ATIVIDADE DE ENZIMAS DIGESTIVAS ENDÓGENAS EM DIFERENTES LINHAGENS DE FRANGOS DE CORTE MACHO

Aryella Carolyne Hoffmann1, João Antônio Barbosa Filho2, Geni da Silva Varéa3, Alana Carvalho Machado4, Thais Dornellas5, Adana Kellita Felix Carneiro6, Jéssica Ignácio Pinto7, Alexandre Oba8
1 - Universidade Estadual de Londrina
2 - Universidade Estadual de Londrina
3 - Universidade Estadual de Londrina
4 - Universidade Estadual de Londrina
5 - Universidade Estadual de Londrina
6 - Universidade Estadual de Londrina
7 - Universidade Estadual de Londrina
8 - Universidade Estadual de Londrina

RESUMO -

O objetivo deste experimento foi avaliar a atividade de enzimas digestivas endógenas de diferentes linhagens de frangos de corte macho. Foram utilizados 32 frangos de corte macho de diferentes linhagens comerciais distribuídos em delineamento em blocos ao acaso, com quatro tratamento e oito repetições. Os tratamentos experimentais consistiram em diferentes linhagens de frangos de corte macho (Cobb 500, Hubbard Flex e Ross AP91 e AP95), que foram identificadas aleatoriamente como A, B, C e D. Aos 43 dias de idade, as aves foram abatidas para determinação de enzimas endógenas (amilase, lipase e protease total) do duodeno e pâncreas. Os resultados mostram que não houve efeito da linhagem sobre a produção de enzimas digestivas, tanto no duodeno como no pâncreas. Conclui-se que a atividade enzimática no duodeno e pâncreas são iguais nas diferentes linhagens comerciais.

Palavras-chave: Aves, amilase, lipase, protease

ACTIVITY OF DIGESTIVE ENDOGENOUS ENZYMES IN DIFFERENT STRAINS OF BROILER MALE

ABSTRACT - The objective of this experiment was to evaluate the activity of endogenous digestive enzymes of different commercial strains of male broiler chickens. Thirty two male broilers of different commercial strains were evaluated in arandomized block design with four treatments and eight replicates. The experimental treatments consisted of different strains of male broiler chickens (Cobb 500, Hubbard Flex and Ross AP91 and AP95), which were randomly identified as A, B, C and D. At 42 days of age, the birds were slaughter to determinate endogenous enzymes (amylase, lipase and total protease) of duodenum and pancreas. Results shown that there were no strain effects on the production of digestive enzymes, neither in the duodenum or pancreas. It is concluded that the enzymatic activity in the duodenum and pancreas are the same in the different commercial strains.
Keywords: Amylase, birds, lipase, protease


Introdução

A atividade das enzimas digestivas endógenas como amilase, protease e lipase são de fundamental importância para o desenvolvimento das aves, visto que através destas é que ocorre a transformação de alimentos complexos em nutrientes simples, que poderão assim ser absorvidos e exercerem suas funções no desenvolvimento das aves. Segundo Stringhiniet al. (2003) as linhagens diferem em consumo de ração e conversão alimentar, porém não se tem informações a respeito se esta conversão alimentar diferenciada pode ser em função de diferenças nas atividades das enzimas digestivas endógenas.Assim, conhecer a atividade das enzimas digestivas nas diferentes linhagens de frangos de corte é de suma importância para explicar possíveis diferenças no desempenho das linhagens. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a atividade enzimática de enzimas digestivas endógenas de diferentes linhagens comerciais de frangos de corte macho.  

Revisão Bibliográfica

As linhagens de frangos de corte comercialmente disponíveis apresentam potenciais genéticos diferenciados devido à pressão de seleção aplicada para cada uma das características de interesse econômico. Com isso, uma grande variedade de características foram transmitidas através de programas específicos de seleção genética, visando o melhoramento como, ganho de peso, índice de crescimento, viabilidade elevada e resistência a doença (SANTOS,2008). Essa evolução genética pode estar relacionada com a integridade intestinal, no qual Pelicano et al. (2003) afirmam que em boas condições pode melhorar a digestão e absorção dos nutrientes, proporcionando melhores desempenho. Ressaltando o efeito da linhagem, Santos (2005) observou que a linhagem Cobb a taxa de crescimento desacelera antes das linhagens caipiras, evidenciando seu potencial genético para crescimento mais acelerado. Enquanto que Marcatoet al. (2010) verificaram que a maturidade e o tempo para taxa máxima de crescimento do intestino diferem entre linhagens, sendo que as aves Cobb foram 7,33 dias mais precoce ao atingir a idade de máximo crescimento do intestino em relação a Ross. Com base nessas informações pode-se dizer que há possibilidade da influência da velocidade do desenvolvimento dos órgãos digestivos e ação dos mesmos entre as linhagens estudadas. Cabe frisa que a atividade das enzimas digestivas são de fundamental importância para o desenvolvimento das aves, visto que através destas é que ocorre a transformação de alimentos complexos em nutrientes simples, que poderão assim ser absorvidos e exercerem suas funções no desenvolvimento das aves. Assim, conhecer a atividade de enzimas digestivas nas diferentes linhagens de frangos de corte é de suma importância para explicar possíveis diferenças no desempenho das aves (BARBOSA FILHO, 2015).

Materiais e Métodos

As aves foram criadas na Unidade de Pesquisa em Nutrição de Aves e as Análises laboratoriais foram conduzidas no Departamento de Bioquímica e Biotecnologia, ambos na Universidade Estadual de Londrina. Foram utilizados 32 frangos de corte com 43 dias de idades. Os tratamentos experimentais consistiram em diferentes linhagens comerciais de frangos de corte macho, sendo estas linhagens Cobb, Hubbard Flex e Ross AP91 e AP95, codificadas de forma aleatória no incubatório como linhagens A, B, C e D. Foi adotado um delineamento em blocos ao acaso com quatro tratamentos e oito repetições. Uma hora antes da coleta de pâncreas e duodeno, as aves foram estimuladas a consumir alimentos. O sacrifício das aves foi por deslocamento cervical e imediatamente foi coletado o pâncreas e duodeno, que foram limpos dos tecidos aderentes e gordura periférica. Em seguida foram pesados e congelados em nitrogênio líquido e armazenados a -70°C até o momento das análises.             A determinação da atividade enzimática (amilase, lipase e protease total) foram realizadas no extrato de pâncreas e conteúdo duodenal. Todos os ensaios enzimáticos foram realizados em triplicata, acompanhados de controles do substrato, nos quais o volume de extrato enzimático foi substituído pelo tampão da reação (usado como branco de reação para zerar o espectrofotômetro) e de controles dos extratos substituindo o volume de substrato pelo mesmo tampão. As metodologias para a determinação das atividades de amilase, protease total e lipase, foram realizadas conforme descrito por Bernfeld (1955), Thyset al. (2004) e Lima et al. (2004), respectivamente. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância e, posteriormente, ao teste de comparação de médias de Tukey a 5% de nível de significância através do programa estatístico R.

Resultados e Discussão

Os resultados das atividades enzimáticas presentes no duodeno (Tabela 1) e pâncreas (Tabela 2) mostram que as diferentes linhagens de frangos de corte macho não diferiram para os valores de amilase, protease total e lipase. A literatura aponta que fatores como a nutrição pode afetar a atividade de enzimas digestivas, pois segundo Pan e Yu (2014) a atividade das enzimas digestivas intestinais podem ser afetada pela microbiota intestinal, que pode ser influenciada pela dieta. Segundo estes autores, o uso de fruto  oligossacarídeo e soja fermentada altera a microbiota e consequentemente aumenta a atividade das proteases e lipase. Como as aves apresentavam 43 dias de idade, acredita-se que não houve efeito da maturação dos órgãos do trato gastrointestinal, que poderia influenciar nos resultados, visto que Lima et al. (2003) relatam que a produção de enzimas digestivas está diretamente relacionada com a maturação dos órgãos que compõe o sistema digestório e estes com a idade das aves. Assim, como as aves ingeriram a mesma dieta e apresentaram o mesmo manejo, sem a influência da idade, acredita-se que os resultados obtidos foram condizentes com a linhagem, sem sofrer outro fator que pudesse alterar os resultados.

Conclusões

Conclui-se que a atividade enzimática presente no duodeno e pâncreas são semelhantes nas diferentes linhagens de frangos de corte macho aos 43 dias de idade.

Gráficos e Tabelas




Referências

BARBOSA FILHO, J.A. Desempenho, rendimento de carcaça e cortes, qualidade de carne e atividade enzimática de frangos de corte de diferentes linhagens.2015. 87f. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.   BERNFELD, P. Amylases a and b. In: COLOWICK, S.B.; KAPPLAN, N.O. (Eds). Methods in Enzymology. New York: Academic Press, 1955, v.1, p.149-153.   LIMA, A.C.F. et al.Efeito do uso de probiótico sobre o desempenho e atividade de enzimas digestivas em frangos de corte. Revista Brasileira de Zootecnia, v.32, n.1, p.200-207, 2003.   LIMA, V.M.G. et al.Activityandstabilityof a crude lipase fromPenicilliumaurantiogriseum in aqueous media andorganicsolvents. BiochemicalEngineeringJournal, v.18, n.1, p.65-71, 2004.   MARCATO, S.M. et al.Crescimento e deposição de nutrientes nos órgãos de frangos de corte de duas linhagens comerciais.RevistaBrasileira de Zootecnia, v.39, n.5, p.1082-1091, 2010.   PAN, D.; YU, Z. Intestinal microbiome of poultry and its interaction with host and diet. GutMicrobes, v.5, n.1, p.108-119, 2014.   PELICANO, E. R.L.et al. Morfometria e ultra-estrutura da mucosa intestinal de frangos de corte alimentados  com dietas contendo diferentes probióticos. Revista Portuguesa de Ciências Veterinárias, v.98, n.547, p.125-134, 2003.   SANTOS, A.L. et al. Estudo do Crescimento, Desempenho, Rendimento de Carcaça e Qualidade de Carne de Três Linhagens de Frango de Corte. Revista Brasileira Zootecnia, v.34, n.5, p.1589-1598,2005.   SANTOS, V.V.A. Avaliação da concentração de retinol em fígados frescos e congelados de frangos das linhagens Cobb e Ross. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.   STRINGHINI J.H. et al.Avaliação do desempenho e rendimento de carcaça de quatro linhagens de frangos de corte criadas em Goiás. RevistaBrasileira de Zootecnia, v.32, n.1, p.183-190,2003.   THYS, R.C.S. et al. Characterization of a protease of a feather-degrading Microbacterium species. Letters in Applied Microbioology, v.39, n.2, p.181-186, 2004.   UNI, Z.; NOY, Y.; SKLAN, D. Posthatch development of mucosal function in the broiler small intestine.Poultry Science, v.77, n.1, p.75-82, 1998.