Desempenho de novilhos em pastagem de Aveia preta e Azevem comsorciadas ou nao com Arachis pintoi sobresemeada em Capim-Aruana, sob doses de nitrogenio.

Marcos Luis Molinete1, Gean Rodrigo Schmitz2, Wagner Paris3, Fernando Kuss4, Oscar Tuz Matos5, Adriano Moreira Umezaki6, Alexis Sandro Rottini7, Saimon de Souza e Souza8
1 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos
2 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos
3 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos
4 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos
5 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos
6 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos
7 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos
8 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Dois Vizinhos

RESUMO -

O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de novilhos em pastagens temperadas sobressameadas ao capim aruana, sob diferentes doses de nitrogenio, consorciadas ou não com leguminosa. Foram utilizados 18 animais castrados, com peso de 425 kg de peso vivo. Foram usados 6,90 hectares de capim Aruana já perenizada, dividida em nove piquetes, com média de 0,76 ha cada, onde foi sobressemeados, em toda área, cultivares de aveia preta e azevém. Os tratamentos usados foram aruana sobressemeada com aveia e azevém, com: 1. Nitrogênio, 200 kg de N ha-1; 2. Efeito residual do amendoim forrageiro + 100 kg de N ha-1; 3. Ervilhaca + 100 kg de N ha-1, com três repetições. As variáveis de desempenho dos novilhos não sofreram influência dos sistemas testados, estando relacionadas à similaridade do manejo na pastagem. A oferta de forragem apresentou correlação negativa com ganho de peso por hectare e com a carga animal.

Palavras-chave: Avena strigosa, Lolium multiflurum, sobressemeadura

Performance of steers grazing black oats and azevem with or without Arachis pintoi oversemaned in Aruana grass under nitrogen doses.

ABSTRACT - This work aimed was to evaluate the performance of steers in temperate pasture on the aruana grass, under different nitrogen doses, with and without legumes. Eighteen castrated animals weighing 425 kg of live weight were used. A total of 6.90 hectares of evergreen Aruana grass were used, divided into nine pickets, with a mean of 0.76 ha each, where black oat and ryegrass cultivars were sown in all areas. The treatments used were aruana overgrown with oats and ryegrass, with: 1. Nitrogen, 200 kg of N ha-1; 2. Residual effect of peanut grass+ 100 kg of N ha-1; 3. Vetch + 100 kg of N ha-1, with three replications. The performance variables of the steers were not influenced by the systems tested, being related to the similarity of the management in the pasture. Forage supply presented negative correlation with weight gain per hectare and with animal
Keywords: Avena strigosa, Lolium multiflurum, oversized.


Introdução

Em virtude da sazonalidade produtiva das plantas forrageiras clima tropical, diversas são as opções de pastagens temperadas disponíveis para suprir alimento de boa qualidade para o período de escassez de forragem, espécies como o azevém anual (Lolium multiflorum) ou a aveia (Avena spp.) juntamente com as leguminosas, por exemplo, possibilitam aumentos na produção de forragem no período hibernal, resultando em melhor distribuição da produção ao longo do ano, além dos bons ganhos de peso que proporcionam, ela ainda possibilita que os pecuaristas comercializem os animais no período de entressafra, aumentando o resultado financeiro da atividade (FURLAN et. al., 2005; Aguinaga et al., 2006). A consorciação de gramíneas com leguminosas de clima temperado constitui opção importante para a produção animal pelos bons rendimentos e pela qualidade de forragem dessas espécies, proporcionando altas produções por área, maior período de ocupação da pastagem e mantendo o ritmo de engorda dos animais durante o período crítico de produção (Grise et al., 2002). A utilização de nitrogênio nas plantas é essencial para o seu desenvolvimento, pois produção de forragem aumenta com o uso de adubação nitrogenada, dentro de certos limites e, conseqüentemente, eleva a capacidade de suporte da pastagem e a produtividade animal (SOARES & RESTLE, 2002; DIFANTE et al., 2006). O uso da sobressemeadura de espécies hibernais já é bem difundida nos estados da região Sul. Porém, fatores como problemas de falta de água por meio de irrigação e a temperatura média da região devem ser observadas. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho de novilhos em terminação em pastagens temperadas, consorciadas ou não com leguminosas, sob adubação nitrogenada, sobressemeadas em pastagem de capim aruana.

Revisão Bibliográfica

A utilização do consórcio entre gramíneas temperadas e leguminosas podem apresentar bons índices produtivos quando comparado ao sistema de pastejo com uso exclusivo de gramíneas, evitando assim o comprometimento da qualidade e produção da forragem. SANTOS et al. (2002), comentaram que esta estratégia propicia melhorias no desempenho dos animais, tendo um efeito da participação direta da leguminosa, melhorando e diversificando a dieta do animal, aumentando a disponibilidade de forragem pelo aporte de nitrogênio ao sistema, por meio de sua reciclagem e transferência para a gramínea acompanhante, uma vez que favorece a produção de pasto. A utilização de leguminosas é uma prática adequada para melhorar a produção forrageira sendo capaz de oferecer uma dieta de melhor qualidade e atuar como adubação natural devido ao fato das leguminosas serem ricas em proteína, e fixarem o N no solo, atuando como um meio de reciclagem e, por fim, resultando no aumento do valor nutricional da dieta apreendida pelo animal em pastejo. A contribuição das leguminosas como fornecedoras de N para o solo se dá pelo estabelecimento de uma simbiose que ocorre eficientemente entre planta e bactérias do gênero Rhizobium. Outra forma eficiente de utilização da aveia e azevém é a técnica de  sob-semeadura em pastagens tropicais, onde é uma alternativa que  reduz os efeitos da estacionalidade, e promove  benefícios aos sistemas de produção, tais como redução do uso de alimentos concentrados e volumosos conservados; maximização do uso da área, com aumento da eficiência da produção de forragem; redução da área de plantio de alimentos volumosos; fornecimento de concentrados com menor teor de proteína; maximização do uso de equipamentos de irrigação; redução da necessidade de mão-de-obra, maquinário e óleo diesel (Oliveira et al, 2005). Para termos um bom desenvolvimento tanto da aveia como do azevém, faz-se necessário uma boa adubação, e uma das estratégias é a utilização da adubação nitrogenada e do fósforo, que são os nutrientes mais deficientes na maioria dos solos do Brasil. A produção de forragem aumenta com o uso de adubação nitrogenada, dentro de certos limites e, consequentemente, eleva a capacidade de suporte da pastagem e a produtividade animal (SOARES; RESTLE, 2002; DIFANTE et al., 2006; CANTO et al., 2009). Vitti et al. (2002) observaram que a fonte de nitrogênio a ser utilizada é de suma importância, uma vez que as respostas das culturas às fontes de nitrogênio podem ser atribuídas a outros fatores à adição do enxofre e às alterações no pH do solo (SCHIAVINATTI, 2011). No Brasil, a ureia corresponde a 60% dos fertilizantes nitrogenados comercializados (CANTARELLA, 2006). Alves (2002) verificou boas respostas com aplicações entre 150 e 225kg/ha de N, evidenciando que a dose ótima depende do tipo de solo (CARVALHO et al., 2002).

Materiais e Métodos

O experimento foi desenvolvido no município de Dois Vizinhos – PR, com altitude média de 520 m, latitude de 25o44” Sul e longitude de 53o04” Oeste. O experimento teve início no dia 20/06/2015 e término em 07/10/2015, totalizando 109 dias, sendo antecedido por 18 dias de adaptação. A cada 21 dias foram realizadas as avaliações de pastagem e desempenho animal. A área experimental foi de 6,90 hectares implantadas com capim Aruana (Panicum maximum Jacq cv. Aruana), como pastagem base. Esta foi dividida em nove piquetes, com áreas semelhantes, com média de 0,76 ha-1 cada, possuindo bebedouros e cochos. Em abril de 2015 foram sobressemeados cultivares de aveia preta (Avena strigosa) cv. IAPAR 61 com densidade de semeadura de 60 kg ha-1, ervilhaca (Vicia sativa L.) cv. Ametista, com 30 kg ha-1 misturada à aveia na semeadora, e 30 kg ha-1 de azevém (Lolium multiflorum L.) cv. FEPAGRO São Gabriel, semeado a lanço. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso com três tratamentos e três repetições. Foram testados três tratamentos no período de inverno, tendo como base a pastagem de Aruana sobressemeada com aveia e azevém: 1. ‘Nitrogênio’ (N) –200 kg de N ha-1; 2. ‘Efeito residual da leguminosa tropical (AF + N) – Amendoim e 100 kg de N ha-1; 3. ‘Leguminosa de clima temperado’ (ER + N) – Ervilhaca e 100 kg de N ha-1. Foram utilizados 18 animais castrados, do grupo genético 1/4 Marchegiana 1/4 Aberdeen Angus 2/4 Nelore, com idade de 21 meses e peso médio inicial de 425 kg de peso vivo. Estes foram distribuídos nos tratamentos, sendo mantidos nas mesmas condições sanitárias e ambientais. O sistema de pastejo empregado foi de lotação contínua, com carga animal variável, utilizando a técnica descrita por Mott and Lucas (1952) “put-and-take”, mantendo dois animais testers por piquete e número variável de animais reguladores, de maneira a manter a pastagem com a oferta de forragem (OF) de 9,0 kg MS/100 kg.PV-1. Ao final de cada período experimental de 21 dias, foram determinadas a massa de forragem (MF) e a taxa de acúmulo diário (TAD). A MF foi estimada através da técnica de dupla amostragem proposta por Wilm et al. (1944). A taxa de acúmulo diária de matéria seca de forragem foi determinada seguindo a metodologia descrita por Klingmann et al. (1943). O acompanhamento do desempenho animal foi realizado ao final de cada período, através de pesagens individuais dos animais testers, precedidas de jejum de sólidos e líquidos de 14 horas, para determinação do ganho de peso médio diário (GMD). As características de produção de pastagem, desempenho animal foram submetidas à análise de variância (P<0,05) e, quando significativo o efeito dos tratamentos, as médias foram comparadas pelo teste de Tukey, utilizando o pacote estatístico SAS® (2004).

Resultados e Discussão

A massa de forragem foi superior (P<0,05) na maior adubação nitrogenada em relação aos consórcios com leguminosa, entre tanto as ofertas foram semelhantes. As variáveis relacionadas ao desempenho dos novilhos não sofreram influência dos sistemas testados (Tabela 1), visando propiciar a oferta de forragem preconizada no início do experimento de 9 kg MS 100 kg.PV-1. A carga animal foi ajustada conforme as consorciações com leguminosa associada a 100 kg de N ha-1, apresentou capacidade de suporte semelhante à adubação com 200 kg de N ha-1, observando-se a influência das leguminosas sobre a taxa de lotação no período de inverno. O desempenho produtivo dos animais foi semelhante, como consequência da produção diária de pasto (Tabela 1). Contudo, o GMD deste trabalho, com média de 0,87 kg-1dia-1, é diretamente relacionado a ingestão de matéria seca pelos animais, pois os valores encontrados tanto para FDN quanto para FDA são valores que não restringiriam o consumo, com valores médios de 46,9 e 26,4 %, respectivamente. Não houve correlação significativa (P< 0,05) das variáveis massa de forragem e taxa de acúmulo, quando comparadas às variáveis de desempenho e carga animal (TABELA 2). Para a oferta de forragem observaram-se correlação negativa com o GPV por hectare. Reforçando a influência obtida pela oferta de forragem no consumo de forragem e ganho dos animais. Todavia, os animais obtêm maior GPV ha-1 em situações de baixa oferta de forragem, que causem restrição do consumo. Entretanto, em ofertas de forragens intermediárias, em torno de 12 kg MS, 100 kg de PV-1, os animais tendem a apresentar maior ganho de peso individual (Setelich, 1994), resultando em menor carga animal e menor GPV ha-1. A utilização de altas ofertas de forragem em pastagens é necessária para evitar a redução no desempenho animal, favorecido muitas vezes pelo baixo valor nutritivo da forragem, sendo que, quanto melhor a qualidade da pastagem, maior serão os ganhos de peso por animal (Euclides, 2001). A variável CA tem correlação direta com as variáveis GPV ha-1 e OF, apresentando também correlação negativa (P< 0,005), uma maior CA aumenta o GPV/ha. Setelich (1994) relata que a CA e a OF tem relação inversa, ou seja a cada 100 kg de carga que se diminui, se aumenta 4% da OF .

Conclusões

Conclui-se que a pastagem adubada sò com nitrogênio sem consorciação teve produções maiores, por entanto tem um suporte para carga animal superior relacionada a oferta de forragem

Gráficos e Tabelas




Referências

AGUINAGA, A.Q.; CARVALHO, P.C.F.; ANGHINONI, I.; SANTOS, D.T. dos; FREITAS, F.K.; TERRA LOPES, M.L. Produção de novilhos superprecoces em pastagem de aveia e azevém submetida a diferentes alturas de manejo. Revista Brasileira de Zootecnia v.35, n.4 . p.1765-1773, 2006. ASSOCIATION OF OFFICIAL ANALYTICAL CHEMISTRY - AOAC. Official methods of analysis. 16.ed. Arlington: AOAC International, 1025p. 1995. DIFANTE, G.S.; MARCHEZAN, E.; VILLA, S.C.C.;ROCHA, M.G.; SANTOS, F.M.; CAMARGO, E.R.. Produção de novilhos de corte com suplementação em pastagem de azevém submetida a doses de nitrogênio. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 35, n. 3, p. 1107-1113, 2006 (supl.). GRISE, M.M. CECATO, U.; MORAES, A. DE; CANTO, M.W. DO; MARTINS, E.N.; PELISSARI, A.; MIRA, R.T. Avaliação do sesempenho animal e do pasto na mistura aveia IAPAR 61 (Avena strigosa Schreb) e ervilha forrageira (Pisum arvense L.) manejada em diferentes alturas. Revista Brasileira de Zootecnia, v.31, p.1085- 1091, 2002. KLINGMANN, D.L.; MILES, S.R.; MOTT, G.O. The cage method for determining consumption and yield of pasture herbage. Journal of the American Society of Agronomy, 35: 739-746. 1943. MOTT, G.O.;LUCAS, H.L. The design conduct and interpretation of grazing trials on cultivated and improved pastures. In: INTERNATIONAL GRASSLAND CONGRESS, 6., 1952, Pensylvania. Proceedings...Pensylvania: State College Press, 1952. p. 1380-1395. SAS Institute. SAS/STATÒ. User’s guide: statistics, version 9.0. 6.ed., v.2, Cary: SAS Institute, 2004. SETELICH, E.A. Potencial produtivo de uma pastagem natural do Rio Grande do Sul, submetida à distintas ofertas de forragem. 1994. 169f. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) Programa de Pós-Graduaão em Zootecnia, Faculdade de Agronomia, Universidade Federal do Rio Grandedo Sul. SOARES, A.B.; RESTLE, J. Produção animal e qualidade de forragem de pastagem de triticale e azevém submetida a doses de adubação nitrogenada. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 31, n. 2 supl., p. 908-917, 2002. WILM, H.G.; COSTELLO, D.F.; KLIPPLE, G.E. Estimating forage yield by the double-sampling methods. Agronomy Journal, v.36, p.194-203, 1944