RELAÇÃO MATRIZ-LEITEGADA ATRAVÉS DOS CRITÉRIOS DE LESÕES ENTRE TRÊS PROCEDIMENTOS DE MANEJO DE DENTES

Uanderson Veríssimo de Luna1, Marcos Almeida de Souza2, Henrique Carvalho de Oliveira3, João Garcia Caramori Júnior4, Gerusa da Silva Salles Corrêa5, André Brito Corrêa6, Saullo Diogo de Assis7, Emanuele Brusamarelo8
1 - Universidade Federal de Mato Grosso
2 - Universidade Federal de Mato Grosso
3 - Universidade Federal de Mato Grosso
4 - Universidade Federal de Mato Grosso
5 - Universidade Federal de Mato Grosso
6 - Universidade Federal de Mato Grosso
7 - Universidade Federal de Mato Grosso
8 - Universidade Federal de Mato Grosso

RESUMO -

Foram utilizadas 21 matrizes e suas respectivas leitegadas, distribuídas em um delineamento inteiramente ao acaso, com três tratamentos: Dentes intactos (DI), corte dos dentes rente à gengiva (DC) e desgaste dos dentes (DD), sete repetições com 10 animais por unidade experimental. As variáveis analisadas foram exame físico do aparelho mamário das matrizes e exame físico da cabeça e pescoço de leitões no d.1, d.7, d.14 e d.21. Foram observadas lesões superficiais e crostosas no aparelho mamário das matrizes no d.7, com frequência de sete matrizes na repetição, seis apresentaram lesões no aparelho mamário em DI (n=6/7, 85,71%), DC (n=6/7 (85,71%) e DD (n=4/7 (57,14%). No exame cutâneo da região da face dos leitões não houve diferença entre os escores: sem lesão (0) e com lesão (1, 2, 3) nos diferentes tratamentos. No entanto no d.7, a frequência de animais sem lesão foi maior. A manutenção dos dentes íntegros é uma prática comercial viável, e atende critérios de bem estar animal.

Palavras-chave: bem estar animal, corte de dentes, desgaste de dentes, suíno

SOWS-LITTER RELATIONSHIP THROUGH INJURY CRITERIA AMONG THREE TEETH MANAGEMENT PROCEDURES

ABSTRACT - Were utilizing 21 sows and their litter, distributed in a completely randomized design with 3 treatments: Intact teeth (IT), teeth cut close to the gingiva (TG) and teeth wear (TW), 7 replications of 10 animals. Were analyzed the physical examination of the mammary glands and physical examination of the head and neck of piglets in d.1, d.7, d.14 and d.21.There was observed superficial and crustal injury on the mammary glands in the d.7, with frequency of 7 sows in the repetition, 6 had lesions on the mammary glands in IT (n = 6/7, 85.71%), TG (n = 6/7 (85.71%) and TW (n = 4/7 (57.14%). There were no effects on face region examination of piglets between the scores: without injury (0) and injury (1, 2, 3) in the different treatments. However in d.7, the frequency of animals without lesion was higher. Maintaining intact teeth is a viable business practice, and attends animal welfare criteria.
Keywords: chrome, selenium, performance, swine


Introdução

A ingestão insuficiente de leite nos três primeiros dias pós-parto pelos leitões provoca distresse, aumentando a competitividade e agressividade na leitegada. Essa condição é caracterizada pelo ato de morder, seja leitão-leitão, geralmente, ocasionando lesões faciais, e/ou leitão-matriz, caracterizada por lesões nas glândulas do aparelho mamário (ZIMMERMAN et al., 2012 ). Com a modernização da suinocultura adotou-se o manejo de corte de dentes como medida preventiva a essas possíveis lesões por mordedura, tornando-se uma prática convencional durante muitas décadas. Este manejo é questionado por aumentar a suscetibilidade a doenças em leitões através da exposição da polpa dentária, tornando-se uma porta de entrada para patógenos, o que pode causar artrite, meningite, abscesso dentário e/ou septicemia (KOLLER, et al., 2008). Em muitos trabalhos científicos sobre manejo de dentes, os pesquisadores não avaliaram o efeito da saúde das matrizes em relação à sua leitegada (MARCHANT-FORDE et al., 2008). Desde 2008, o corte de dentes foi banido na Comunidade Europeia (EUROPEAN COMMISSION, 2008), e não recomendado na maioria dos países produtores e consumidores de carne suína, por ser considerada uma prática de manejo que contraria os princípios éticos de bem estar animal (BEIRENDONCK et al., 2012). Por outro lado, há uma resistência por muitos produtores quanto ao abandono desta prática. Uma alternativa ao corte é o desgaste dos dentes através de um dispositivo de alta rotatividade, que reduz a extremidade pontiaguda dos dentes. Uma terceira opção é a manutenção dos dentes intactos, que possui uma enorme relutância em sua adoção por parte dos produtores, principalmente, pela falta de consenso na literatura científica e entre técnicos no setor. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a relação matriz-leitegada através dos critérios de saúde e produtividade utilizando três procedimentos de manejo de dentes aplicados a suinocultura.

Revisão Bibliográfica

Na fase de maternidade, as maiorias das perdas produtivas ocorrem durante a primeira semana de vida dos leitões, sendo atribuído à ausência da assistência ao parto, instalações mal planejadas e manejo incorreto, o que predispõe matrizes e neonatos à ocorrência de doenças e redução de produtividade (BATES et al., 2003). A ingestão insuficiente de leite nos três primeiros dias pós-parto pelos leitões provoca distresse, com isso aumenta a competitividade e agressividade na leitegada. Essa condição é caracterizada pelo ato de morder, seja leitão-leitão, geralmente, ocasionando lesões faciais, e/ou leitão-matriz, caracterizada por lesões nas glândulas do aparelho mamário (ZIMMERMAN et al., 2012 ). Com a modernização da suinocultura adotou-se o manejo de corte de dentes dos leitões como medida preventiva a essas possíveis lesões por mordedura, tornando-se uma prática convencional durante muitas décadas. Este manejo é questionado por aumentar a suscetibilidade a doenças em leitões através da exposição da polpa dentária, tornando-se uma porta de entrada para patógenos, o que pode causar artrite, meningite, abscesso dentário e/ou septicemia (KOLLER, et al., 2008). Além do risco a saúde, há também possibilidade de causar efeito negativo no desempenho dos leitões. Este é dependente do estado de saúde (infecção urinária, metrite, mastite, doenças crônicas, hipertermia e dor) e/ou nutricional da fêmea, que podem interferir na produção de leite (SOBESTIANSKY & BARCELLOS, 2012). Em muitos trabalhos científicos sobre manejo de dentes, os pesquisadores não avaliaram o efeito da saúde das matrizes em relação à sua leitegada (MARCHANT-FORDE et al., 2008). Desde 2008 o corte de dentes foi banido na Comunidade Europeia (EUROPEAN COMMISSION, 2008), e não recomendado na maioria dos países produtores e consumidores de carne suína, por ser considerada uma prática de manejo que contraria os princípios éticos de bem estar animal (BEIRENDONCK et al., 2012). Por outro lado, há uma resistência por muitos produtores quanto ao abandono desta prática. Uma alternativa ao corte é o desgaste dos dentes através de um dispositivo de alta rotatividade. Uma terceira opção é a manutenção dos dentes intactos, que possui uma enorme relutância em sua adoção por parte dos produtores, principalmente, pela falta de consenso na literatura científica e entre técnicos no setor.

Materiais e Métodos

Foram utilizadas 21 matrizes e suas respectivas leitegadas, distribuídas em um delineamento inteiramente ao acaso, com três tratamentos: Manutenção dos dentes intactos (DI), corte dos dentes rente à gengiva (DC) e desgaste dos dentes (DD), sete repetições com 10 animais por unidade experimental. O corte dos dentes foi realizado com alicate e o desgaste foi feito por um desgastador com lâmina de diamante de alta rotação (Pigmatic®, SFK Technologies, Denmark). O aparelho mamário das matrizes foi avaliado antes do parto e em quatro momentos após o parto: dia 1, dia 7, dia 14, dia 21 (d.1, d.7, d.14 e d.21), seguindo os critérios adaptados de Brown et al. 1996. Os leitões foram avaliados em quatro momentos (d.1, d.7, d.14 e d.21) e consistiu no exame da cavidade oral e pele da região da face. As lesões foram classificadas de acordo com os escores (0, 1, 2 e 3), correspondente á ausência, leve, moderado e acentuado, seguindo adaptações de Brown et al. (1996). Para os dados de lesões no aparelho mamário de matrizes foi utilizada a estatística descritiva. Para a análise da frequência de lesões de leitões foi aplicado o teste qui-quidrado ao nível de 5% de probabilidade.

Resultados e Discussão

No exame do aparelho mamário foram observadas lesões superficiais e crostosas no d.7 para os diferentes tratamentos, com frequência de sete matrizes na repetição, seis apresentaram lesões no aparelho mamário em DI (n=6/7, 85,71%), DC (n=6/7 (85,71%) e DD (n=4/7 (57,14%). Estudos anteriores mostraram lesões similares em dois padrões distintos: presença (LEWIS 2005b) ou ausência (GALLOIS et al., 2005), mas a maioria não menciona o exame físico do aparelho glândula mamário das fêmeas, baseando-se apenas na saúde do leitão (BATES et al., 2002; LEWIS et al., 2005a, MARCHANT-FORDE et al., 2008). As lesões superficiais e crostosas, observadas provavelmente foram causadas pelo atrito de sucção no momento da amamentação. Em nenhuma matriz foi observada lesões profundas, cortes ou lacerações. Apesar dessas lesões superficiais e crostosas, os efeitos na produtividade e comportamento materno das matrizes não foram notados, essas lesões praticamente desapareceram aos 21 dias. No exame da face dos leitões não houve diferença entre os escores de lesão: sem lesão (0) e com lesão (1, 2, 3) nos diferentes tratamentos, (DC, DD e DI), durante o exame físico no d.1, d.14 e d.21. No entanto no d.7, verificou-se que a frequência de animais sem lesão foi significativamente maior (superior a 80% dos animais); tabela 1. Além disso, nos animais do DD e DI não foram encontrados animais com escore máximo de lesão. Entre os grupos não houve diferença significativa entre a gravidade de lesões nos animais, no entanto, verificam-se mais animais com lesões discretas a moderadas nos tratamentos de desgaste dos dentes e com dentes intactos. Os escores 1, 2 e 3 foram diferentes do escore (0), independente do tratamento, o que provavelmente seja atribuído ao efeito materno de produção de leite, suprindo de forma adequada a demanda nutricional dos leitões. Essa capacidade materna está relacionada à ausência de problemas de saúde, manejo nutricional das matrizes e uma proporcionalidade com o tamanho com a leitegada (1:10). Diversos autores observaram lesões faciais nos leitões (HOLYOAKE et al., 2004; LEWIS et al., 2005a; BATES et al., 2002), que atribuíram às disputas pelo acesso ao teto, principalmente, após uniformização tardia das leitegadas. De acordo com Hutter et al. (1993), a gravidade das lesões teve uma forte influência sobre o desempenho dos leitões. Gallois et al. (2005), obtiveram o mesmo padrão de lesão, no entanto, os grupos de corte e desgaste dos dentes apresentaram mais lesões em relação ao grupo de dentes intactos.  

Conclusões

A manutenção dos dentes íntegros é uma prática comercial viável e atende critérios de bem estar animal. No entanto, a adoção dessa prática só é possível se a matriz estiver em boas condições de saúde e bom status corporal, e que haja uma adequada relação entre a quantidade de leitões lactentes e disponibilidade de tetos funcionais.

Gráficos e Tabelas




Referências

BATES R, O.; HOGE M, D.; EDWARDS D, B., et al. The influence of canine teeth clipping on nursing and nursery pig performance. J Swine Health Prod. 2003;11(2):75-79. GALLOIS, M.; LE, Cozler, Y.; PRUNIER, A. Influence of tooth resection in piglets on welfare and performance. Preventive Veterinary Medicine 69 (2005) 13–23. HOLYOAKE, P, K.; BROEK, D, J.; CALLINAN, A, P. The effects of reducing the length of canine teeth in sucking pigs by clipping or grinding. Australian Veterinary Journal.. 82:574–576. HUTTER, S.; HEINRITZI, K.; REICH E. & EHRET W. 1993. Effects of diferente methods of tooth resection in suckling piglets. Tierärztl. Prax. 21(5):417-428. KOLLER, F. L.; BOROWSKI, S. M.; ASANOME, W.; et al. Abscessos dentários periapicais em leitões com síndrome multissistêmica do definhamento. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 28, p. 271-274, 2008. LEWIS, E.; BOYLE, L, A.; BROPHY, P., et al. The effect of two teeth resection procedures on the welfare of sows in farrowing crates. Part 2. Applied Animal Behaviour Science 90 (2005) 251–264. LEWIS, E.; BOYLE, L, A.; LYNCH, P, B.; et al. The effect of two teeth resection procedures on the welfare of piglets in farrowing crates. Part 1. Applied Animal Behaviour Science 90 (2005) 233–249. MARCHANT-FORDE, J. N.; LAY, D. C. Jr.; Mc MUMM, K. A.; et al. Postnatal piglet husbandry practices and well-being: the effects of alternative techniques delivered separately. Journal of Animal Science, v. 87, p. 1479-1492, 2009. Sobestiasnky, J; Barcellos, D.E.S.N. Doenças de Suínos. 2ed. 2ª ed. Cânone Editorial, Goiânia. 2012. 959p. VAN BEIRENDONCK, S.; DRIESSEN, B.; VERBEKE, G.; et al. Behavior of piglets after castration with or without carbon dioxide anestesia. Journal of Animal Science, v. 89, p. 3310-3317, 2011. ZIMMERMAN, J, J.; KARRIKER, L, A.; RAMIREZ, A., et al. Diseases of Swine. 10ed, Editora: Wiley-Blackwell, 2012, 1008p.