Os pequenos produtores que desejam atuar na área de confinamento precisam estar atentos para alguns “macetes” que devem ser seguidos para o bom desempenho da criação. A dica é do zootecnista da Embrapa Rodrigo Gomes, que falou sobre o tema em entrevista ao Globo Rural no último domingo (20).

“Primeiro passo para você dimensionar a sua estrutura é pensar em uma área mínima para cada animal. O que é recomendado é uma área de 15 m² por cabeça. Então se você está pensando em confinar 20 animais, você vai precisar de 300 m²”, explica Rodrigo.

De acordo com o zootecnista, que é especialista em alimentação de bovinos, outro ponto importante a ser seguido é referente ao cocho.

“A recomendação é que esses animais tenham pelo menos 50 centímetros de cocho por cabeça. Normalmente nós usamos um cocho especializado para confinamento, tipo U e tipo J, que são facilmente encontrados no mercado”.

Além destas recomendações, o zootecnista lembra que é necessário um bebedouro. Para um lote de 20 animais, um bebedouro com capacidade 600 litros seria o suficiente.

“O cuidado maior é que o produtor escolha uma área que seja bem drenada, que não acumule muita lama, principalmente na área perto do cocho. Pode concretar a área próximo ao cocho também, só que o custo fica um pouco mais alto”.

1 Comentário
  1. João Pedro Martins Ribeiro 7 anos atrás

    Ótimo ainda melhor para o pequeno e médio produtor que tem vontade de melhorar seu ganho de peso por animal e aumentar sua lucratividade em pequeno espaço e quando de tempo

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2024 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?