Efeito da aplicação de cama de aves em solos sobre a reprodução de Eisenia andrei

Tamires Rodrigues dos Reis1, Manuela Testa2, Ana Paula Maccari3, Talyta Zortéa4, Suélen Serafini5, Eduan Junior Silveira Costa6, Julia corá Segat7, Dilmar Baretta8
1 - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
2 - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
3 - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
4 - UTFPR
5 - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
6 - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
7 - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
8 - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

RESUMO -

A aplicação de cama de aves no solo é uma alternativa para disponibilizar nutrientes às plantas. Entretanto, há uma crescente preocupação quanto ao risco de contaminação do solo quando da utilização contínua e em quantidades inadequadas desse material. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de doses crescentes de cama de aves sobre a reprodução de minhocas da espécie Eisenia andrei por meio de testes ecotoxicológicos padronizados (ISO). Os tratamentos consistiram em doses crescentes de cama de aves compostada e não compostada, 0; 5; 7.5; 10; 12.5; 15; 20; 30 e 40 t ha-1. Os ensaios foram conduzidos em delineamento experimental inteiramente casualizado, com cinco repetições. Os resultados mostram que a taxa de reprodução das minhocas foi significativamente afetada pelo aumento da aplicação de cama de aves. Houve diferença de toxicidade entre as camas de aves, a cama compostada apresentou maior toxicidade em relação a não compostada.

Palavras-chave: ecotoxicologia terrestre, fauna edáfica, resíduos orgânicos

Effect of the application of poultry litter on soils on the reproduction of Eisenia andrei

ABSTRACT - The application of poultry litter in the soil is an alternative to provide nutrients to the plants, however, there is a growing concern about the risk of soil contamination when using continuous and inadequate amounts of this material. The objective of this work was to evaluate the effect of the application of increasing doses of poultry litter on the reproduction of worms of the species Eisenia andrei by means of standardized ecotoxicological tests (ISO). Treatments consisted of increasing doses of bedding of composted and non-composted birds, 0; 5; 7.5; 10; 12.5; 15; 20; 30 and 40 t ha-1. The trials were conducted in a completely randomized experimental design, with five replicates. The results show that the reproduction rate of the earthworms was significantly affected by the increase of the application of poultry litter. There was a difference in toxicity between poultry litters, and the composted litter presented higher toxicity than non-composted litter.
Keywords: terrestrial ecotoxicology, fauna edaphic, organic residues


Introdução

Nas últimas décadas, a intensificação da avicultura com a concentração de animais em pequenas unidades de produção, tem gerado grande volume de resíduos (Lourenço et al., 2013). Deixando de ser vistos apenas como uma fonte de nutrientes e passam a ser encarados como resíduos potencialmente poluidores do solo e da água. A utilização inadequada deste material pode ocasionar efeitos adversos aos ecossistemas devido aplicação continuada de elevadas quantidades que excedem a capacidade de suporte do solo (Segat., et al 2015). A carência de informação sobre os parâmetros biológicos do solo em áreas com uso de cama de aves é uma preocupação, o descarte sem os critérios adequados pode modificar as propriedades do solo, a atividade e a diversidade de organismos. A aplicação de elevadas doses de cama de aves no solo pode ser tóxica as comunidades edáficas, pela ação imediata ou pelo acúmulo de alguns nutrientes e outros produtos veterinários e inseticidas ou seus metabólitos utilizados em larga escala nas criações avícolas para controle sanitário e que podem estar presentes na cama de aves. Estudos indicam o potencial fertilizante da cama de aves, entretanto, pouco se conhece sobre os riscos ecológicos do seu uso como fertilizante orgânico. O presente estudo teve como objetivo avaliar por meio de testes ecotoxicológicos padronizados (ISO), o efeito da aplicação de doses crescentes de cama de aves compostada e não compostada sobre a reprodução de minhocas da espécie Eisenia andrei.

Revisão Bibliográfica

Resíduos provenientes da criação intensiva de frangos, são denominados de cama de aves, são ricos em nutrientes e, por estarem disponíveis nas propriedades a um baixo custo, podem ser viabilizados pelos produtores na adubação das culturas comerciais (Menezes et al., 2004).  Os efeitos benéficos dos resíduos de animais nas propriedades físicas do solo dependem de características intrínsecas do solo. Solos com boas qualidades físicas, assim como elevados teores de nutrientes, tendem a não responder de forma significativa à aplicação desses resíduos. Espera-se que os efeitos sejam mais evidentes em solos naturalmente pobres e com algum grau de degradação (Costa, et al., 2009). A magnitude dos efeitos derivados do uso de resíduos orgânicos e o risco potencial ao nível do solo e comunidades edáficas, pode ser medida por meio da utilização de ensaios de ecotoxicológicos (Segat et al., 2015). Essa ferramenta, amplamente utilizada internacionalmente e cada vez mais difundida no Brasil pode ser utilizada como indicadora da qualidade dos solos e apresenta-se como parâmetro complementar, de fácil aplicação e com resposta rápida e precisa, às análises químicas (Crouau e Moia, 2006). Dentre os organismos edáficos com potencial para indicar alterações ambientais, estão as oligoquetas, que representam um elo importante da cadeia trófica terrestre (Cesar et al., 2010), além disso, são sensíveis e reagem a mudanças induzidas por atividades antrópicas (Brown & Domingues, 2010). A carência de informação sobre a fauna edáfica em regiões com elevada produção animal é uma grande preocupação, pois o descarte indevido de grandes quantidades de dejetos animais modifica as propriedades do solo e isso pode alterar a estrutura, a atividade e a diversidade da fauna edáfica (Baretta et al., 2003; Maccari., et al  2016). Praticamente não existe na literatura este tipo de estudo, assim é necessário realizar pesquisas visando esclarecer quais as doses mais apropriadas para cada solo, impacto no ambiente e o efeito residual, o que pode auxiliar na elaboração de normas relacionadas ao uso agrícola desse material (Maccari., et al 2016).

Materiais e Métodos

O experimento foi conduzido no Laboratório de Solos e Sustentabilidade da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-Oeste), no Campus de Chapecó, SC. Para o estudo foram utilizadas amostras da camada superficial do solo (0-0,20 m de profundidade) de um Neossolo característico do Estado de Santa Catarina, coletado no município de Araranguá, SC. O solo foi seco em estufa (65 ° C) e tamisado em peneira 2 mm para homogeneização do mesmo. A cama de aves testada foi coletada em uma granja selecionada de modo a representar o modelo de produção avícola empregado no Sul do Brasil. O material proveniente de produção de frangos de corte era composto por uma mistura de substrato (maravalha) excretas das aves, penas, alimento e água desperdiçada, a cama havia sido utilizada para 8 lotes de frangos. Após a coleta, a cama de aves foi separada em duas partes, uma destinada ao processo de compostagem, para a utilização no tratamento com cama de aves compostada (C), e a outra parte foi acondicionada em sacos plásticos e mantida a -20 º C visando à manutenção das características para posterior utilização no tratamento da cama de aves não compostada (NC). Os exemplares de E. andrei utilizados nos testes foram obtidos de culturas em laboratório mantidas à temperatura de 20 ± 2°C e fotoperíodo de 12:12 h (luz/escuro). Para o ensaio, foram utilizados indivíduos com clitelo aparente, obtidos com um peso corporal individual de 250- 600 mg. Os tratamentos consistiram em doses crescentes de cama de aves compostada (C) e não compostada (NC). As doses testadas foram: 0; 5; 7.5; 10; 12.5; 15; 20; 30 e 40 ton ha-1 de cama de aves. O ensaio de reprodução de E. andrei seguiu as recomendações da ISO 11268-2 (ISO, 1998) e foi conduzido em delineamento experimental inteiramente casualizado com cinco repetições. Os resultados foram submetidos à análise de variância (ANOVA One-way), seguido pelo teste Dunnett (p ≤ 0,05), utilizando Software Statistica 7.0 (Statsoft, 2004).

Resultados e Discussão

Os resultados obtidos no teste de reprodução com E. andrei mostram que o potencial reprodutivo das minhocas foi afetado pela adição de doses crescentes de cama de aves C e NC. A taxa de reprodução dos indivíduos foi significativamente afetada (p ≤ 0,05) a partir da aplicação de 5 t ha-1, para aplicação de cama compostada, sendo que para cama não compostada a reprodução das minhocas foi afetada a partir da dose 10 t ha-1 (Figura 1). Domene et al. (2011) avaliando diferentes solos naturais encontraram menores desempenhos reprodutivos dos organismos nos solos associados à presença de maiores concentrações de N total no solo. A redução no número de indivíduos juvenis gerados pode estar relacionada ao aumento nos teores totais de nitrogênio (N) no solo promovidos pela adição dos dejetos e aos efeitos tóxicos de alguns compostos derivados do N, liberados durante o período de condução do experimento. De acordo com os resultados gerados no presente estudo sugere-se o desenvolvimento de mais estudos utilizando outros tipos de solos e organismos teste representativos da fauna do solo para avaliar de forma efetiva os impactos ambientais do uso de cama de aves como fertilizante em áreas agrícolas.

Conclusões

A aplicação de doses crescentes de cama de aves no Neossolo afetou negativamente o potencial reprodutivo das minhocas Eisenia andrei . Sugerimos a realização de outros estudos ecotoxicológicos para determinar os reais impactos da utilização de resíduos orgânicos sobre a fauna edáfica e a qualidade do solo.

Gráficos e Tabelas




Referências

Baretta, D. et al. Fauna edáfica avaliada por armadilhas de catação manual afetada pelo manejo do solo na região Oeste Catarinense. Revista de Ciências Agroveterinárias, v. 2, p. 97-106, 2003.   Brown, G.G.; Domínguez, J. Uso das minhocas como bioindicadoras ambientais: princípios e práticas – 3° Encontro Latino Americano de Ecologia e Taxonomia de Oligoquetas (ELAETAO3). Acta Zoológica Mexicana, v. 26, p. 1-18, (Série Especial), 2010.   Cesar, R. G. et al. Biodisponibilidade de contaminantes em solos brasileiros tratados com lodo de esgoto: uma abordagem ecotoxicológica utilizando bioensaios com organismos aquáticos e edáficos. Revista Geochimica Brasiliensis, v. 24, p. 41-49, 2010.   Costa, A. M. da et al. Potencial de recuperação física de um latossolo vermelho, sob pastagem degradada, influenciado pela aplicação de cama de frango. Ciência Agrotecnica, v. 33, p. 1991-1998, 2009.   Crouau, Y. e Moia, C. A sensibilidade relativa do crescimento e da reprodução no Springtail, Folsomia candida, exposto a xenobióticos no laboratório: um indicador de toxicidade do solo. Ecotoxicologia e Segurança Ambiental 64: 115-121, 2006.   Domene, X; Chelino, S .; Campana, P .; Natal-Da-Luz, T .; Alcañiz, J. M .; Andrés, P .; Römbke, J .; Sousa, P. Influência das propriedades do solo sobre o desempenho de Folsomia candida: Implicações para seu uso em testes de ecotoxicologia do solo. Toxicologia Ambiental e Química  30: 1-9, 2011.   ISO (Organização Internacional de Normalização). Qualidade do solo - Inibição da reprodução de Minhocas (Eisenia andrei) por poluentes do solo.11268-2. Organização Internacional de Normalização, Genebra, 1998.   Lourenço, K. S.; Corrêa, J. C.; Ernani, P. R.; Lopes, L. S.; Nicoloso, R. S. Crescimento e absorção de nutrientes pelo feijoeiro adubado com cama de aves e fertilizantes minerais. Revista Brasileira de Ciência do Solo [online] \ 37:462-471, 2013.   Maccari, A.P. et al. Ecotoxicological effects of pig manure on Folsomia candida in subtropical Brazilian soils. J. Hazard. Mater. 314, 113–120, 2016.   Menezes, J. F. S. et al. Cama de frango na agricultura: perspectivas e viabilidade técnica econômica. Rio Verde: FESURV, 2004. (Boletim técnico, 3).   Segat, J. C .; Alves, P. R. L .; Baretta, D .; Cardoso, E. J. B. N. Avaliação ecotoxicológica da disposição de dejetos de suínos em solos tropicais no Brasil. Ecotoxicologia e Segurança Ambiental 122: 91-97, 2015. STATSOFT, Inc., STATISTICA (sistema de software de análise de dados) .Versão 7, 2004. Disponível em: <http://www.statsoft.com>.