PERFIL DO CONSUMIDOR DE LEITE DE CABRA E DERIVADOS NA CIDADE DE CAXIAS-MA

Andréia Freitas de Oliveira1, Francislanny Stefanny Santos da Silva2, José Ailton Alves Costa3, Maria Jocilany Passos da Silva4, Jessica Layanne Ferreira Lima5
1 - IFMA
2 - IFMA
3 - IFMA
4 - IFMA
5 - IFMA

RESUMO -

A caprinocultura é uma atividade econômica de grande importância, especialmente no Nordeste brasileiro, servindo como fonte de renda, subsistência e fator de fixação do homem no interior. Apesar de todo o potencial funcional e nutritivo já reconhecido do leite de cabra, a caprinocultura leiteira ainda se caracteriza por ser uma atividade desenvolvida de forma empírica e extensiva e com baixos níveis de tecnologia, além de dificuldades no setor produtivo que incluem entraves na comercialização e pequeno número de produtos derivados disponíveis no mercado. O presente trabalho teve como objetivo diagnosticar o perfil dos consumidores de leite e derivados lácteos de cabra no município de Caxias-MA. Foram entrevistados 150 consumidores utilizando roteiro semi-estruturado. Os dados revelaram que apesar de a maioria conhecerem leite de cabra, o produto é pouco ofertado e por isso pouco consumido, mostrando um potencial mercado para esses produtos.

Palavras-chave: Consumo, leite caprino, produtos lácteos

PROFILE OF GOAT'S MILK CONSUMERS IN CAXIAS – MA

ABSTRACT - Goat farming is an economic activity of great importance, especially in the Brazilian Northeast, serving as a source of income, subsistence and a factor of fixation of man in the interior. Despite all the functional and nutritional potential already recognized in goat's milk, dairy goats are still characterized by an empirical and extensive development and low levels of technology, as well as difficulties in the productive sector, including obstacles to commercialization and small number of derivative products available on the market. The present study aimed to diagnose the profile of milk and dairy goat consumers in the city of Caxias-MA. Thirty-two individuals were interviewed using a semi-structured script. The data revealed that although the majority know goat's milk, the product is little offered and therefore little consumed, showing a potential market for these products.
Keywords: consumer, goat’s milk, milk products


Introdução

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2014, o rebanho nacional de caprinos alcançou 8.851.879 cabeças, sendo 91,6% desse efetivo na Região Nordeste (91,6%), concentrando o 22º rebanho mundial de caprinos (FAO, 2015; IBGE, 2015). É uma atividade de extrema importância econômica e social, principalmente para a população do sertão nordestino, sendo fonte de proteína animal, além de gerar oportunidades de emprego e renda, se apresentando como alternativa para a diversificação da produção e aumento da rentabilidade das propriedades rurais. Os principais produtos originários da criação de caprinos são a própria comercialização de matrizes e reprodutores, carne, leite, pele e seus derivados. O leite de cabra é um alimento que apresenta alta qualidade dietética e elementos necessários à nutrição humana. O consumo diário de um litro pode suprir até 1/3 das necessidades alimentares diárias de um adulto, sendo seus níveis de cálcio, fósforo, potássio e magnésio superiores ao de leite de vaca, assim como os teores de fósforo, sódio, potássio e das vitaminas A, colina, tiamina, riboflavina, ácido nicotínico e biotina são superiores aos de leite humano (QUADROS, 2007) e apesar de ser um alimento de alto valor nutricional é possível notar certa resistência a seu consumo. O presente trabalho tem como objetivo diagnosticar o perfil dos consumidores de leite de cabra e derivados no município de Caxias-MA

Revisão Bibliográfica

De acordo com a Food and Agricultural Organization (FAO, 2015), em 2005 a produção mundial de leite da cabra atingiu 12,5 milhões de toneladas, mas menos de 5 % deste total foi comercializado. A maior parte do leite de cabra produzido no mundo é utilizado no consumo doméstico das famílias (auto-consumo), vendido para a vizinhança ou usado na alimentação das crianças (DUBEUF, 2005). No Brasil, a produção de leite de cabra foi de 150.000 toneladas/ano, o que representa 1,1% da produção mundial (FAO, 2015). Não obstante, nos países desenvolvidos, o sistema organizacional (de produção e comercialização) do leite de cabra constitui-se em um setor que oferta produtos de qualidade superior aos consumidores, especialmente os de renda alta.  Já nos países em desenvolvimento, a importância econômica deste setor é ainda muito pequena (DUBEUF, 2005). O mercado nacional de leite de cabra ainda está em desenvolvimento e, ultimamente, tem crescido devido à demanda dos consumidores dos centros urbanos e da inserção do leite na merenda escolar, especialmente do Nordeste (MARTINS et al., 2007). Nessa região, a produção de leite de cabra representa uma importante atividade econômica praticada por pequenos e médios produtores e alguns órgãos do governo têm realizado programas de melhoria tecnológica da indústria (BELTRÃO FILHO et al., 2008); porém, ainda assim, a produção apresenta baixos níveis de desempenho. A industrialização ainda é restrita por razões como: pequena produção, hábito alimentar da população, desconhecimento dos valores nutricionais, preconceito e alto preço comparado aos similares bovino (RESENDE; TOSETTO, 2004). Segundo Pinho et al., (2010), a comercialização é sem dúvida o grande "gargalo" da caprinocultura leiteira no Brasil, estando o resultado da atividade via de regra, condicionado ao desempenho dos produtos no mercado. Para Martins et al., (2007), a comercialização vai além da aceitação e preço em nível mercadológico, mas, particularmente, à qualidade dos produtos e ao poder de compra dos consumidores. Ainda para estes autores, existem pontos importantes a considerar, além da qualidade dos produtos. Fatores como a oferta constante, o acondicionamento e a apresentação, a freqüência de entrega e o número de clientes, além do "marketing" adequado voltado para o público em geral ou, se for o caso, uma divulgação técnica específica para profissionais de saúde precisam ser considerados.

Materiais e Métodos

A pesquisa foi conduzida na cidade de Caixas, localizada na região Leste do Maranhão. O levantamento foi realizado junto a supermercados, mercados e feiras buscando-se entrevistar, aleatoriamente, consumidores que fizessem compras na seção de laticínios. No questionário, foram incluídas questões sobre características socioeconômicas dos entrevistados, além de perguntas sobre conhecimento e consumo de leite de cabra e derivados e possíveis motivos para o consumo ou não destes, incluindo a freqüência, local onde esse produto é adquirido, além de algumas características dos produtos. As informações coletadas em cada questionário foram tabuladas e apresentadas em percentagem através do uso do software Excel.

Resultados e Discussão

Foram entrevistadas 150 pessoas, sendo a maioria do sexo feminino (70%) e com a renda familiar maior que 1 e menor ou igual a 2 salários mínimos (27%). A tabela 1 mostra dados referentes ao conhecimento e consumo do leite de cabra e seus derivados. Quando perguntado quais os motivos que os levam a consumir leite de cabra e seus derivados, 33% responderam que estão habituados a consumir leite de cabra e o consomem por que ele é “saudável/forte”; 17% disseram que é por causa do seu “sabor agradável”; 17% responderam “porque as crianças consomem” e 13% responderam que necessitam consumir “por causa de doenças na família”. Para os derivados, cerca de 56% dos consumidores que estão habituados a consumir derivados de leite de cabra responderam que o consomem por causa do seu “sabor agradável”; 13% disseram que eles são “saudável/forte” e, 13% consomem porque “são produtores de leite de cabra”. Quanto aos que não consomem leite de cabra e seus derivados, a maioria dos entrevistados (32% para leite e 41% para derivados) não os consomem “por falta de costume/hábito”. Chama a atenção o fato de que 28% e 26% dos entrevistados responderam que não compram leite de cabra e seus derivados pois “falta oferta do produto”. Como se pode vê, existe um mercado potencial para o leite de cabra e seus derivados que os produtores precisam conquistar, uma boa estratégia seria o aumento e a regularidade da oferta. Cerca de 19% dos entrevistados, não os consomem porque “não gostam do sabor e do cheiro forte” do leite de cabra. Aos entrevistados que responderam que não têm o hábito de consumir os produtos, foi feita a seguinte pergunta: mesmo não consumindo, teria alguma possibilidade de sua família vir a consumir leite de cabra e/ou derivados no futuro? 81% responderam que sim e 19% disseram não. Foi perguntado aos entrevistados sobre a percepção que eles tinham sobre a oferta de leite de cabra e seus derivados no mercado de Caxias. Para tanto, perguntou-se se no mercado local a oferta destes produtos era satisfatória. Cerca de 93% dos entrevistados afirmaram que a oferta não era satisfatória e 7% disseram que sim. Foi ainda perguntado o que poderia ser feito para aumentar o consumo de leite de cabra e seus derivados no mercado de Caxias e as respostas foram: 56% aumentar a oferta do produto; 25% responderam divulgação do produto; 15% baixar os preços e; 4% disseram que nada poderá ser feito. Estas respostas apontam para a necessidade de uma maior oferta do produto, além da divulgação do produto, através de estratégias de marketing. Para saber qual a preocupação que o consumidor tem em saber se o produto que ele está consumindo é ou não inspecionado, fez-se a seguinte pergunta: você costuma olhar se o produto possui carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) ou Serviço de Inspeção Estadual (SIE)? 30% responderam que sim; 70% disseram que não.

Conclusões

Os dados revelaram que apesar de a maioria conhecerem leite de cabra, o produto é pouco ofertado e por isso pouco consumido, mostrando um potencial mercado para esses produtos.

Gráficos e Tabelas




Referências

BELTRÃO FILHO, E. M. et al. Avaliação higiênico-sanitária do leite de cabra comercializado no estado da Paraíba, Brasil. Saúde Prod. Animal, v. 9, n. 4, p. 672-9, 2008. DUBEUF, J.P., Structural, market and organizational conditions for developing goat dairy production systems. Small Ruminant Res., n,60, p.67-74. 2005.   FAO. FAOSTAT Statistics Division 2015. Disponível em: <http://faostat.fao.org>. Acesso em: 15 jan. 2016.   IBGE, Censo Agropecuário. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Agropecuária, Pesquisa da Pecuária Municipal, 2015. Disponível em: < www.ibge.gov.br> Acesso em: 12 jan. 2016.   MARTINS, E.C.; WANDER, A.E.; CHAPAVAL, L., BOMFIM, M.A.D. O mercado e as potencialidades do leite de cabra na cidade de Sobral-CE: A visão do consumidor. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 7., Fortaleza, 2007. Anais... Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2007. 15 f. 1 CD-ROM.   QUADROS, D.G. Leite de cabra: Produção e Qualidade. UNEB Programa de OvinoCaprinocultura da Bahia. Núcleo de Estudo e Pesquisa em Produção Animal.2007 Disponível em: http://www.capritec.com.br/pdf/LeiteCabraProduca oQualidade.pdf. Acesso em: 04 out. 2016.   PINHO, A.C.A. et al. Análise dos hábitos do consumidor de leite de cabra pasteurizado e seus derivados. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSAO, 10., Recife, 2010. Anais... Recife: UFRPE: Recife, 2010. CD-ROM   RESENDE, K. T.; TOSETTO, E. M. Avaliação de estratégias de manejo em criatórios de caprinos leiteiros. In: ENCONT. NAC. PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESPÉCIE CAPRINA, 8., 2004, Botucatu. Anais... Botucatu: UNESP/ FMVZ, p. 184-98.