EFEITO DA INCLUSÃO DE INGREDIENTES ALTERNATIVOS NA DIETA DE GALINHAS NATURALIZADAS SOBRE O PESO DE CORTES NOBRES E COMUNS

Firmino José Vieira Barbosa1, Vicente Ibiapina Neto2, Magdiel Guedelha Sousa Borges3, Naiane da Rocha Silva4, Leandro da Silva dos Santos5
1 - UESPI
2 - UESPI
3 - UESPI
4 - UESPI
5 - UESPI

RESUMO -

Objetivando avaliar a inclusão de ingredientes alternativos na dieta de galinhas naturalizadas foi utilizado um delineamento em blocos casualizados, com cinco tratamentos (dietas com e sem inclusão de Angico, Juazeiro, Sabiá e mesocarpo de Babaçu) e dois blocos (sexo). As dietas básicas foram formuladas segundo os níveis exigidos para as fases analisadas e os níveis de inclusão dos ingredientes alternativos foram de 10% nas fases de recria e terminação. Noventa e três aves tiveram determinados seus pesos vivos, da coxa, da sobrecoxa, peito, tulipa, dorso, asa, pé e pescoço. Os dados foram submetidos ao sistema SAS 9.0 para realização de teste de média e correlação de Pearson. A inclusão de ingredientes proporcionou uma redução do peso vivo, da coxa, sobrecoxa e da tulipa dos animais. A inclusão do mesocarpo de babaçu pode ser recomendada no período de entressafra das culturas do milho e da soja, quando os custos com esses ingredientes são elevados.

Palavras-chave: forrageiras nativas, alimentação e aves

EFFECT OF THE INCLUSION OF ALTERNATIVE INGREDIENTS ON THE DIET OF NATURALIZED CHICKENS ON THE WEIGHT OF NOBLE AND COMMON CUTS.

ABSTRACT - Aimming to evaluate the inclusion of alternative ingredients on the diet of naturalized chickens it was used a design of randomized blocks, with five treatments ( dients with and without inclusion of Angico, Juazeiro, Sabiá and mesocarp of Babaçu) and two blocks(sex). The basic diets were formulated according to the analyzed levels and the levels of inclusion of alternative ingredients were 10% on the levels of recreation and ending. Ninety-three birds had determined their living-weights, of the thigh, over-thigh, breast, tulip, back, wing, foot and neck. The data were subject under the system SAS 9.0 for the realization of average test and Pearson correlation. The inclusion of mesocarp of babaçu can be recommended off season of the cultures of corn and soy, when the costs with those ingredients are high.
Keywords: Native forages, food and birds


Introdução

Os percentuais de inclusão de milho e do farelo de soja em dietas das aves de produção podem chegar a mais de 90% do total dos ingredientes. Com seus preços elevados, o produtor busca por alternativas alimentares que reduzam os custos de produção sem que isso possa prejudicar os índices o desempenho dos animais. Em sistemas alternativos de produção a busca por se utilizar racionalmente recursos naturais disponíveis na região os tornam sustentáveis e diferenciados quanto a qualidade dos produtos, que são melhor remunerados e além de gerar renda ocupam a mão de obra local.

Revisão Bibliográfica

A avaliação de diferentes subprodutos e alternativas alimentares deve ser realizada sempre se considerando custos e qualidade nutricional. Santos et al. (2008) avaliaram a substituição de farelo de soja pelo farelo de algodão e concluíram tal procedimento pode atingir até 40% sem provocar prejuízos no desempenho de frangos de corte. Da mesma forma pode-se utilizar o farelo de raiz integral de mandioca pode ser utilizado em até 60% na dieta, tal iniciativa pode resultar em não promover uma coloração adequada da pele e peito dos frangos, o que pode inviabilizar o seu uso (SOUZA et al., 2011). A avaliação econômica também se faz sempre necessária. Cruz et al. (2013) avaliando a inclusão de farinha de mesocarpo de babaçu em rações na fase inicial de frangos de corte concluíram que a adição de até 12% do ingrediente não compromete o desempenho dos animais, mas se torna economicamente inviável. Assim, foi objetivo deste trabalho avaliar a inclusão de forrageiras nativas na dieta sobre o peso de cortes nobres e de cortes comuns de galinhas naturalizadas da região Meio Norte do Brasil.

Materiais e Métodos

Esta pesquisa foi realizada no Núcleo de Conservação de Galinhas Naturalizadas do Meio Norte (NUGAM-MN), vinculado ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Piauí, instalado em Teresina-PI (5°03’57.2”S 42°42’09.2”W). Na pesquisa se utilizou delineamento em blocos casualizados, com cinco tratamentos (dietas com e sem inclusão de folhas desidratas de Angico, Juazeiro e Sabiá e o mesocarpo de Babaçu) e dois blocos (sexo). Os animais avaliadas foram alojados em gaiolas metálicas de um metro quadrado de base e 75 centímetros de altura, equipadas de comedouros e bebedouros, com taxa de lotação adequada para cada fase (cria, recria e terminação). As dietas básicas foram compostas de milho, farelo de soja, farinha de osso, calcário, sal comum e óleo de soja, atingindo os níveis de 20 e 18 % de proteína bruta, 3100 e 3200 kcal de energia metabolizável, 0,33 e 0,28 % de fósforo, 0,72 e 0,68 % de cálcio e 0,19 e 0,18 % de sódio, recomendados para as fases analisadas. Os níveis de inclusão dos ingredientes alternativos utilizados nas dietas experimentais foram 10 % nas fases de recria e terminação, sendo que o fornecimento de ração e água á vontade. Ao final do experimento noventa e três aves, após ter conhecidos seus pesos vivos, da coxa, da sobrecoxa, peito, tulipa, dorso, asa, pé e pescoço. Os dados foram submetidos ao sistema estatístico SAS 9.0 para comparar os dados utilizando o teste de média de DUNCAN e para realizar analise de correlação de Pearson entre as variáveis, utilizando os procedimentos GLM e CORR, respectivamente.

Resultados e Discussão

A inclusão de ingredientes alternativos nas dietas de galinhas naturalizadas proporcionou uma redução do peso vivo, da coxa, sobrecoxa e da tulipa (Tabela 1). Em trabalhos realizados por Furtado et al. (2011) mostraram que o peso da coxa, sobrecoxa e do peito não apresentaram diferença significativa quando fornecidas dietas contendo feno de maniçoba em comparação com dietas controle. Além da possível redução do peso de diferentes cortes da carcaça, a inclusão de ingredientes fibrosos aumenta o consumo de alimento por parte das aves e estudos de viabilidade econômica devem ser realizados. No entanto, o fornecimento de alimentos de colorações distintas das encontradas no milho e no farelo de soja contribui para a produção de ovos com a gema de coloração mais pigmentada, o que valoriza o produto (LOPES et al., 2014). O mesocarpo de babaçu não apresentou diferença significativa em relação à dieta padrão para os pesos de cortes comuns. O peso do peito e da tulipa também não mostraram diferenças significativas com a inclusão do mesmo ingrediente. Cruz et al. (2013) concluíram que a adição de até 12% de mesocarpo de babaçu na dieta de frangos de corte não compromete o desempenho produtivo do animal mas aumento os custo de produção, tornando o ingrediente inviável para alimentação destes animais. Na Tabela 3 estão expostos os coeficientes de correlação de Pearson entre pesos de características de carcaça das aves. O peso vivo apresenta correlação elevada e significativa com todas as características avaliadas. A característica pode ser utilizada para a seleção dos melhores animais com o objetivo de produção de um grupo genético mais produtivo quanto a estas variáveis. Em todas as características avaliadas apresentaram diferença significativa entre os sexos, com exceção para a variável de peso asa. Isso comprova a existência de dimorfismo sexual na espécie (ALMEIDA et al., 2013).

Conclusões

A inclusão do mesocarpo de babaçu pode ser recomendada para uso na dieta de aves naturalizadas no período de entressafra das culturas do milho e da soja, quando os custos com esses ingredientes são elevados.


Referências

ALMEIDA, E.C.J.; CARNEIRO, P.L.S.; WENCESLAU, A.A.; FARIAS FILHO, R.V.; MALHADO, C.H.M.. Características de carcaça de galinha naturalizada Peloco comparada a linhagens de frango caipira. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 48, n. 11, p. 1517-1523, 2013. CRUZ, L.A.; VAZ, R.G.M.V.; SIQUEIRA, J.C.; SILVA, G.F.; RODRIGUES, K.F.; STRINGHINI, J.H.; RAMOS, A.T.; SOUSA, J.P.; CALIXTO, M. E FONSECA, F.L.. Farinha do mesocarpo do babaçu em rações de frangos de corte na fase inicial. Archivos de zootecnia. v. 62, n. 240, p. 525-232, 2013. FURTADO, D.A.; CARVALHO JUNIOR, S.B.; LIMA, I.S.P.; COSTA, F.G.P.; SOUZA, J.G.. Desempenho de frangos alimentados com feno de maniçoba no semiárido paraibano. Revista Brasileira de Ciências Agrárias. v.6, n.4, p.722-728, 2011. LOPES, I.R.V.; FREITAS, E.R.; NASCIMENTO, G.A.J.; VIANA NETO, J.L.; CRUZ, C.E.B. E BRAZ, N.M.. Inclusão de fenos de folha de leucena e de cunhã na ração de poedeiras. Archivos de zootecnia. v. 63, n. 241, p. 184, 2014. SANTOS, A.P.S.F; LÜDKE, M.C.M.M.;  LÜDKE, J.V.; FRAIHA, M.; OLIVEIRA, E.L.; TORRES, T.R.; SANTOS, M.J.B.; VILELA, M.R.O. E RABELLO, C.B.V.. Características de carcaça de frangos alimentados com farelo de algodão. Archivos de zootecnia. v. 57, n. 217, p. 15-24, 2008. SOUZA, K.M.R.; CARRIJO,A.S.; KIEFER,C.; FASCINA,V.B.; FALCO,A.L.; MANVAILER,G.V. E GARCÍA, A.M.L.. Farelo da raiz integral de mandioca em dietas de frangos de corte tipo caipira. Archivos de zootecnia. v. 60, n. 231, p. 489-499, 2011.