Planaltina: Embrapa Cerrados, 2009. 74 p. (Embrapa Cerrados. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 118).

CARVALHO, M. P. O Brasil e a nova era no mercado de lactéos: compreender para competir / 8º Simpósio Internacional sobre Produção Intensiva de Leite: organizadores, Marcelo Pereira Carvalho  e Marcos Veiga dos Santos – Piracicaba: AgriPoint, 2007.

 IBGE. Censo agropecuário 2006: agricultura familiar primeiros resultados. Rio de Janeiro: IBGE, 2006. 267 p.