Terminação de novilhos holandeses em pastagem de cynodon em diferentes sistemas de produção

Saimon de Souza e Souza1, Adriano Moreira Umezaki2, Adalberto Luiz de Paula3, Alberto Luiz Gagstetter4, Luis Fernando Glasenapp de Menezes5, Fabiana Luiza Matielo de Paula6, Marcos Luis Molinete7, Roberta Farenzena8
1 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
3 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
4 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
5 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
6 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
7 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
8 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

RESUMO -

O objetivo do trabalho foi avaliar a produção de forragem e o desempenho de novilhos em pastagem do gênero Cynodon com suplementação ou irrigação. Foram utilizados 18 animais machos castrados, da raça holandês. Os tratamentos utilizados foram: pastagem sem irrigação (TEST), pastagem + irrigação (IRRG) e pastagem + suplementação (SUP) com três repetições. O ganho de peso médio diário (GMD) dos animais foi obtido pela diferença entre o peso final e inicial dos animais em cada período experimental, dividido pelo número de dias do período de pastejo. Os dados obtidos nas avaliações foram submetidos a um analise de variância e foi aplicado o teste “t“ considerando o nível de significância de 5%. Os animais suplementados tiveram um melhor rendimento no ganho de peso devido ao efeito substitutivo que a suplementação exerce diante da pastagem, e a massa de forragem se mostrou semelhante para os três tratamentos. O uso da irrigação não se mostrou viável para a produção animal.

Palavras-chave: Irrigação, suplementação, produção de forragem

Termination of Dutch steers on cynodon pasture in different production systems

ABSTRACT - The objective of this work was to evaluate the forage production and performance of steers on grazing of the genus Cynodon with supplementation or irrigation. Eighteen male castrated animals of the Dutch breed were used. The treatments used were: pasture + irrigation (IRRG), pasture + supplementation (SUP) and pasture without irrigation (TEST) with three replications. The daily mean weight gain (ADG) of the animals was obtained by the difference between the final and initial weight of the animals in each experimental period, divided by the number of days of the grazing period. The data obtained in the evaluations were submitted to an analysis of variance and the "t" test was applied considering the level of significance of 5%. Supplemented animals had a better yield on weight gain due to the substitutive effect of supplementation on pasture, and forage mass was similar for all three treatments. The use of irrigation did not prove viable for animal production.
Keywords: Irrigation, supplementation, forage production


Introdução

As características quantitativas e qualitativas de uma pastagem podem influenciar em melhores rendimentos na produção animal, uma vez que uma pastagem bem manejada, com uma boa massa de forragem e uma composição bromatológica ideal, pode proporcionar maior número de animais por área. A melhoria na produção das forragens e a eficiência no seu uso, com intuito de melhorar o desempenho animal e a produção animal por hectare, é o principal objetivo para um manejo correto da pastagem. O uso da irrigação é uma importante ferramenta nessa melhoria, pois tem como objetivo minimizar o estresse hídrico, melhorando o desempenho da pastagem e permitindo uma lotação animal semelhante durante todo o ano (AZEVEDO; SAAD, 2009). Outra forma de aumentar o rendimento na produção animal é o uso da suplementação. Segundo Paulino et al. (2004), a suplementação dos animais em pastejo é uma das principais estratégias para a melhoria dos sistemas de criação de bovinos. Além de permitir um equilíbrio adequado nas dietas e aumento da eficiência de conversão alimentar, proporciona um melhor rendimento no ganho de peso dos animais, permite que os animais sejam abatidos de forma mais precoce, e também pode aumentar a carga animal por área, que por consequência, melhora o nível de produção por unidade de superfície. Diante disso, objetivou-se avaliar a produção de forragem e o desempenho de novilhos em pastagem do gênero Cynodon com irrigação ou suplementação.

Revisão Bibliográfica

As cultivares do gênero Cynodon é uma espécie forrageira que vem sendo muito utilizadas em sistemas de produção de leite e carne bovina, além de servir de importante alimento para outras espécies animal, como equinos e ovinos (PEDREIRA, 2010). As gramíneas do gênero Cynodon apresentam boas características produtivas, elevada qualidade e boa capacidade de crescimento, tanto em regiões tropicais ou de clima sub tropical. Forragem de região tropical tem alto potencial de produção de matéria seca (MS). Taxa de acumulo de forragem superior a 100 kg de MS há-1 dia-1 têm sido encontradas em diversas espécies de forrageiras tropicais (REIS et al., 2004). Este grande potencial de produção de forragem permite explorar sistemas intensivos de produção, como taxas de lotação entre 4 a 15 UA ha-1 durante 150 a 210 dias da estação chuvosa e quente do ano (CORRÊA, 2006) De acordo com o grande potencial de produção das gramíneas tropicais, muitas vezes ocorre a subutilização dessas forrageiras nos sistemas de produção, sendo agravada pelo fato de no manejo não considerar a importância da eficiência de utilização da pastagem (DA SILVA, 2004). Algumas praticas como calagem do solo, correto manejo do pastejo, irrigação, adubação principalmente nitrogenada, proporcionam aumentos na produção e qualidade das forrageiras. Sendo que essas respostas estão ligadas a diversos fatores, principalmente ligados a espécie forrageira, finalidade da forragem, fatores físicos e químicos do solo e condições edafoclimáticas (FAGUNDES et al., 2006). Uma das tecnologias que vem se destacando para o aumento da produtividade das forrageiras é a utilização de sistemas de irrigação, porém esta tecnologia esta ligada a fatores climáticos como fotoperíodo e temperatura. A distribuição artificial de água nas pastagens por sistemas de irrigação é uma forma de contribuir para que os índices de rentabilidade e produtividade não sejam alterados pela falta de chuvas (ALENCAR et al., 2009). Outra forma de aumentar a produção de foragem e o desempenho dos animais a pasto é o uso da suplementação que visa suprir os nutrientes deficientes na forragem disponível. Além de corrigir essa deficiência e aumentar o ganho dos animais, a suplementação com concentrado para animais em pasto, pode aumentar a capacidade de suporte das pastagens, viabilizar o fornecimento de aditivos ou promotores de crescimento e auxiliar no manejo das pastagens (REIS et al., 2004).

Materiais e Métodos

O trabalho foi realizado em área pertencente a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Dois Vizinhos, no período de novembro de 2014 a março de 2015. Foram utilizados 18 animais da raça holandês com peso médio de 490 kg, e animais reguladores. O sistema de pastejo foi intermitente, com lotação fixa, sendo dois animais por piquete. Foram utilizados nove piquetes de 0,28 ha com pasto formado de Tifton 85 e Estrela Africana, com três tratamentos: pastagem sem irrigação, pastagem + irrigação, pastagem + suplementação, e três repetições, em um delineamento inteiramente casualizado. A suplementação foi a base de milho moído, fornecido 1% do peso vivo animal dia-1. Para o manejo da irrigação, o monitoramento da tensão de água no solo foi realizado através de um tensiômetro digital. O manejo de água (momento e volume de irrigação) foi determinado através da avaliação da tensão de água no solo, obtido no laboratório de física do solo no Departamento de Biossistemas da ESALQ-USP. A massa de forragem foi determinada com intervalos de 21 dias, utilizando a técnica da dupla amostragem (Wilm et al., 1944), e a determinação da taxa de acúmulo diário de matéria seca foi realizada segundo a metodologia descrita por (KLINGMAN et al., 1943). As amostras da pastagem total foram secas em estufa de ventilação forçada de ar, após isso, foram moídas em moinho de facas com peneira de um mm e posteriormente encaminhadas para analises bromatológicas no laboratório de análise de alimentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Dois Vizinhos. O ganho de peso médio diário (GMD) dos animais foi obtido pela diferença entre o peso final e inicial dos animais em cada período experimental, dividido pelo número de dias do período de pastejo. Os dados obtidos foram submetidos a um analise de variância e quando significativo o efeito dos tratamentos, as médias foram comparadas entres si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade utilizando o Software estatístico SAS (SAS, 2001).  

Resultados e Discussão

A massa de forragem apresentou diferença (P<0,05) entre os tratamentos (Tabela 1), no tratamento suplementado e o sem irrigação, a menor massa de forragem do sistema irrigado pode ser atribuída a maior compactação do solo e maior carga animal na área, devido a dimensão reduzida dos piquetes. A taxa de acumulo de forragem e a produção de matéria seca permaneceram constantes entre os tratamentos com média de 111,8 kg de MS ha dia-1 e 13,1 toneladas (ton) ha-1, não apresentando diferença significativa. Segundo Friborg (1985) isso ocorre pelo efeito da temperatura média durante o experimento, ficando próxima aos 35ºC, proporcionando condições climáticas ideais para este gênero forrageiro. A carga animal (CA) foi fixa com dois animais testes por piquete, nos piquetes irrigados a CA foi superior (P<0,05), resultando em uma oferta de forragem (OF) reduzida (P<0,05) quando comparada aos outros tratamentos. Segundo Lanzanova et al., (2007), uma elevada taxa de lotação de animais durante um espaço de tempo reduzido, promove a compactação superficial do solo. De acordo com Ralisch et al. (2008) os maiores valores de resistência a penetração no solo se encontra nas camadas mais superficiais e 0 a 10 cm de profundidade em áreas de pastagem, sendo que a resistência a penetração maior que 2 MPa começa a proporcionar efeitos restritivos ao crescimento das plantas. O ganho de peso médio diário foi superior (P<0,05) nos animais suplementados (0,662 kg dia-1). Silveira et al., (2006) relata que a suplementação energética ocasiona uma maior proporção de carboidratos não fibrosos no rúmen, aumentando assim a eficiência do uso do nitrogênio da pastagem, auxiliando na melhora do desempenho animal.  Desta forma Silva et al. (2015) indica que os suplementos devem ser formulados com a finalidade de fornecer maiores teores de proteína metabolizável no rúmen, podendo ser obtido através do suprimento de energia de rápida disponibilidade para o aumento da assimilação dos compostos nitrogenados da forragem.

Conclusões

A suplementação influenciou o rendimento no ganho de peso dos animais. A utilização da irrigação em função da elevada precipitação atmosférica não interferiu nas variáveis de produção animal, como a massa de forragem e taxa de acúmulo.

Gráficos e Tabelas




Referências

ALENCAR, C.A.B. et al. Irrigação de pastagem: atualidade recomendações para uso e manejo. Revista Brasileira de Zootecnia., v.38, p.98-108, 2009. AZEVEDO, L.P.; SAAD, João, C.C. Irrigação de pastagens via pivô central, na bovinocultura de corte. Irriga, v.14, p.492-503, 2009. CORRÊA, L.A;. Irrigação de pastagens formadas por gramíneas forrageiras tropicais. São Carlos: Embrapa, 2006. DA SILVA, S.C. Understanding the dynamics of herbage accumulation in tropical grass species: the basis for planning efficient grazing management practices. In: SYMPOSIUM ON GRASSLAND ECOPHYSIOLOGY AND GRAZING ECOLOGY, 2. Anais...Curitiba: UFPR, 2004. FAGUNDES, J.l. et al. Características morfogênicas e estruturais do capim-braquiária em pastagem adubada com nitrogênio avaliada nas quatro estações do ano. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, MG, v. 35, n. 1, p. 21- 29, 2006. FRIBOURG, H.A. Summer annual grasses. In: HEATH, M.E.; BARNES, R.F.; MEATCALFE, D.S. (Eds.) Forages: the science of grassland agriculture. Ames: Iowa State University Press, 1985. p.278-286. KLINGMAN, D.L.; MILES, S.R.; MOTT, G.O.The cage method for determining consumption and yield of pasture herbage.Journal of the American Society Agronomy, v.35, p.739-746, 1943. LANZANOVA, M.E. et al. Atributos físicos do solo em sistema de integração lavoura-pecuária sob plantio direto. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 31, p. 1131-1140, 2007. PAULINO, M.F.; FIGUEIREDO, D.M.; MORAES, E.H.B.K. et al. Suplementação de Bovinos em pastagens: uma visão sistêmica. In: SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE, 4., 2004, Viçosa, MG. Anais... Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, 2004. p.93-144. PEDREIRA, C.G.S. Gênero Cynodon. In: FONSECA, D.M.; MARTUSCELLO, J.A. (Eds.) PlantasForrageiras. Viçosa, MG: UFV, p. 78-130, 2010. RALISCH, R.; MIRANDA, T.M.; OKUMURA, R.S.; BARBOSA, G.M.C.; GUIMARÃES, M.F. SCOPEL, E.; BALBINO, L.C. Resistência à penetração de um Latossolo Vermelho Amarelo do Cerrado sob diferentes sistemas de manejo. Revista Brasileira de EngenhariaAgrícola e Ambiental. Campina Grande, v. 12, n.4, p. 381–384, 2008. REIS, R. A.; BERTIPAGLIA, L.M.A.; FREITAS, D.; MELO, G.M.P.; BALSALOBRE, M.A.A. Suplementação protéica-energética e mineral em sistema de produção de gado de corte nas águas e nas secas. In: SIMPÓSIO SOBRE BOVINOCULTURA DE CORTE: PECUÁRIA DE CORTE INTENSIVA NOS TRÓPICOS, 5. Anais... Piracicaba: FEALQ, 2004. p. 171-226. SILVA, M.R.P. et al. Suplementos múltiplos para novilhas de corte em pastejo no período seco. Semina:Ciências Agrárias, Londrina, v. 36, n. 1, p. 525-540, jan./fev. 2015. SILVEIRA, M.F. et al. Ganho de peso vivo e fermentação ruminal em novilhos mantidos em pastagem cultivada de clima temperado e recebendo diferentes suplementos. Ciência Rural, Santa Maria, v.36, n.3, p.898-903, 2006. WILM, H.G.; COSTELLO, D.F.; ICLIPPLE, G.E. Estimating forage yield by the double-sampling method. I. Amer. Soe. Agron., 36:194-203, 1944.