Analise da cadeia produtiva de leite bovino do município de Rondon do Pará, Mesorregião Sudeste Paraense
Marcos Benedito Castro dos Reis1, Bruno Cabral Soares2, Ana Laura dos Santos Sena3, Marcos Antônio Souza dos Santos4, José Adelito Rodrigues Filho5, José de Brito Lourenço Junior6
1 - Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA
2 - Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA
3 - Embrapa Amazônia oriental
4 - Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA
5 - Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA
6 - Universidade Fedeal do Para
RESUMO -
Objetivou-se com esse trabalho analisar a cadeia produtiva da pecuária de leite no município de Rondon do Pará, Mesorregião Sudeste Paraense. Foram caracterizados os principais segmentos da cadeia leiteira de Rondon do Pará, como: os fornecedores de insumos, máquinas e equipamentos; produtores rurais; agroindústria; além dos ambientes organizacionais e institucionais. Em geral a pecuária leiteira do município apresenta produtores rurais com baixo nível de escolaridade, e a gestão é controlada pala família. A maioria das propriedades apresentava-se sem instalações básicas ou mal planejadas. Em relação à agroindústria o principal canal de distribuição é a venda direta in natura para laticínios da região. É necessário políticas púbicas que apoiem e incentivem, juntamente com a assistência técnica e direcionamento de crédito, para melhorar e qualificar os elos da cadeia leiteira do município.
Palavras-chave: Bovinocultura, Produtores, Mercado.
Analysis of the productive chain of bovine milk of the municipality of Rondon, Southeastern Mesoregion in Pará
ABSTRACT - The objective of this work was to analyze the productive chain of dairy cattle in the municipality of Rondon, Southeast Mesoregion in Pará. The main segments of the milk chain of Rondon were characterized as: suppliers of inputs, machinery and equipment; farmers; agroindustry; in addition to organizational and institutional environments. In general, dairy farming in the municipality has rural producers with low schooling levels, and management is controlled by the family. Most of the properties has not presented basic facilities or poorly designed facilities. In relation to the agroindustry the main distribution channel is the direct sale in natura for dairy products of the region. It is necessary public policies that support and encourage, along with technical assistance and credit management, to improve and qualify the links of the municipality's milk chain.
Keywords: Bovine Farming, Producers, Market.
Introdução
O estado do Pará é o segundo maior produtor leiteiro da região Norte, responsável por 29,22% da produção e a Mesorregião Sudeste paraense é a mais produtiva, responsável por 72,23% do total produzido na região (IBGE, 2014).
No Pará, nos últimos anos, a produção leiteira apresentou crescimento considerável. Ainda que a criação de gado de corte seja uma das principais atividades econômicas do Estado, o gado leiteiro ocupa importante espaço neste quesito, devido a retornos trazidos em curto prazo e influenciado pelo surgimento de laticínios que beneficiam o leite nas regiões produtoras, oferecendo possibilidades de expansão que contribui para o desenvolvimento da economia estadual (SILVA et al., 2013).
Entre os 10 municípios considerados os maiores produtores de leite do estado do Pará, nove estão localizados no sudeste paraense, o que faz dessa mesorregião a maior produtora de leite do Estado (IBGE, 2009). No sudeste paraense, destaca-se o município de Rondon do Pará que produz cerca de 130 mil litros de leite/dia, significando 9,3% da produção da mesorregião. No ano de 2012, a produção paraense foi de 560.915 mil litros de leite, sendo a produção do sudeste paraense de 405.146 mil litros de leite (SILVA et al., 2014).
Objetivou-se com esse trabalho analisar a cadeia produtiva de leite no município de Rondon do Pará, Mesorregião Sudeste Paraense e identificar os possíveis pontos de estrangulamento da cadeia.
Revisão Bibliográfica
A principal característica da cadeia produtiva do leite no Brasil é a importância no agronegócio nacional que, além de ser significativa, encontra-se representantes dos segmentos de produção, industrialização e comercialização de leite e derivados em todas as regiões do território nacional, os quais desempenham papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população (BRUM, 2012).
A cadeia produtiva é dividida nos segmentos de comercialização, industrialização e produção de matérias-primas. Na comercialização, encontram-se as empresas que estão em contato com o cliente final da cadeia de produção e que viabilizam o consumo e o comércio dos produtos finais (supermercados, mercearias, restaurantes e cantinas), incluindo as empresas responsáveis somente pela logística de distribuição; na industrialização estão localizadas as empresas responsáveis pela transformação do leite em produtos finais destinados ao consumidor. Destaca-se que o consumidor pode ser uma unidade familiar ou outra agroindústria e, no segmento da produção de leite, estão às empresas rurais que fornecem as matéria-primas oriundas da agricultura, pecuária e piscicultura para que outras empresas as transformem em produtos finais utilizando-se de processos de produção automatizados ou não (BATALHA; SILVA, 1997; BATALHA, 2011).
É primordial na cadeia produtiva do leite a melhoria da competitividade, a partir do desenvolvimento e modernização da agroindústria que iniciou a transformação do setor. Isso requer dos demais segmentos da cadeia, modernização através de inovações tecnológicas, visando sempre o desempenho competitivo, e este somente será possível, se houver a consciência de todos os integrantes da necessidade de maior integração e melhor coordenação da cadeia (MATOS; SANTANA, 2015).
Materiais e Métodos
O projeto foi desenvolvido no município de Rondon do Pará (S 04° 46’45”/ W 48° 04’00”). Para identificar a cadeia produtiva do leite de Rondon do Pará, os dados foram adaptados pelo método de abordagem do Centro de Conhecimento em Agronegócios da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP/PENSA) que estabelece um método que se resume em seis etapas: 1ª - Desenho prévio da cadeia a conhecer; 2ª - Realização de entrevistas com agentes envolvidos para ajustar o desenho à realidade; 3ª - Pesquisa de dados em associações e outras fontes de dados secundários, realizado em trabalhos elaborados; 4ª - Pesquisa com agentes envolvidos no processo; 5ª - Quantificação dos resultados e 6ª - Validação dos resultados (NEVES, 2006).
A pesquisa foi realizada através de levantamento de dados primários, por meio de entrevistas com os principais atores da cadeia produtiva, como produtores rurais, funcionários da Agência de Defesa Agropecuária do estado do Pará (ADEPARÁ), servidores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) local, colaboradores de bancos financiadores (Banco do Brasil e Banco da Amazônia), representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais locais (STTR), Sindicato dos Produtores Rurais, proprietários de laticínios que atuam na região, equipe de inspeção municipal e nutricionista municipal, responsável pela merenda escolar.
Resultados e Discussão
Foram caracterizados os principais segmentos da cadeia produtiva do leite em Rondon do Pará como:
Os
fornecedores de insumos, máquinas e equipamentos: estes englobam o ramo que comercializa os suprimentos de todos os tipos de fatores de produção necessários ao processo produtivo pecuário, tais como máquinas e equipamentos, adubos e corretivos, rações e produtos veterinários (medicamentos e sêmen), sementes e mudas. Esse segmento desempenha papel importante para o sistema produtivo leiteiro (OLIVEIRA; MICHELS, 2003). No município, os principais insumos destinados a cadeia produtiva leiteira são as ordenhadeiras mecânicas, resfriadores de leite e pasteurizadores.
Os
produtores rurais: a pecuária leiteira de Rondon do Pará é caracterizada por um grande número de pequenos produtores, a qual é uma forma de produção em que o núcleo de decisões, planejamento, gerência, trabalho e capital são controlados pela família. Em geral, são produtores com baixo nível de escolaridade, a maioria (56,36%) possui apenas o ensino fundamental incompleto. E 27,27% dos mesmos, consorciam suas atividades leiteiras com o plantio de roça (mandioca, milho, arroz, abobora e quiabo), para aproveitar as potencialidades da propriedade, com intuito de aumentar sua renda (SOARES et al., 2013).
Em relação à estrutura física das propriedades estudadas, a maioria apresentava condições consideradas deficientes, sem instalações básicas ou mal planejadas, frequentemente estábulos que geram grandes dificuldades na higienização, o que impossibilita um manejo adequado para a prática e o bom funcionamento do sistema (SOARES et al., 2014).
Na
agroindústria: o leite produzido é comercializado
in natura para laticínios da região, que após processamento atendem o mercado local de leite pasteurizado e derivados como o queijo mozarela e iogurte, devido esse tipo de produto não exigir leite de alta qualidade no processo de fabricação, além de apresentar um mercado consumidor garantido. As formas de distribuição dos subprodutos mais comuns são as vendas diretas pelas indústrias, através de vendedores ou representantes e as vendas por distribuidores ou atacados, e pelo varejo, com destaques para os supermercados.
Além disso, cadeia leiteira é influenciada por ambientes organizacionais e institucionais. Assim, a região conta com instituições, como a Assistência Técnica e Extensão Rural do estado do Pará, a Agência de Defesa Agropecuária do estado do Pará, colaboradores financeiros como Banco do Brasil, Banco da Amazônia e os Sindicatos.
Conclusões
A partir dos levantamentos realizados em entrevistas com os principais atores da cadeia do leite, foram observados os fatores que limitam o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite em Rondon do Pará, destacando os sistemas arcaicos e/ou tradicionais de produção; falta de interação entre os ambientes organizacionais; baixa eficiência técnica e econômica dos sistemas e com isso baixa qualidade na produção; falta de conhecimento e de treinamento dos produtores com boas práticas de ordenhas para desenvolver uma atividade eficaz e de qualidade; escassez de crédito para financiar os investimentos na produção leiteira e políticas públicas locais que incentivem e apoiem esse setor.
Referências
BATALHA, M. O.
Gestão Agroindustrial. São Paulo: Atlas, 2011.
BATALHA, M. O; SILVA, A. L.
Gestão agroindustrial. GEPAI: Grupo de estudos e pesquisas agroindustriais. São Paulo: Atlas, 1997.
BRUM, A. L.
Mercado e cadeias produtivas. In: SIEDENBERG, D.
Desenvolvimento sob múltiplos olhares. Ijuí: Unijuí, 2012.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA. 2014.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Censo Agropecuário 2009. Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br>. Acessado em: 31 de Maio 2015.
MATOS, C. A. C.; SANTANA, A. C.
A agroindústria de leite no estado do Pará: Principais produtos das empresas de laticínios de Estado do Pará. Belém: Marques Editora, 2015.
NEVES, M.
Agronegócio do Brasil. São Paulo, Editora Saraiva, 2006. 303p.
OLIVEIRA, E.; MICHELS, I.
Estudo das cadeias produtivas de Mato Grosso do Sul: Leite. Campo Grande/MS: DEA/UFMS, mimeo, 2003.
SEBRAE- SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.
Critérios e conceitos para a classificação de empresas. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/uf/Goias/indicadosres-da-mpr/classificação-empresaria. Acesso em: 23 de Ago. 2016.
SILVA, D. P.; SILVA, A. D. P.; MELO, J. D. G.; SILVA, A. L. L.; SCHEIDT, G. N. Ocorrência de resíduos de antibióticos em leite de células de refrigeração da região Sul do estado do Pará – Brasil.
Revista Agrotecnologia, Anápolis, v. 4, n. 2, p. 99 - 117, 2013.
SILVA, W. B.; W. TRINDADE, D. G. F.; PENA, H. W. A.
Expressividade da produção leiteira nas mesorregiões do estado do Pará –Brasil. In Observatório de la Economía Latinoamericana, n. 196, 2014.
SOARES, B. C.; FILHO, J. A. R.; SENA, A. L. S.; JUNIOR, J. B. L.; CONTARINI, L. B. P. Caracterização dos sistemas produtivos de bovinos leiteiros do município de Rondon do Pará, mesorregião sudeste paraense. IN: III SIMPOSIO DE ESDUTOS E PESQUISAS EM CIENCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA. Belém (PA).
ANAIS...Belém (PA): UEPA, 18 a 20 Nov. 2014.
SOARES S. O.; OAIGEN, R. P.; BARBOSA, J. D.; OLIVEIRA, C. M. V.; ALBERNAZ, T. T.; DOMINGUES, F. N.; MAIA, J. T. S.; CHRISTMANN, C. M. Perfil dos produtores de leite e caracterização técnica das propriedades leiteiras dos municípios de Rondon do Pará e Abel Figueredo, Estado do Pará.
Veterinária em Foco, v. 10, n. 2, p. 159-168. 2013.