Inclusão de glicerina purificada em dietas de frangos de corte de 1 a 42 dias de idade

Jefferson Rodrigues da Silva1, Roberta Gomes Marçal Vieira Vaz2, Mônica Calixto da Silva3, Mayara da Cruz Ribeiro4, Magna Ferreira de Oliveira5, Airton Bertoldo dos Santos6, Jerry Kleube Felix Monteiro Junior7, Juliane dos Santos de Souza Eloi8
1 - Universidade Federal do Tocantins
2 - Universidade Federal do Tocantins
3 - Universidade Federal do Tocantins
4 - Universidade Federal do Tocantins
5 - Universidade Federal do Tocantins
6 - Universidade Federal do Tocantins
7 - Universidade Federal do Tocantins
8 - Universidade Federal do Tocantins

RESUMO -

O experimento foi conduzido no Setor de Avicultura da Universidade Federal do Tocantins, Araguaína – TO, com objetivo de avaliar a inclusão de glicerina purificada em dietas de frangos de corte de 1 a 42 dias de idade. Foram utilizados 240 pintos de corte, de um dia, da linhagem Cobb 500®, em delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e seis repetições de dez aves. Foram avaliados o ganho de peso, o consumo de ração, a conversão alimentar, o peso final, as vísceras comestíveis, a gordura abdominal, e o peso e comprimento do intestino delgado. Os níveis de glicerina purificada nas dietas afetaram (p0,05) sobre a conversão alimentar. Não houve efeito (p>0,05) sobre os pesos de fígado, moela, coração, gordura abdominal, e peso e comprimento do intestino. A inclusão de até 6% de glicerina purificada nas dietas mostrou-se viável para frangos de corte de 1 a 42 dias de idade.

Palavras-chave: alimento alternativo, biodiesel, desempenho produtivo

Glycerin inclusion purified in broiler diets in step 1 in 42 days old

ABSTRACT - The experiment was conducted in the Poultry Sector of the Federal University of Tocantins, Araguaína - TO, with the objective of evaluating the inclusion of purified glycerin in broiler diets from 1 to 42 days of age. A total of 240 day-old Cobb 500® broiler chicks were used in a completely randomized design with four treatments and six replicates of ten birds. Weight gain, feed intake, feed conversion, final weight, edible viscera, abdominal fat, and weight and length of the small intestine were evaluated. The levels of glycerin purified in the diets affected (p <0.05) the weight gain, the feed consumption and the weight of the birds at 42 days, there was no effect (p> 0.05) on feed conversion. There was no effect (p> 0.05) on weights of liver, gizzard, heart, abdominal fat, and bowel weight and length. The inclusion of up to 6% of purified glycerin in diets was feasible for broiler chickens from 1 to 42 days of age.
Keywords: Alternative food, biodiesel, productive performance


Introdução

Os altos custos com a alimentação de frangos de corte, desperta o interesse por fontes alternativas de alimentos, que possam substituir uma fração dos alimentos energéticos e proteicos na dieta, visando diminuir os custos e minimizar os impactos ambientais gerados pela elevada quantidade de coprodutos produzidos nas agroindústrias. Dentre esses coprodutos, tem-se a glicerina, um coproduto extraído do processo da fabricação do biodiesel, que apresenta potencialidade de aplicação na alimentação das aves, principalmente, pelo alto valor de energia metabolizável (DOZIER et al., 2008; 2011; LAMMERS et al., 2008). Ao utilizar a glicerina para avaliar seus efeitos na dieta de frangos de corte, Cerrate et al. (2006) concluíram que o nível de até 5% do alimento pode ser utilizado  sem reduzir o desempenho das aves de 1 a 42 dias de idade. Com base no exposto, objetivou-se avaliar a inclusão de níveis crescentes de glicerina purificada em dietas para frangos de corte de 1 a 42 dias de idade.

Revisão Bibliográfica

O biodiesel pode ser definido como um substituto natural e renovável do diesel de petróleo, produzido a partir da transesterificação. Deste modo, TRZECIAK (2008) relata que a transesterificação é o procedimento de uma reação química empregando álcoois comum de cadeia curta e óleos vegetais ou gordura animal, com o estímulo de um catalizador (hidróxido de sódio), obtendo como produto final, o biodiesel, deste processo também é extraído a glicerina, que geralmente é empregada na fabricação de cosméticos, sabonetes e produtos farmacêuticos (ABDALLA et al., 2008). A glicerina purificada é um componente produzido por reações químicas, contendo aproximadamente 95% de glicerol (MOTA et al., 2009). A glicerina é um composto orgânico com característica líquido viscoso, incolor, inodoro, e de sabor adocicado.  Além disso, Lardy (2018) relata que as pesquisas que já foram conduzidas, indicam que a utilização da glicerina pode ser incluída em diferentes tipos de dieta animal. De acordo com Dozier et al. (2011), avaliaram amostras da glicerina bruta, a partir de diferentes fontes de processamento e observaram que a EMAn variou de 3.254 a 4.134 kcal/kg, e contataram que a glicerina bruta  pode ser uma fonte eficiente de energia para frangos de corte. Ao avaliar os efeitos da inclusão da glicerina na dieta das aves, Cerrate et al. (2006) desenvolveram dois experimentos, utilizando 0; 5 e 10% e 0; 2,5 e 5% de inclusão de glicerina bruta e concluíram que a inclusão de 5% de glicerina na dieta de frangos de corte de 1 a 42 dias de idade não reduz o desempenho das aves. Os resultados dos estudos acima colocam a glicerina como ingrediente promissor na alimentação das aves em diferentes fases de produção. No entanto, estudos apontaram para melhores resultados de desempenho de frangos de corte alimentados com até 5% de inclusão do alimento.

Materiais e Métodos

O experimento foi conduzido no Setor de Avicultura da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal do Tocantins, localizado no Campus de Araguaína – TO, no período de 10 de outubro a 21 de novembro de 2016. Sendo aprovado pela Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Federal do Tocantins (CEUA-UFT), protocolo nº 23101.000830/2014-16. Foram utilizados 240 pintos de corte, da linhagem Cobb 500®, de um dia de idade. As aves foram alojadas em galpão experimental de alvenaria, provido de 24 boxes de 2 m2, com comedouros e bebedouros tubular e pendular, respectivamente. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC), com quatro tratamentos (0, 2, 4, e 6 % de inclusão de glicerina purificada) e seis repetições de dez aves por unidade experimental. As dietas experimentais foram calculadas considerando a composição química da glicerina purificada e as exigências nutricionais para frangos de desempenho médio, de acordo com as recomendações de Rostagno et al. (2011) para as fases de 1 a 21 e de 22 a 42 dias de idade. As variáveis avaliadas foram o ganho de peso (GP), o consumo de ração (CR), a conversão alimentar (CA), o peso final (PF), as vísceras comestíveis (coração, fígado, moela), a gordura abdominal, e o peso e/ou comprimento do intestino delgado. Aos 42 dias de idade, duas aves de cada unidade experimental, com peso corporal próximo ao da média (± 5%), foram submetidas a jejum alimentar de 8 horas, em seguida abatidas. As vísceras comestíveis (moela, coração e fígado) e o intestino delgado foram coletados durante a evisceração, limpos, secos em papel toalha e pesados separadamente em balança de precisão. Os pesos relativos dos cortes, das vísceras comestíveis e do intestino delgado foram obtidos em relação à carcaça depenada e eviscerada. As análises estatísticas foram realizadas com o auxílio do programa estatístico SISVAR, considerando um nível de significância igual ou inferior a 5%.

Resultados e Discussão

Os níveis crescentes de inclusão de glicerina purificada nas rações afetaram (P>0,05) o consumo de ração (CR), o ganho de peso (GP), e o peso das aves aos 42 dias (P42d), não havendo efeito (P>0,05) sobre a conversão alimentar (CA) (Tabela 1). Em estudo realizado por Sehu et al. (2012) para avaliarem a glicerina na alimentação de frangos de corte de 1 a 42 dias de idade, e observaram que a inclusão de até 5% do alimento não afetou nenhuma das características de desempenho. Os níveis de inclusão de glicerina purificada nas dietas não afetaram (p>0,05) os pesos relativos do coração, moela, fígado, gordura abdominal, o peso relativo e/ou comprimento do intestino delgado (Tabela 2). Esses resultados discordam dos encontrados Sehu et al. (2012) que avaliaram diferentes níveis de glicerina na alimentação de frangos de corte e observaram redução no peso relativo do coração de frangos de corte alimentadas com dietas contendo 5% de glicerina.

Conclusões

A inclusão de até 6% de glicerina purificada mostrou-se viável para a alimentação de frangos de corte de 1 a 42 dias de idade.



Gráficos e Tabelas




Referências

CERRATE, S.; YAN, F.; WANG, Z.; COTO, C.; SACAKLI, P.; WALDROUP, P. W. Evaluation of glycerine from biodiesel production as a feed ingredient for broilers. International Journal of Poultry Science, n. 5, v. 11, p. 1001-1007, 2006.   DOZIER, W. A.; KERR, B. J.; BRANTON, S. L. Apparent metabolizable energy of crude glycerin originating from different sources in broiler chickens. Poultry Science, n. 90, p. 2528-2534, 2011.   DOZIER, W. A.; KERR, B. J.; CORZO, A.; KIDD, M. T.; WEBER, T. E.; BREGENDOAHL, K. Apparent metabolizable energy of glycerin for broiler chickens. Poultry Science, v. 87, p. 317–322, 2008.   LAMMERS, P. J.; KERR, B. J.; HONEYMAN, M. S.; STALDER, K.; DOZIER, W. A.; WEBER, T. E.; KIDD, M. T.; BREGENDAHL, K. Nitrogen-corrected apparent metabolizable energy value of crude glycerol for laying hens. Poultry Science, n. 87, p. 104-107, 2008.   ROSTAGNO, H.S.; ALBINO, L.F.T.; DONZELE, J.L.; GOMES, P.C.; OLIVEIRA, R.F. de; LOPES, D.C.; FERREIRA, A.S.; BARRETO, S.L.de. T; EUCLIDES, R. F. Tabelas brasileiras para aves e suínos composição de alimentos e exigências nutricionais. Viçosa: UFV, Imprensa Universitária, 252p, 2011.   ABDALLA, A.L.; SILVA FILHO, J.C. da; GODOI, A.R. de; CARMO, C. de A.; EDUARDO, J.L. de P. Utilização de subprodutos da indústria de biodiesel na alimentação de ruminantes. Revista Brasileira de Zootecnia, v.37, p.260‑258, 2008.   LARDY, G. P. 2008. Biodiesel benefits for cattle producers: Feeding byproducts of biodiesel production. In: Western Organization of Resource Council. Pages 1-28.   MOTA, C. J. A.; SILVA, C. X. A.; GONÇALVES, V. L. C. Gliceroquímica: novosprodutos e processos a partir da glicerina de produção de biodiesel. Química Nova, v.32, n.3, p.639-648, 2009. SEHU, A. KUCUKERSAN, S.; COSKUN, B.; KOKSAL, B.H.; CITIL, O.B. Effects of dietary glycerol addition on growth performance, carcass traits and fatty acid distribution in cloacal fat in broiler chickens. Revue de Médecine Vétérinaire, 2012, v. 163, n. 4, p. 194-200, 2012. TRZECIAK, B. M.; NEVES, B. M.; VINHOLES, P.S.; VILLELA, F. A. Utilização de sementes de espécies oleaginosas para produção de biodiesel. Informativo Abrates, 2008, v.18, n.1,2,3 p.030-038, 2008.