Consumo de bezerras Pantaneira e Girolando desmamadas na época seca na região do Alto-Pantanal Sul-Mato-Grossense

Pedro Gustavo Loesia Lima1, Rodrigo Carvalho Ferreira2, Kheyciane Viana da Silva3, Níkolas Cáceres de Oliveira Brochado4, Mariane da Silva Chiodi5, Marcio Gregório Rojas dos Santos6, Luciane Elisete Salla7, Marcus Vinicius Morais de Oliveira8
1 - Universidade Estadual de Maringá
2 - Universidade Estadual e Mato Grosso do Sul
3 - Universidade Estadual e Mato Grosso do Sul
4 - Universidade Estadual e Mato Grosso do Sul
5 - Universidade Estadual e Mato Grosso do Sul
6 - Universidade Estadual de Maringá
7 - Universidade Estadual e Mato Grosso do Sul
8 - Universidade Estadual e Mato Grosso do Sul

RESUMO -

Utilizou-se 24 bezerras desmamadas, distribuídas em dois grupos (raças) com doze animais, com um período de avaliação de 94 dias (14 dias de adaptação e três sub-períodos de 28 dias). Os animais foram mantidos e piquetes de capim braquiária (Brachiaria decumbens), em sistema de lotação rotacionada. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado em um arranjo fatorial 2×2 (raça x suplementação). Houve interação entre os fatores (P<0.05), os animais Girolando apresentaram maior consumo de matéria seca total e as bezerras Pantaneiras tenderam a substituir o consumo do pasto pela ração concentrada.

Palavras-chave: Bovino Naturalizado, Ganho Médio Diário, Tucura

Intake of Pantaneira and Girolando heifers in the dry season in the Alto-Pantanal Sul-Mato-Grossense region

ABSTRACT - Twenty-four weaned heifers distributed in two groups (breeds) with twelve animals were used for a 94-day evaluation period (14 days of adaptation and three sub-periods of 28 days). The animals were maintained and pickets of brachiaria grass (Brachiaria decumbens), in rotational stocking system. The experimental design was the completely randomized in a 2x2 factorial arrangement (breed x supplementation). There was interaction between the factors (P <0.05), the Girolando animals presented higher intake of total dry matter, and the Pantaneiras heifers tended to replace the pasture consumption by the concentrated feed.
Keywords: Naturalized Cattle, Average Daily Gain, Tucura


Introdução

Problemas sanitários e nutricionais são os principais entraves para a criação de bezerras leiteiras (Campos & Lizieire, 2000). Em sistemas de criação de bezerras leiteiras uma forma de maximizar lucros é a otimização da utilização das pastagens, porém esta nem sempre tem alto valor nutritivo. Aliado a isso, existem diferenças entre as raças de bovinos no que diz respeito a sua capacidade de ingestão e busca por alimentos em regiões quentes.

Revisão Bibliográfica

Os bovinos Pantaneiros, com genes predominantemente de Bos taurus taurus, possuem características extraordinárias no âmbito rusticidade e adaptabilidade as condições climáticas e nutricionais da planície pantaneira (Mazza et al. (1994). Por outro lado, a raça Girolando, um cruzamento sintético entre Bos taurus taurus e Bos taurus indicus, possui características admiráveis à produção de leite e tem demonstrado boa adaptabilidade às condições tropicais. Por ser uma raça em risco de extinção faz-se necessário a formação de um banco de dados da raça Pantaneira, para a contribuição à preservação.  Assim, este trabalho objetivou comparar o consumo de bezerras leiteiras da raça Pantaneira com as Girolando, suplementadas ou não com ração concentrada, durante o período de estiagem, na região do Alto Pantanal Sul-Mato-Grossense.



Materiais e Métodos

Foram utilizadas 24 bezerras desmamadas das raças Pantaneira e Girolando (3/4 Holandês x ¼ Gir), sendo 12 de cada raça com cerca de 7 meses de idade, durante o período de estiagem. Os animais foram manejados em sistema de lotação rotacionada em dez piquetes de 0,16 hectares de capim braquiária (Brachiaria decumbens). Os animais foram divididos de acordo com as raças (Pantaneira x Girolando) e o nível de suplementação (0 e 1,0 % do PC). A ração concentrada foi ofertada na proporção de 1,0% do peso corpóreo, disponibilizando-se diariamente em cocho individual, às 14h00. O período de avaliação foi de 94 dias, sendo 14 dias de adaptação e três sub-períodos de 28 dias para a coleta dos dados de desempenho e avaliação das medidas corporais. O consumo pelos animais foi determinado indiretamente através da Fibra em Detergente Ácida Insolúvel (FDAi) como marcador interno.  O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado em um arranjo fatorial 2x2 (raça x suplementação), e submetidos à análise de variância, sendo as médias que apresentaram diferenças significativas pelo Teste F, comparadas pelo Teste de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade. 



Resultados e Discussão

Foi encontrado interação entre os fatores (P<0.05). O maior consumo de matéria seca total (kg/dia) foi encontrado para os animais Girolandos, sendo a suplementação concentrada a causadora desse aumento, evidenciando assim, a maior capacidade da raça Girolando em aproveitar alimentos não fibrosos, consequência do seu maior volume abdominal, que comporta uma maior quantidade de alimentos e favorece o desenvolvimento microbiano ruminal. Foi encontrado redução numérica no consumo de pasto para os animais Pantaneiros suplementados em comparação os que não receberam ração, ocorrendo o inverso com os Girolandos, onde os suplementados apresentaram maior consumo, isso pode indicar uma tendência de efeitos substitutivos e aditivos, respectivamente.



Conclusões

Os animais Pantaneiros tenderam a substituir o consumo de pasto ao consumirem ração concentrada. Os animais Girolando apresentaram maior consumo de matéria seca.

 

 



Gráficos e Tabelas




Referências

CAMPOS, O.F.; LIZIEIRE, R.S. Desaleitamento precoce e alimentação de bezerras. Anais do Simpósio sobre Manejo e Nutrição de Gado de Leite. Goiânia - GO, p.1-20, maio de 2000.

 

MAZZA, M.C.M.; MAZZA, C.A.; SERENO, J.R.B.; SANTOS, S.A.L.; PELLEGRIN, A.O. Etnobiologia e Conservação do Bovino Pantaneiro. Corumbá / MS: EMBRAPA-CPAP, 1994. 61p.