Disponibilidade de nutrientes digestíveis totais na Coastcross-1 inoculada com Azospirillum brasilense e submetida a diferentes doses de adubação nitrogenada

Romolo Piovesan Pinheiro1, Priscila Flores Aguirre2, Vinicius Felipe Bratz3, Maurício passe Quatrin4, Marcello Paim Sauter5, Julio Sauthier6, Julia Aires Fernandes7, Clair Jorge Olivo8
1 - Universidade Federal de Santa Maria
2 - Universidade Federal de Santa Maria
3 - Universidade Federal de Santa Maria
4 - Universidade Federal de Santa Maria
5 - Universidade Federal de Santa Maria
6 - Universidade Federal de Santa Maria
7 - Universidade Federal de Santa Maria
8 - Universidade Federal de Santa Maria

RESUMO -

Objetivou-se com este trabalho avaliar a disponibilidade de nutrientes digestíveis totais na Coastcross-1 inoculada com Azospirillum brasilense e submetidas a diferentes doses de adubação nitrogenada. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com três repetições, em esquema fatorial. Os fatores foram o uso da inoculação (não inoculado, inoculado somente no plantio e reinoculado no segundo ano); níveis de N (0, 100 e 200 kg de N/ha/ano) e os períodos do ano. Avaliou-se a disponibilidade dos nutrientes digestíveis totais da Coastcross-1. A inoculação, nos pastos não adubados com N, ocasionou aumento na disponibilidade de nutrientes digestíveis totais, sendo necessária a reinoculação anual do pasto. A inoculação tem efeito positivo em pastos de Coastcross-1 não submetidos a adubação nitrogenada.

Palavras-chave: Cynodon dactylon, Nitrogênio, Inoculação

Availability of total digestible nutrients in Coastcross-1 inoculated with Azospirillum brasilense and submitted to different levels of nitrogen fertilization

ABSTRACT - The objective of this work was to evaluate the availability of total digestible nutrients in the Coastcross-1 inoculated with Azospirillum brasilense and submitted to different levels of nitrogen fertilization. The experimental design was a randomized complete block design, with three replications, in a factorial scheme. The factors were the inoculation (not inoculated, inoculated only at planting and reinoculated in the second year); N levels (0, 100 and 200 kg N / ha / year) and the periods of the year. The availability of the total digestible nutrients of Coastcross-1 was evaluated. Inoculation on non-N fertilized pastures resulted in an increase in the availability of total digestible nutrients, requiring the annual reinoculation of the pasture. The inoculation has a positive effect on Coastcross-1 pastures not submitted to nitrogen fertilization.
Keywords: Cynodon dactylon, Nitrogen, Inoculated


Introdução

As forrageiras perenes do gênero Cynodon são largamente utilizadas nas propriedades leiteiras, por sua elevada produção e bom valor nutritivo. A cultivar Coastcross-1 destaca-se pela elevada produção (AGUIRRE et al., 2014). Essa gramínea é bastante exigente em fertilidade, tendo boa resposta em adubação, principalmente a nitrogenada (BARBERO et al., 2010). Porem o uso indiscriminado desse tipo de adubação pode elevar o custo de produção. Assim, o emprego de tecnologias que visem a diminuição do uso de adubos nitrogenados são importantes, desde que não ocorram perdas na produtividade e no valor nutritivo da forragem. Nesse contexto, a inoculação de gramíneas com bactérias diazotróficas associativas como Azospirillum brasilense, conhecidas também como bactérias promotoras do crescimento vegetal, que fixam N atmosférico, produzem fitormônios, responsáveis pelo maior desenvolvimento do sistema radicular, pode contribuir na absorção de nutrientes pela planta hospedeira (MOREIRA et al., 2010), podendo melhorar a eficiência do sistema produtivo. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar a disponibilidade de nutrientes digestíveis totais na Coastcross-1 inoculada com Azospirillum brasilense e submetida a diferentes doses de adubação nitrogenada.

Revisão Bibliográfica

O gênero Cynodon, tradicionalmente conhecido como grama bermuda (Cynodon dactylon (L.) Pers.) é considerado bem adaptado às regiões tropicais e subtropicais. Apresenta grande potencial forrageiro principalmente por sua resposta à fertilização, grande capacidade de adaptação às diversas condições de solo, clima e utilização para produção animal, elevada produtividade por área, boa qualidade de forragem e grande resistência ao pisoteio (VILELA, 2005). Todas essas vantagens suplantam os seus pontos fracos, como o de se multiplicar por mudas (na maioria das cultivares mais utilizadas) e exigir solos férteis para se propagar (VILELA et al., 2005). As cultivares desse gênero são comumente utilizadas para pastejo e produção de feno. No solo, diversos processos são mediados por microrganismos, desempenhando papel importante na ciclagem de nutrientes. Dentre estes processos destaca-se a FBN, que é realizada por microrganismos procarióticos conhecidos como diazotróficos (MOREIRA et al., 2010). A FBN consiste na conversão de N2 gasoso em NH3, a qual é incorporada a compostos de carbono. Os diazotróficos são capazes de realizar tal processo graças à enzima dinitrogenase que rompe a tripla ligação do N2 e o reduz a amônia, a mesma forma obtida no processo industrial (HUNGRIA, 2011). Observa-se nesses estudos o alto potencial forrageiro da Coastcross-1 e também sua dependência da adubação, especialmente a nitrogenada. Alternativas visando diminuir essa dependência, com melhoria no sistema forrageiro são escassas e com resultados irregulares. Pesquisas que tratem sobre a inoculação desta gramínea com bactérias diazotróficas associativas são incipientes.  

Materiais e Métodos

A pesquisa foi conduzida no Setor de Bovinocultura de Leite, pertencente ao Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), no decorrer de dois anos agrícolas, de agosto de 2014 a maio de 2016. Foi utilizada área de aproximadamente 700 m2, dividida em 27 parcelas, com dimensões de 5 X 3 m cada uma, e corredores de 1 m de largura entre elas. O experimento foi constituído em arranjo fatorial completo, com nove tratamentos (pastos inoculados e não inoculados; inoculação somente no plantio; inoculação no plantio e 2º ano), e níveis de N (0, 100 e 200 kg de ha/ano). Em setembro de 2014 foi realizada a implantação da gramínea, utilizando-se mudas de “capim bermuda” (Cynodon dactylon L. Pers.), cv. Coastcross-1. Para inoculação das mudas, foi utilizado o produto comercial AzoTotal® (inoculante líquido composto de cultura pura de bactérias Azospirillum brasilense. A aplicação foi realizada utilizando-se pulverizador costal. Os cortes foram feitos a 7 cm do solo, quando os pastos apresentavam cerca de 25 cm de altura. As amostras foram secas, moídas e acondicionadas. Posteriormente fez-se a misturas das amostras por tratamento e época (primavera-verão e outono-inverno). Em laboratório, primeiramente foi determinada a matéria seca (MS) total das amostras, realizada em estufa a 105ºC, durante 16 horas. A estimativa dos teores de nutrientes digestíveis totais (NDT) foi obtida pelo produto entre a porcentagem de MO e a DISMO, dividido por 100 (BARBER et al., 1984). A disponibilidade de NDT foi obtida multiplicando-se o valor da disponibilidade de forragem pela estimativa de NDT dividido por 100. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, distribuído em esquema fatorial (inoculação x níveis de adubação x períodos do ano) com três repetições (parcelas). Os resultados foram submetidos à análise de variância, em nível de 5% de probabilidade ao erro, por meio do procedimento MIXED SAS (2016).

Resultados e Discussão

A Coastcross-1 foi implantada em setembro de 2014, atingindo altura de corte cerca de 70 dias após. Durante o período de avaliação foram realizados 14 cortes, com intervalo médio de 44 dias. Para a disponibilidade de NDT (Tabela 1) houve diferença (P≤0,05) em todos os períodos avaliados. Avaliando a Coastcross-1 sem adubação nitrogenada, fica demonstrado o efeito da inoculação na disponibilidade de NDT, com valores superiores em todos os períodos para a gramínea inoculada nos dois anos agrícolas, quando comparada a não inoculada. Para a Coastcross-1 inoculada somente no primeiro ano, a disponibilidade de NDT foi superior nos dois primeiros períodos avaliados, em relação ao não inoculado. Analisando-se a média da disponibilidade de NDT nos dois anos, os valores para os tratamentos com inoculação (inoculado somente no plantio e reinoculado no segundo ano), sem adubação nitrogenada, é 60,3% maior que no não inoculado. Para a dose de 200 kg de N/ha/ano, houve diferença (P≤0,05) na primavera/verão do primeiro ano, com valores superiores para as gramíneas inoculadas em relação a não inoculada. Ao longo dos períodos avaliados, verificou-se comportamento similar da Coastcross-1 para a disponibilidade de NDT, tendo-se registrado os maiores valores na primavera/verão do segundo ano, período com maior número de cortes, e também de maior desenvolvimento da gramínea em estudo (BARBERO et al., 2010). Os valores obtidos em ambos os períodos do primeiro ano foram intermediários; na primavera/verão os valores são inferiores em relação ao segundo, por ser o ano de implantação do pasto. Valores inferiores foram registrados no último período avaliado, tendo-se realizado apenas dois cortes da forragem, diferentemente do ano anterior, devido às condições meteorológicas próximas das normais, com diminuição da temperatura.

Conclusões

A inoculação com A. brasilense afeta positivamente a disponibilidade de energia (NDT) na massa de forragem de Coastcross-1, quando não adubada com N, sendo, para tal, necessária a reinoculação anual.

Gráficos e Tabelas




Referências

AGUIRRE, P. F. et al. Produtividade de pastagens de Coastcross-1 em consórcio com diferentes leguminosas de ciclo hibernal. Ciência Rural, v. 44, n. 12, p.2265-2272, 2014. BARBERO, L. M. et al. Produção animal e valor nutritivo da forragem de pastagem de coastcross consorciada com amendoim forrageiro. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 62, n. 3, p. 645-653, 2010. BARBER, W. P. B.; ADAMSON, A. H.; ALTMAN, J. F. B. New methods of feed evaluation. In: HARESIGN, W.; COLE, D. J. A. (Eds.) Recent advances in animal nutrition. London: Butterworths, 1984. p. 161-176. HUNGRIA, M. Inoculação com Azospirillum brasilense: inovação em rendimento a baixo custo. Londrina [EMBRAPA Soja], 2011. 38 p. (Documentos 325) MOREIRA, F. M. S. et al. Bactérias diazotróficas associativas: diversidade, ecologia e potencial de aplicações. Comunicata Scientiae, v. 1, n. 2, p. 74-99, 2010. SAS INSTITUTE, SAS, Studio user’s guide version 3.5, Cary: SAS Institute, 2016. 302p. VILELA, D. Potencial das pastagens de Cynodon na pecuária de leite. In: VILELA, D.; RESENDE, J. C.; LIMA, J. (Eds.) Cynodon: forrageiras que estão revolucionando a pecuária brasileira. Juiz de Fora: EMBRAPA-CNPGL, 2005. p. 191-223. VILELA, D.; RESENDE, J.C. de; LIMA, J. Cynodon: forrageiras que estão revolucionando a pecuária brasileira. Juiz de Fora: EMBRAPA-CNPGL, 2005. 251p.