PERFIL DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS LÁCTEOS NO MUNICÍPIO DE PARINTINS – AMAZONAS

Luiz Alves Barroso Filho1, João Marcos Miranda dos Santos2, João Marcos Souza Coelho3, Moisés Martins Chagas4, Thiago de Souza5, Rosemary Menezes Frisso6, Soraya Farias de Andrade Freitas7
1 - Universidade Federal do Amazonas
2 - Universidade Federal do Amazonas
3 - Universidade Federal do Amazonas
4 - Universidade Federal do Amazonas
5 - Universidade Federal do Amazonas
6 - Universidade Federal do Amazonas
7 - Universidade Federal do Amazonas

RESUMO -

O aumento do comércio e o consumo de lácteos tem grande importância econômica e social, sendo necessário estudos aplicados a cada região. A pesquisa gerou subsídios para identificar quais produtos lácteos estão sendo mais consumidos e as dificuldades encontradas para obtenção destes, gerando informações precisas do cenário do consumo de lácteos na região. Ao todo 281 pessoas foram entrevistadas, respondendo a um questionário com o propósito de traçar o perfil consumidor. A pesquisa identificou que o leite em pó é o produto lácteo mais consumido, representando 92,43% do total pelos consumidores. Por outro lado, 65,38% dos consumidores afirmam não ter nenhuma dificuldade para obtenção de produtos lácteos. O leite em pó, identificado como preferível no consumo pela maioria dos entrevistados é considerado plausível, associando com a importância do leite na nutrição humana, além da priorização para inclusão de produtos lácteos nas compras de casa.

Palavras-chave: Leite em pó, Produtos lácteos, Consumidores de lácteos, Caracterização

PROFILE OF CONSUMERS OF DAIRY PRODUCTS IN THE MUNICIPALITY OF PARINTINS-AMAZONAS

ABSTRACT - The increase in dairy trade and consumption has great economic and social importance, and studies are necessary in each region. The research generated subsidies to identify which dairy products are being consumed the most and the difficulties found to obtain them, generating accurate information about the dairy consumption scenario in the region. Altogether 281 people had interviewed, responding to a questionnaire with the purpose of tracing the consumer profile. The research identified that milk powder is the most consumed milk product, representing 92.43% of the total by consumers. On the other hand, 65.38% of consumers say they have no difficulty in obtaining dairy products. The milk powder, identified as preferable in consumption by most of the interviewees, be considered plausible, associating with the importance of milk in human nutrition, as well as the prioritization for the inclusion of dairy products in household purchases.
Keywords: Powdered milk, Dairy Products, Dairy consumers, Description


Introdução

Entende-se por leite, sem outra especificação, o produto oriundo da ordenha completa, ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas. O leite de outros animais deve denominar-se segundo a espécie de que se proceda. (BRASIL, 2011). O leite é um alimento de elevado valor nutricional, assim como seus derivados, e esse fator faz com estes sejam bastante procurados no mercado consumidor. Estes são alimentos que desempenham importância na nutrição de boa parte da população, considerando também a o papel econômico e social destes em nosso país (FONSECA, et al. 2016). Os benefícios oferecidos pelo consumo de leite e derivados, como parte de uma dieta saudável e balanceada, têm sido amplamente discutidos e estabelecidos (MOLINA et al., 2010), sendo de aspectos importantes para discussão os relacionados à aquisição destes produtos, considerando fatores econômicos e disponibilidade destes no mercado para consumidores. O conhecimento do perfil dos consumidores é de suma importância, servindo como base para um melhor direcionamento do Marketing e comercialização, além de demonstrar a importância desse segmento do consumo no mercado local ou regional. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o perfil consumidor de produtos lácteos, destacando quais os produtos lácteos mais consumidos, e as dificuldades para obtenção destes produtos.

Revisão Bibliográfica

Entende-se por leite, sem outra especificação, o produto oriundo da ordenha completa, ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas. O leite de outros animais deve denominar-se segundo a espécie de que se proceda. (BRASIL, 2011). A presença desse alimento na dieta ocorre, principalmente, pelo fato de ser fonte de proteínas e de minerais essenciais à promoção do crescimento e manutenção da vida para o ser humano, além da gama de vitaminas encontradas no leite (MOLINA, 2010). Todavia, alguns produtos lácteos são considerados funcionais, promovendo além de benefícios nutricionais, eles geram efeitos fisiológicos e metabólicos em promoção a saúde (MELO, 2016). Nesse aspecto, é de suma importância a caracterização do perfil do consumidor de produtos lácteos para que possam ser implantados e implementados programas de orientação de consumo destes produtos (CAMPOS, 2016), bem como proporcionar incentivo ao marketing, resultando em uma maior variedade e qualidade destes, podendo baratear esses produtos de acordo com a disponibilidade e incrementar o consumo do alimento (ZOCCHE, 2013).  

Materiais e Métodos

A pesquisa foi conduzida em 2013, no Município de Parintins, Amazonas. Utilizou-se o método de pesquisa descritiva através de questionários para se fazer o estudo, havendo aplicação destes em 281 Residências, situados na área urbana, com os donos ou responsáveis que se dispuseram a serem entrevistados. Os questionários continham perguntas subjetivas a respeito de quais os produtos lácteos mais consumidos, e se o consumidor apresenta dificuldades para obtenção destes produtos. A aplicação dos questionários foi feita durante o período entre os meses de Agosto a Outubro, mediante entrevistas diretas com os responsáveis pela Residência, ou os que se faziam presentes no momento da abordagem. Os questionários foram aplicados em diferentes bairros do município, desde os bairros mais carentes com pouca infraestrutura aos principais bairros, a fim de tornar a pesquisa mais homogênea em torno da real situação comercial. O total de residências representa 1,36% do total de residências, representando 281 domicílios, onde acredita-se que foram entrevistados 1405 pessoas, de acordo com o Censo do IBGE, 2010. Os dados coletados nas entrevistas foram tabulados em planilha do Excel.

Resultados e Discussão

A pesquisa foi realizada dando total atenção às respostas e explicações relatadas pelos consumidores de leite e seus derivados, objetivando obter com isso informações a respeito do perfil dos consumidores, com o intuito de relacionar os motivos que levam os consumidores adquirirem preferencialmente determinado produto. Dentre os produtos mais consumidos, destacou-se o Leite em Pó (92,43%) como o produto lácteo mais consumido pela população, e revelou-se que o iogurte, dentre as opções, é o que menos atrativo para o consumo (Tabela 1). Podendo inferir que a preferência pelo leite em pó tem relação direta com o melhor custo benefício, além de uma aceitação maior por todos os membros da família e maior durabilidade, de acordo com os relatos dos entrevistados.  Já o Iogurte é visto como um produto menos necessário na alimentação diária das famílias, além da questão do preço, ser considerado um produto com elevado valor comercial por alguns dos entrevistados. Na Tabela 2, foram avaliados quesitos relacionados com a obtenção dos produtos lácteos e se identificou que a maioria dos entrevistados não apresentavam dificuldades para aquisição dos produtos, representando um total de 65,38% do total; Posteriormente, 23,43% dos consumidores responderam ter dificuldades financeiras para a obtenção dos produtos lácteos e 11,19% disseram ter dificuldade de encontrar o produto disponível no mercado.

Conclusões

Com base nos relatos, os produtos lácteos fazem parte da alimentação diária destas pessoas, sendo o leite o mais destacado, fazendo-se necessária a inclusão destes nas compras de casa. A maioria dos entrevistados justificam que o leite é um alimento saudável e de boa aceitação por todas os membros residentes na casa, além do custo de obtenção, sendo considerado bem acessível.  Já o grupo que apresenta dificuldade financeira relata que o leite e seus derivados apresentam-se com custo elevado, impedindo a inclusão destes nas compras de casa. O grupo que alegou ter dificuldade de encontrar o produto, destacou a dificuldade de encontrar derivados como queijo coalho, doce de leite e outros, sendo a preferência deste grupo os produtos regionais, fato este que pode ser justificado com a modesta produção de leite na região e a sazonalidade, que na época da seca diminui consideravelmente a produção, causada pela escassez de alimento.  

Gráficos e Tabelas




Referências

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