CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CORDEIROS DA RAÇA OVINA CRIOULA SUBMETIDOS A DIFERENTES DIETAS CONTENDO FARELO DE ARROZ INTEGRAL

Fernanda Bernardi Scheeren1, Renata Alves das Chagas2, Gladis Ferreira Corrêa3, Paulo Rodinei Soares Lopes4, Giovane Menegon Pias5, Dyéssica Santos6, Monique Sória Ferreira7, Leandro Vieira dos Santos8
1 - Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
2 - Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
3 - Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
4 - Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
5 - Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
6 - Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
7 - Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
8 - Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

RESUMO -

A procura por subprodutos da agroindústria vem se destacando para utilização na formulação de rações para animais. Este trabalho objetivou verificar o efeito do Farelo de Arroz Integral (FAI) no crescimento e desenvolvimento de cordeiros da raça ovina Crioula Lanada, em confinamento. Foram utilizados 22 cordeiros com peso médio inicial de 20,45 quilos, confinados em baias individuais que receberam as dietas com inclusão de 0, 15 e 30% de FAI em substituição ao milho. Foram avaliados: comprimento corporal, altura do posterior e anterior, perímetro torácico e compacidade corporal (cm/kg). Não foram observadas diferenças significativas (P>0,05) para as variáveis: peso corporal e ganho total (kg), escore de condição corporal, comprimento corporal, altura do posterior e circunferência torácica (cm) e compacidade (cm/kg) para os tratamentos. O FAI em inclusão em até 30% na dieta, não prejudicou o crescimento e desenvolvimento dos cordeiros, em confinamento.

Palavras-chave: Custos, Desempenho, Preservação, Produção, Subproduto

GROWING AND DEVELOPMENT OF CREOLE SHEEP BREED LAMBS SUBMITTED TO DIFFERENT DIETS CONTAINING WHOLE RICE BRAN

ABSTRACT - The demand for agroindustrial by-products has been emphasized for use in the formulation of animal feed. This study aimed to verify the effect of Whole Rice Bran (WRB) on the growth and development of lambs of the Wool Creole sheep breed, in feedlot. Twenty-two lambs with the average weight of 20.45 kg were used, confined in individual stalls, and received the diets with inclusion of 0, 15 and 30% of WRB in substitution of corn. Body length, posterior and anterior height, thoracic perimeter and body compactness (cm / kg) were evaluated. There were no significant differences (P> 0.05) for body weight and total gain (kg), body condition score, body length, posterior height and chest circumference (cm) and compactness (cm / kg) for the treatments. The inclusion of WRB in up to 30% in the diet did not affect the growth and development of the lambs in feedlot.
Keywords: Costs, Performance, Preservation, Production, Byproduct


Introdução

A exploração racional de pequenos ruminantes é uma frequente demanda de pesquisa no Rio Grande do Sul, no entanto as informações disponíveis são escassas para serem ajustadas em sistemas de produção, principalmente o de terminação de cordeiros.

A busca por alimentos da agroindústria vem se destacando como componente alternativo energético-proteico para elaboração das rações de ruminantes, visando um bom desempenho animal e economia aos sistemas intensivos de criação. Assim, o farelo de arroz integral (FAI), subproduto encontrado com facilidade na região do município de Dom Pedrito – RS e de baixo custo, pode ser inserido em rações animais, fornecendo um produto final de qualidade.

Deste modo, objetivou-se verificar o efeito da inclusão na dieta, de diferentes níveis de farelo de arroz integral (FAI) para investigar o crescimento e desenvolvimento de cordeiros da raça Crioula Lanada, em confinamento.



Revisão Bibliográfica

A Ovelha da raça Crioula é considerada uma raça local dispersa na América Latina e Caribe e possui aptidão mista, produtora de carne, pele e principalmente de lã. Sendo a pele e a lã naturalmente coloridas, onde são utilizadas no artesanato (VAZ, 2000). Rota et al. (2002), afirma que a raça Crioula mesmo não sendo considerada produtora de carne, pois essa aptidão ainda é pouco explorada nesses animais, pode produzir carcaças com carne de boa qualidade quando abatidas no momento apropriado, ou seja, na proporção ideal de seus tecidos. Neste foco e ainda visando à terminação de cordeiros com baixo custo, a utilização de subprodutos da indústria local, na elaboração de rações para alimentação animal, pode ser uma alternativa viável para produtores da região Sul do Brasil. O Rio Grande do Sul é, reconhecidamente, um dos maiores produtores de arroz do país e o farelo de arroz integral, produto originário do polimento do arroz, se apresenta como uma boa alternativa, em função de seu volume de produção, por não competir com outras culturas como a do milho e da soja e por possuir custos de produção relativamente baixos, justificando-se desse modo a sua utilização em rações para animais de produção (JÚNIOR et al., 2007).

Materiais e Métodos

O experimento foi desenvolvido no Centro de Estudos em Ovinocultura Dra. Clara Vaz, no Campus da Universidade Federal do Pampa na cidade de Dom Pedrito – RS, durante 90 dias com 22 cordeiros da raça Crioula, castrados, com idade média de 120 dias, peso médio inicial de 20,45 quilos e escore de condição corporal inicial de 1,66. Ao ingressarem ao confinamento, os animais foram identificados, pesados e avaliados quanto ao Escore de Condição Corporal (ECC) em uma escala de 1 a 5, conforme metodologia descrita por Russel et al., (1969). A alimentação era composta por volumoso:concentrado, na proporção de 50:50. O volumoso foi ofertado através do feno de alfafa (Medicago sativa L.) e o concentrado consistia nos seguintes tratamentos: Tratamento 1 - 50% de feno de alfafa + 50% de ração balanceada, com 0% de Farelo de Arroz Integral na formulação; Tratamento 2 - 50% de feno de alfafa + 50% de ração balanceada, com 15% de Farelo de Arroz Integral na formulação em substituição ao milho, e Tratamento 3 - 50% de feno de alfafa + 50% de ração balanceada, com 30% de Farelo de Arroz integral na formulação em substituição ao milho. Durante o período experimental foram avaliados o ganho de peso e o Escore de Condição Corporal (ECC) dos cordeiros, em um intervalo de 14 dias. Para avaliação do desempenho e crescimento dos animais, foram coletadas, as seguintes avaliações “in vivo”, de acordo com metodologia descrita por Osório e Osório (2005): - Comprimento corporal, Altura do posterior, Altura do anterior, Perímetro torácico e Compacidade corporal. O delineamento foi inteiramente casualizado, com três tratamentos e os resultados foram submetidos à análise de variância e teste “F” e teste de Tukey em nível de 5%, para comparação de médias. Os procedimentos estatísticos foram conduzidos utilizando-se o R (MELO, 2013).

Resultados e Discussão

Através da análise de variância dos dados não foram observadas diferenças significativas (P>0,05) para as variáveis: peso corporal (kg), Escore de Condição Corporal (ECC), ganho total, comprimento corporal (cm), altura de perna (cm), circunferência torácica (cm) e compacidade (cm/kg), inicial e final nos diferentes tratamentos (Tabela 1). O pico de crescimento foi observado ao longo dos primeiros 52 dias, atingindo um platô e estacionando o desenvolvimento, isto provavelmente se dá pelo fato dos cordeiros já terem atingido o crescimento máximo dos tecidos, ou seja, a partir deste período, eles já estavam depositando somente gordura, sem níveis de crescimento ósseo e muscular (SELAIVE & OSÓRIO, 2014). A homogeneidade dos resultados obtidos com os diferentes tratamentos mostra que a substituição do milho pelo Farelo de Arroz Integral (FAI) é viável, pois os resultados são satisfatórios no que tange o desempenho dos animais, onde os que receberam o farelo, em algumas variáveis, demonstraram até desempenhos melhores, no crescimento do que os lotes tratados com milho. Isto demonstra que o farelo de arroz integral fornece, para composição de rações que serão ofertadas a animais em terminação, níveis satisfatórios de nutrientes que serão convertidos para produção de carne de qualidade.

Conclusões

Não houve influencia da inclusão de farelo de arroz integral, em até 30% em substituição ao milho, no crescimento e desenvolvimento dos cordeiros confinados. O que indica que esta categoria, pode receber até 30% de inclusão de Farelo de Arroz Integral (FAI) na dieta, sem afetar seu desempenho.

Gráficos e Tabelas




Referências

JÚNIOR, B.S.B; LEMOS, I.T.P; ZANELLA, I; ROSA, A.P; CARVALHO, E.H; BATISTA, I.M; MAGON, L. Utilização de farelo de arroz integral na dieta para poedeiras UFSM-V 2003 na fase de produção. R. Bras. Agrociência. Pelotas, v.13, n.4, p.541-546, out/dez, 2007. MELLO, M. P. AND PETERNELLI, L. A. 2013.Conhecendo o R: uma visão mais que estatística. Viçosa, MG: Ed. UFV. OSÓRIO, J.C.S; AVILA, V; JARDIM, P.O.C; PIMENTEL, M; POUEY, J.L.O.F; LUDER, W. Produção de carne em cordeiros cruza Hampshire Down com Corriedale. Rev. Bras. de Agrociência, v.2, n. 2, p. 99-104, mai-ago, 1996. OSÓRIO, J.C.S & OSÓRIO, M.T.M. Produção de carne ovina: Técnicas de avaliação “in vivo” e na carcaça. 2 ed. Pelotas: Ed. Universitária PREC/UFPEL, 82 p., 2005 ROTA, E.L; OSÓRIO, M.T.M; OSÓRIO, J.C.S; VAZ, C.M; OLIVEIRA, N.M. Desenvolvimento dos componentes do peso vivo, composição regional e tecidual em cordeiros da raça Crioula. R. Bras. Agrociência, v.8, n.2, p. 133-137, mai-ago, 2002. RUSSEL, A.J.F; DONEY, J.M; GUNN, R.G. Subjective assessment of body fat in live sheep. The Journal of Agricultural Science, Cambridge, v. 72, n.03, p. 451-454, jun, 1969. SELAIVE, A.B. & OSÓRIO, J.C.S. Produção de ovinos no Brasil. 1.ed.,656 p. – São Paulo: Editora Roca, 2014. VAZ, C.M.S.L. Morfologia e aptidão da ovelha crioula lanada. Bagé: Embrapa Pecuária Sul, 20p., 2000.