Características agronômicas de cultivares de capim-elefante para produção de energia.

Edimar Queiroz da Silva1, Henrique Guimarães de Favare2, Joadil Gonçalves de Abreu3, Allan Pablo Lopes de Santana4, Beatriz Ligoski Cabral5, Lucas Matheus Barros Assis6, Jhonata Martins Fernandes7, Natacha de Paula8
1 - Universidade Federal de Mato Grosso
2 - Universidade Federal de Mato Grosso
3 - Universidade Federal de Mato Grosso
4 - Universidade Federal de Mato Grosso
5 - Universidade Federal de Mato Grosso
6 - Universidade Federal de Mato Grosso
7 - Universidade Federal de Mato Grosso
8 - Universidade Federal de Mato Grosso

RESUMO -

Devido à demanda energética dos últimos anos, os pesquisadores têm procurado fontes de energia renovável através da produção de biomassa. Objetivou-se avaliar as características agronômicas selecionar cultivares de capim-elefante com potencial para produção de energia na forma de biomassa em Mato Grosso. O experimento está sendo realizado no Campo Experimental da EMPAER-MT em Cáceres MT. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com 13 tratamentos (cultivares) e três repetições. Os cultivares de capim-elefante avaliados são: Cubano Pinda, Porto Rico, Vruckwona, Piracicaba 241, Cuba 116, Taiwan A-25, CNPGL 93-41-1, CNPGL 91-25-1, Mercker, Napier, Canará, Guaçu e Cameroon. A parcela experimental foi constituída de 4 fileiras de 5,0 m, com espaçamento entre fileiras de 1,0 m. Após 6 meses do corte de uniformização, realizou-se o primeiro corte, sendo avaliadas as seguintes características: altura da planta, comprimento e largura da folha, diâmetro do colmo, número de perfilhos e relação lâmina foliar/pseudocolmo. O cultivar Cameroon apresentou as melhores características agronômicas para produção de energia na forma de biomassa.

Palavras-chave: bioenergia, biomassa, diâmetro do colmo.

Agronomic characteristics of elephantgrass cultivars for energy production

ABSTRACT - Due to the energy demand of recent years, researchers have been looking for renewable energy sources through the production of biomass. The objective was to evaluate agromic characteristics of the elephantgrass cultivars with potential for energy production in the form of biomass in Mato Grosso. The experiment is being carried out in the Experimental Field of EMPAER-MT in Cáceres-MT. The experimental design was in randomized blocks with 13 treatments (cultivars) and three replicates. The cultivars of elephantgrass evaluated are: Cubano Pinda, Puerto Rico, Vruckwona, Piracicaba 241, Cuba 116, Taiwan A-25, CNPGL 93-41-1, CNPGL 91-25-1, Mercker, Napier, Canará, Guaçu and Cameroon. The experimental plot consisted of 4 rows of 5.0 m, with spacing between rows of 1.0 m. After 6 months after cutting, the first cut was performed, and the following characteristics were evaluated: plant height, leaf length and width, stem diameter, number of tillers and leaf/stem ratio. The cultivar Cameroon presented the best agronomic characteristics for energy production in the form of biomass.
Keywords: bioenergy, biomass, stem diameter.


Introdução

As principais estratégias para reduzir a emissão de gases do efeito estufa, resultantes de atividades antrópicas, consistem na menor utilização de combustíveis fósseis, redução de desmatamento e queima de massa vegetal, uso inadequado do solo e maximização do sequestro de carbono no solo e vegetação. As fontes renováveis representam 75% da oferta interna de energia no Brasil, que é a resultante da soma dos montantes referentes à produção nacional mais as importações, que são essencialmente de origem renovável (MME BRASIL, 2015). O capim-elefante (Pennisetum purpureum SCHUM.) é nativo da África Tropical e está difundido nas cinco regiões do Brasil, onde predomina seu uso como forragem verde e silagem para  alimentação de ruminantes. Entretanto, além do tradicional uso forrageiro, ele tem sido apontado como alternativa promissora de biomassa para utilização como insumo energético, sobretudo, por apresentar alta eficiência fotossintética, proporcionar múltiplas colheitas anuais devido ao seu curto ciclo de produção (4 a 6 meses) e características favoráveis, tais como: elevado percentual de fibras e lignina, e o alto poder calorífico (QUESADA, 2005). A biomassa do capim-elefante pode ser utilizada para queima direta, gaseificação e produção de carvão vegetal, com rendimentos de energia diferenciada para cada uso. Este capim, quando adequadamente cultivado pode produzir ao redor de 30 t MS/ha/ano, competindo assim, com o eucalipto que produz uma média de 19 t MS/ha/ano (SANTANA et al., 2002). Objetivou-se avaliar as características agronômicas selecionar cultivares de capim-elefante com potencial para produção de energia na forma de biomassa em Mato Grosso.

Revisão Bibliográfica

Para a produção de energia através da biomassa de capim elefante, o componente mais importante é o diâmetro do colmo que apresenta alto teor de fibra. Conforme Flores et al. (2009), o capim-elefante apresenta características qualitativas favoráveis para produção de energia, tais como alto teor de fibra e alto poder calorífico.

Materiais e Métodos

O experimento está sendo conduzido no Campo Experimental da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), em Cáceres, MT, situado a 16º09‟02” Sul e 57º38‟07” Oeste, e altitude de 157 m. O clima no município, segundo a classificação de Köppen, é do tipo Aw, ou seja, clima tropical, megatérmico, caracterizado por duas estações bem definidas: seca (abril a outubro) e chuvosa (novembro a março). O preparo da área foi feito com uma aração e duas gradagens. O preparo da área e calagem ocorreram no mês de setembro de 2015. A adubação e o plantio foram realizados no mês de novembro de 2015. A adubação e a calagem foram feitas com base na interpretação dos resultados da análise de solo. O plantio dos colmos foi realizado em sistema de “pé-com-ponta” sendo as mudas deitadas e recobertas com terra, utilizando-se o espaçamento de 1,0 m entre sulcos. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com treze tratamentos (cultivares) e três repetições. As cultivares avaliadas são: Cubano Pinda, Porto Rico, Vruckwona, Piracicaba 241, Cuba 116, Taiwan A-25, CNPGL 93-41-1, CNPGL 91-25-1, Mercker, Napier, Canará, Guaçu e Cameroon. A parcela experimental foi constituída de 4 fileiras de 5,0 m (20 m2), com espaçamento entre fileiras de 1,0 m. A área útil foi constituída pelas duas linhas centrais, desprezando-se 1,0 m nas extremidades. O primeiro corte foi efetuado após 6 meses do corte de uniformização, sendo avaliadas as seguintes características: altura da planta (m), comprimento de folha (cm), diâmetro do colmo (cm), largura de folha (cm), número de perfilhos e relação lâmina foliar/pseudocolmo.. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância e teste de médias Scott Knott, conforme metodologia de Banzato e Kronka (1992).  

Resultados e Discussão

Não houve diferença significativa entre os cultivares para as características de altura da planta e número de perfilhos (Tabela 1). As cultivares Cubano Pinda, Guaçu, Vruckwona e Cameroon apresentaram maiores comprimento de folha, largura de folha e diâmetro de colmo. As cultivares que obtiveram menor relação lâmina foliar/pseudocolmo forma: Napier, Cameroon, Mercker, Cuba 116, Taiwan A-25, BRS Canará, CNPGL 93-41-1 e CNPGL 91-25-1. Para a produção de energia através da biomassa de capim elefante, o componente mais importante é o diâmetro do colmo que apresenta alto teor de fibra. Conforme Flores et al. (2009), o capim-elefante apresenta características qualitativas favoráveis para produção de energia, tais como alto teor de fibra e alto poder calorífico. Quesada (2005) verificou que alto teor de fibra, presente no colmo, bem como elevada produção de biomassa seca vêm corroborar a capacidade que os cultivares de capim-elefante tem para produção energética, na substituição do carvão mineral ou outras fontes tradicionais de energia (carvão vegetal, gás, lenha).Buscando encontrar um cultivar que oferece as melhores características agronômicas para produção de energia, pode-se dizer que o cultivar Cameroon apresentou alto diâmetro do colmo e baixa relação lâmina foliar/pseudocolmo.  

Conclusões

O cultivar Cameroon apresentou as melhores características agronômicas para produção de energia na forma de biomassa.

Gráficos e Tabelas




Referências

BANZATO, D.A.; KRONKA, S. do N. Experimentação agrícola. Jaboticabal: Funep, 2006. 237p FLORES, R. A. Produção de capim elefante (Pennisetum purpureum SCHUM.) para fins energéticos no cerrado: resposta a adubação nitrogenada e idade de corte. Dissertação de Mestrado, UFRRJ, 2009. 66p. MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. Balanço energético nacional 2015, ano base 2014. Disponível:http://www.mme.gov.br/documents/10584/1143895/2.1+-+BEN+2015+-+Documento+Completo+em+Portugu%C3%AAs+-+Ingl%C3%AAs+(PDF)/22602d8c-a366-4d16-a15f-f29933e816ff?version=1.0 QUESADA, D. M.; BODDEY, R. M.; REIS, V. M.; URQUIAGA, S. Parâmetros qualitativos de genótipos de capim elefante (Pennisetum purpureum Schum.) estudados para a produção de energia através da biomassa. Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2004. 4 p. (Embrapa Agrobiologia. Circular Técnica, 8). SANTANA, R. C.; BARROS, N. F.; NEVES, J. C. L. Eficiência de utilização de nutrientes e sustentabilidade da produção em procedências de Eucalyptus grandis e Eucalyptus saligna em sítios florestais do estado de São Paulo. Revista Árvore, v.26, n.4, p.447-457, 2002.