Efeito da queima da pastagem sobre a porcentagem de saturação por bases e saturação por alumínio no solo.

Hyago Ferreira Alfredo1, Nilton de Souza Santos2, Vinicius Xavier3, Anderson Terebinto4, Fabiane Rodrigues Ferreira5, Renata Menezes Severiano6, Eurico Lucas de Souza Neto7, Maria Apareceida Pereira Pierangeli8
1 - Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT
2 - Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT
3 - Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT
4 - Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT
5 - Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT
6 - Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT
7 - Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT
8 - Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT

RESUMO -

Embora a prática da queimada seja tecnicamente inadequada, muitos agricultores ainda a utilizam no manejo das pastagens. Objetivou-se com o presente estudo avaliar a porcentagem de Saturação por bases (V) e de Saturação por Al3+ (m) em solo cultivado com Brachiaria brizantha cv. Marandu com dois sistemas de manejo: com o uso do fogo e sem o uso de fogo para a limpeza e estimulo da rebrota. As amostras de solo foram coletadas de forma aleatórias em cada área de estudo, na profundidade de 0-20 cm, para a determinação dos teores de Ca2+, Mg2+, K+ e Al3+ e acidez potencial no solo. De posse desses resultados foram calculados a CTC efetiva, CTC pH 7,0, V e m. A porcentagem de saturação por bases foi maior na área não queimada, enquanto a saturação por Al3+ foi maior na área queimada, evidenciando assim que a queima das pastagens contribuiu para o aumento da saturação por Al.

Palavras-chave: Soma de bases, queimadas, pastagem

Effect of pasture burning on the percentage of saturation by bases and saturation by aluminum in the soil.

ABSTRACT - Although the practice of burning is technically inadequate, many farmers still use it in pasture management. The objective of this study was to evaluate the percentage of Saturation by bases (V) and Saturation by Al3+ (m) in soil cultivated with Brachiaria brizantha cv. Marandu with two management systems: with the use of fire and without the use of fire for the cleaning and stimulation of regrowth. The soil samples were randomly collected in each study area, at depth of 0-0.20 cm, for the determination of the Ca2+, Mg2 +, K+ and Al3 + contents and potential soil acidity. With these results, the effective CTC, CTCpH 7.0, V and m were calculated. The percentage of base saturation was higher in the unburned area, while saturation by Al3 + was higher in the burned area, thus showing that the burning of the pastures contributed to the increase of the saturation by Al.
Keywords: Basal sum, burned, pasture


Introdução

As queimadas podem ser provocadas direta ou indiretamente pelo homem. No Brasil, o fogo é utilizado, de modo geral, diretamente para: (a) limpeza de áreas tanto agrícolas como florestais, (b) renovação de pastagens, melhorando a oferta e qualidade dos alimentos; (c) abertura de novas fronteiras agrícolas, (d) melhoria do manejo de pré-colheita da cultura da cana-de-açúcar e; (e) controle de pragas e doenças em culturas (anuais e perenes), em manejo pós-colheita, entre outras (REDIN et al, 2011). O presente trabalho, teve por objetivo analisar a porcentagem de saturação por base (V%) e saturação por alumínio (M%) no solo a partir de dois diferentes sistemas de manejo da pastagem: com uso de fogo e sem uso de fogo, como fator de manejo e renovação da pastagem.

Revisão Bibliográfica

O fogo atua de forma direta sobre as características químicas do solo (COSTA, 2009), pois como foi visto em vários estudos sobre a utilização dessa prática de manejo em pastagens, a mesma pode gerar redução na capacidade de troca de cátions (CTC) bem como elevação na acidez do solo que se deve ao efeito das cinzas serem capazes de reduzir os teores de Al e ácidos orgânicos temporariamente, além de aumentar a saturação de bases na superfície do solo (GIOVANNINI; LUCCHESI, 1997 apud COSTA e RODRIGUES, 2015). Em outro estudo também em pastagem natural nos campos sulinos brasileiros foi constatado que a queima elevou os teores e saturação de Al3+ juntamente com a acidez potencial e reduziu os teores de Mg2+ na camada superficial do solo, concluindo, neste caso, que o fogo reduz a produtividade da pastagem nativa e prejudica as características do solo (HERINGER, 2000, apud COSTA, 2009). Na região sudoeste de Mato Grosso ocorre extensas áreas de pastagem degradada, sendo também comum o uso do fogo no manejo das pastagens.

Materiais e Métodos

O estudo foi conduzido no Campus Universitário de Pontes e Lacerda no Laboratório de Análises de Solos (LAS) pertencente à Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

As amostras de solo foram coletadas em propriedade localizada a 3 km da cidade de Pontes e Lacerda, nas seguintes coordenadas 15o16’58,93”S; 59o.11,99”O. Nesse local o produtor tem uma área cultivada com Brachiaria brizantha cv. Marandu subdividida em duas partes: a primeira onde todo ano faz-se o uso do fogo para a renovação da pastagem (A), a segundo área não é feito o uso do fogo para o manejo da pastagem nos últimos anos (B). As amostras foram coletadas na profundidade de 0-20 cm com o uso de trado holandês. Em cada área de estudo foram coletadas 12 amostras totalizando assim um montante de 24 amostras.

Nas amostras de solo foram determinados as variáveis usadas rotineiramente para avaliação da fertilidade do solo: matéria orgânica; P; Ca2+, Mg2+, K+ e Al3+ e acidez potencial, seguindo as metodologias propostas pela Embrapa (SILVA, 2009). Também foram calculadas a CTC efetiva, CTC pH 7,0; porcentagem de saturação por bases (V) e porcentagem de saturação por Al3+ (m).

Os dados obtidos foram submetidos à análise da variância e comparação de médias através do teste de Scott-Knott a 5% de significância, com auxílio do programa estatístico SISVAR ((FERREIRA, 2011).



Resultados e Discussão

A área não queimada apresentou maiores valores de SB, CTC efetiva e CTC pH 7,0 conforme mostrado na Figura 1. Figura 1: Soma das bases, CTC efetiva e CTC pH 7,0 em amostras de solo sob pastagem submetidas à queimada ou não, em Pontes e Lacerda, sudoeste de Mato Grosso. SB = Soma de bases A soma de bases (SB) apresentou maior porcentagem na área não queimada. Esse fato pode ser explicado devido a mineralização de alguns nutrientes de sua composição tais como o Ca2+, Mg2+ e K+. Esses resultados corroboram com Soares (1990), o qual analisou os efeitos da queima controlada em povoamentos de Pinus caribaea e Pinus oocarpa. Os resultados indicaram que a concentração de (Ca2+, Mg2+ e K+, Fe, Mn, Cu e B) aumentaram após a queima da pastagem. Em relação a porcentagem de saturação por base (V) e aluminío (m), nota-se que há efeito significativo para V e m, quando comparado as áreas queimadas e não queimadas. Área onde não houve a queima da pastagem apresenta maior saturação por base, e área com a utilização do fogo apresentou maior saturação por aluminío conforme apresentado na Figura 2. Figura 2: Porcentagem de saturação de base (V) e saturação por alumínio (m) em amostras de solo sob pastagem submetidas à queimada ou não, em Pontes e Lacerda, sudoeste de Mato Grosso. Os resultados do presente trabalho corroboram com os resultados obtidos por Heringer et aL., (2002) que, em experimento feito com pastagens nativas utilizando queima e manejo sem a queima de pastagem, constataram que o teor de Al trocável, a acidez potencial e a saturação por Al tenderam a ser sempre maiores no solo de campo nativo queimado em relação aos demais tratamentos. Já a porcentagem de saturação por base foi mais elevada na área não queimada, resultados similares foram obtidos por Jacques (2003), o qual constatou que se mantida a cobertura vegetal tem-se o aumento da saturação por base na superfície do solo.

Conclusões

A área queimada apresentou aumento na saturação por Al (m) no solo. Em consequência a saturação por bases (V) foi maior na área não queimada. Esse fato demonstra a ineficiência do uso do fogo para o manejo de pastagens, causando o empobrecimento do solo desgaste em longo prazo.

Gráficos e Tabelas




Referências

  COSTA, M. R. G. F. Uso do fogo em pastagens naturais. UFC. Fortaleza, Ceará. 2009. COSTA, Y. T.; RODRIGUES, S. C. Efeito do fogo sobre vegetação e solo a partir de estudo experimental em ambiente de cerrado. Revista do Departamento de Geografia – USP, São Paulo, Volume 30, p. 149 a 165, ago. 2015. (COSTA e RODRIGUES, 2015). FERREIRA, D.F. 2011. Sisvar: A computer statistical analysis system. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v.35, n.6, p.1039-1042. JACQUES, A.V.A. A queima das pastagens naturais – efeitos sobre o solo e a vegetação. Ciência Rural, v.33, n.1, p. 177-181, 2003. HERINGER, I.; JACQUES, A. V. A.; BISSANI, C. A.; TEDESCO, M. Características de um latossolo vermelho sob pastagem natural sujeita à ação prolongada do fogo e de práticas alternativas de manejo. Ciência Rural, Santa Maria, v. 32, n.2, p.309-314, 2002. REDIN, M.; SANTOS, G. F.; MIGUEL, P.; DENEGA, G. L.; LUPATINI, M.; DONEDA, A.; SOUZA, E. L. Impactos da queima sobre atributos químicos, físicos e  biológicos do solo. Ciência Florestal, Santa Maria, v. 21, n. 2, p. 381-392, abr.-jun., 2011.(REDIN et al, 2011). SILVA, F. C. Manual  análises quimicas de solos, plantas e fertilizantes. 2. ed. Rev. amp. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2009. SOARES, R. V. Effects of pine plantation prescribed burning on soil chemical properties in the savanna region of Minas Gerais state, Brasil. In: INTERNATIONAL CONFERENÇE ON FOREST FIRE RESEARCH, 1990, Coimbra. Proceedings. Coimbra: Universidade de Coimbra, 1990, p. 06-09.