Suplementação mineral de bovinos de corte no município de Amajari/RR

WILMA GONÇALVES DE FARIA1, WILSON GONÇALVES DE FARIA JUNIOR2
1 - UFRR
2 - UFRR

RESUMO -

A cadeia produtiva do gado de corte é uma das mais importantes do complexo agroindustrial brasileiro. A rentabilidade da atividade depende principalmente dos manejos alimentares e sanitários. O objetivo foi caracterizar a suplementação mineral da bovinocultura de corte do município de Amajari no estado de Roraima. Foram visitadas quatro fazendas leiteiras de Março a Julho de 2016. Realizou-se estudo observacional com aplicação de questionários de perguntas diretas para os produtores de gado de corte. O objetivo foi avaliar as condições gerais de cochos (de altura, conservação, acessibilidade dos animais, construção), da quantidade e frequência da mineralização dos animais das diferentes categorias animal.

Palavras-chave: gado de corte, suplementação, mineral

Mineral supplementation of beef cattle in the municipality of Amajari / RR

ABSTRACT - The productive chain of beef cattle is one of the most important in the Brazilian agroindustrial complex. The profitability of the activity depends mainly on food and sanitary management. The objective was to characterize the mineral supplementation of beef cattle from the municipality of Amajari in the state of Roraima. Four dairy farms were visited from March to July 2016. An observational study was carried out with the application of questionnaires of direct questions to the producers of beef cattle. The objective was to evaluate the general conditions of troughs (height, conservation, accessibility of animals, construction), the amount and frequency of mineralization of animals of different animal categories.
Keywords: Beef cattle, supplementation, mineral


Introdução

A deficiência mineral é um problema que afeta a grande maioria dos animais criados no Brasil a pasto principalmente em regiões de cerrado onde os solos tendem a ser mais ácidos tornando indisponíveis aos minerais para as plantas e consequentemente para os animais que se alimentam dessas forragens.

Revisão Bibliográfica

A deficiência de minerais tanto dos macrominerais quanto dos microminerais retarda o crescimento dos animais, seu ganho, afetando a reprodução de forma negativa, provocando anestros, abortos e retenção de placenta. Este trabalho teve por objetivo avaliar a suplementação mineral dos animais destinados a produção de carne da região da vila Brasil município de Amajari- RR.

Materiais e Métodos

A  pesquisa observacional foi realizada com a visita em vinte fazendas criadoras de gado de corte no município de Amajari na região da Vila Brasil, no período de Abril a julho de 2016.  Durante as visitas em conversa com os produtores era aplicado um questionário com perguntas diretas para os produtores quando estes foram inqueridos sobre área de cocho para os animais, altura dos cochos, tipo de suplementação para cada categoria animal, tipos e quantidade de suplemento mineral utilizado nas fazendas, estado de conservação dos saleiros, a acessibilidade dos animais aos saleiros.

Resultados e Discussão

Foi observado que o sistema de produção do gado de corte é extensivo, sendo criados animais zebuínos de cruzamentos de varias raças como a gir, guzerá e a nelore. Os animais são de baixa produção devido a diversos fatores como genéticos e nutricionais entre outros. Os animais são criados em pastagens de capim nativo com pastejo continuo. Dos produtores (50%) faz a suplementação durante o ano todo, 100% não faz separação dos animais por categoria animal e não fazem uso do creep- feeding para os bezerros, sendo portanto utilizado o mesmo suplemento para todas as categorias não levando em consideração as diferentes necessidades dos animais. A acessibilidade dos cochos nos períodos chuvosos é ruim em todas as fazendas visitadas  e em 40% a altura dos cochos dificulta a ingestão do suplemento por animais mais novos devido serem altos para esses animais. Em nenhuma fazenda é utilizada a ureia e o proteinado, as condições de conservação são boas em 80% das fazendas visitadas, estando esses com madeira de boa qualidade , sem buracos e áreas podres. Em 90% das fazendas os cochos tem telhado e em apenas 10% tem telhado e proteção lateral (que evita desperdício devido a chuva de ventos. 60% dos produtores afirmaram fazer uso do sal branco e do sal mineral na porcentagem recomendada pelo fabricante.Todos os produtores afirmaram não conhecer as vantagens.

Conclusões

Podemos concluir com os dados coletados na pesquisa que é necessário mais trabalhos de pesquisa  e extensão para divulgar as características de uma boa suplementação animal e as suas vantagens como aumento de produção e ganho de peso dos animais bem suplementados. E a importância de bons cochos para um melhor consumo do suplementado pelos animais.




Referências

Barcelos, V.B. et al.Influencia da suplementação mineral nos transtornos reprodutivos de vacas leiteiras. Disponível em www.milkpoint.com/radar técnico. acessado em 31/03/2017