Panorama do Desempenho Acadêmico na Disciplina de Estudo Independentes do Curso de Bacharelado em Zootecnia da Universidade Federal do Tocantins

Mariane Martins Dias1, Laudinete Ferreira da Silva2, Carla Fonseca Alves Campos3, Ana Carolina Müler Conti4, Kênia Ferreira Rodrigues5, Alencariano José da Silva Falcão6, Susana Queiroz Santos Mello7
1 - Universidade Federal do Tocantins
2 - Universidade Federal do Tocantins
3 - Universidade Federal do Tocantins
4 - Universidade Federal do Tocantins
5 - Universidade Federal do Tocantins
6 - Universidade Federal do Tocantins
7 - Universidade Federal do Tocantins

RESUMO -

Objetivou-se neste estudo avaliar o índice de aproveitamento dos acadêmicosnas disciplinas ofertadas como Estudos Independentes do Curso de Zootecnia da Universidade Federal do Tocantins. A pesquisa foi realizada pela Comissão de Avaliação do Curso de Zootecnia da UFT, através dos dados gerados pelo Sistema de Informação para o Ensino e auxílio da secretaria acadêmica durante o período de 2012.1 a 2016.2. No trabalho observou-se o quantitativo de 35 disciplinas na modalidade de estudos independentes, destas 40% solicitou-se apenas uma vez, todavia, 60% foram solicitadas por mais de um período. Ao longo do período pesquisado verificou-seum número de 75 acadêmicos matriculados, desses, 64% foram aprovados e 36% reprovados. Conclui-se que a falta de conhecimento e informações por parte do corpo discente da Universidade Federal do Tocantins sobre essa metodologia de estudo faz com que essa modalidade seja subutilizada.

Palavras-chave: Aprendizagem; Desempenho acadêmico; Ensino superior;Formação discente; Reprovação

Panorama of the Academic Performance in the Discipline of Independent Study of the Bachelor's Degree in Animal science of the Federal University of Tocantins

ABSTRACT - : The objective of this study was to evaluate the index of academic achievement in the disciplines offered as Independent Studies of the Zootechnics Course of the Federal University of Tocantins. The research was carried out by the Evaluation Committee of the Zootechnics Course of UFT, through data generated by the Information System for Teaching and assistance of the academic secretariat during the period from 1 to 2016.2. In the present study, the quantitative study of 35 subjects in the independent studies modality was observed, of these 40% were only requested once, however, 60% were requested for more than one period. During the period studied there were a number of 75 students enrolled, of these, 64% were approved and 36% disapproved. It is concluded that the lack of knowledge and information on the part of the student body of the Federal University of Tocantins about this methodology of study makes this modality underutilized.
Keywords: Learning; Academic performance; Higher education; Student Formation; Study reproof


Introdução

As Instituições de Ensino Superior (IES) se deparam com problemas por conta de reprovações de disciplinas que causam dependência e impedimento da conclusão do curso no tempo programado e gera retenção e até evasões. Na Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi regulamentada em 2011 a normativa para métodos de regularização dos componentes curriculares em dependências pelos acadêmicos dos cursos de graduação e dentre elas, a modalidade de estudos independentes. Esse procedimento tem como finalidade possibilitar aos alunos que não obtiveram êxito em determinado componente curricular uma forma alternativa de garantir a continuação dos estudos, visando minimizar os problemas decorrentes da reprovação e o surgimento de impedimento à promoção regular dos períodos. Poderá cursar está modalidade de estudo, acadêmicos com reprovação apenas por nota, tendo obtido média final maior ou igual a quatro. Ademais, o acadêmico só cursar a modalidade uma vez por componente curricular e até dois por período, simultaneamente no semestre seguinte. A ofertada dos estudos independentes se dar quando a demanda for menor que quinze acadêmicos por disciplina. Assim, os cursos de graduação vêm disponibilizar uma alternativa que auxilia na motivação e continuidade dos alunos no curso e beneficia o ensino. Dessa forma, objetivou-se nesse estudo identificar ofertas de disciplinas como Estudos Independentes e avaliar o índice de aproveitamento dos acadêmicos do Curso de Bacharelado em Zootecnia da UFT.

Revisão Bibliográfica

A educação superior, no Brasil,segue as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei n.º 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996, a qual delega à União a competência para definir as normas para esse nível de ensino. A referida lei promove a descentralização e autonomia de escolas e universidades, além de instituir um processo regular de avaliação do ensino das instituições (Art.46). É nesse contexto de regras e normas orientadas pelo sistema educacional, via Lei n.º 9.394/96, que, no seu artigo 12, inciso I, prevê que os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as de seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica (RONCAGLIO, 2004). Na UFT, oConselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) (2011) fazendo uso da autonomia, aprova a normativa que regulamenta os componentes curriculares em dependência pelos acadêmicos dos cursos de graduação, tais como os relacionados às disciplinas independentes que possibilita ao aluno uma alternativa de prosseguir os estudos. Os estudos Independentes vêm como uma alternativa de auxilio junto a realidade das reprovações e retenções no ensino superior, gerando desmotivação que culmina na desistência e assim, aumento os índices de evasão. Contudo, a obtenção do êxito nos estudos é alcançada com a aprovação, sendonecessário a dedicação dos acadêmicos, estratégias de aprendizageme acompanhamento do professor como instrumento para se obter o sucesso (WISLAND et al., 2014). Estudar de forma satisfatória requer comprometimento por parte dos acadêmicos, de forma a manter-se em dias para rotineiramente buscar o conhecimento. Para isto, demanda-se planejamento do aluno, formação de plano de ensino diário, semanal e de todo o período letivo. Organizando-se de acordo com a relevância do programa educacional (MORGAN; DEESE, 1980). Pesquisas foram realizadas com intuito de avaliar o tempo de estudo satisfatório ao aluno que garanta seu desempenho acadêmico, contudo, os resultados são contraditórios e dificultam a conclusão desse assunto (CARELLI; SANTOS, 1999). Para Keith (1982) os alunos, mesmo com poucas habilidades, mas que tiveram maiores oportunidades de tempo para a dedicação aos estudos, obtiveram melhor desempenho, o que refletiu positivamente em suas notas.

Materiais e Métodos

A pesquisa foi conduzida pela Comissão de Avaliação do Curso de Zootecnia (CAZO) da Universidade Federal do Tocantins – UFT em atendimento ao que preceitua a Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004 que instruí o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAE). O trabalho foi realizado com levantamento de dados gerados pelo Sistema de Informação para o Ensino (SIE) que é um sistema que controla os processos de uma universidade e tem o apoiado da Secretaria de Ensino Superior (SESU) do Ministério da Educação (MEC), auxilio da coordenação do Curso de Zootecnia e secretaria acadêmica da UFT. O estudo foi realizado com base nas informações geradas no período de 2012início em que o curso de Zootecnia disponibilizou as disciplinas na modalidade de estudos independentesaté o ano de 2016,tem por base o número de disciplinas ofertadas e os índices de aprovados e reprovados nessas ofertadas como estudos independentes. Os períodos letivos ofertados foram o de 2012.1, 2013.1, 2014.1, 2014.2, 2015.1, 2015.2, 2016.1 e 2016.2.Sendo “1” e “2” referentes ao primeiro e segundo semestre do ano letivo. Para a obtenção das frequências e dos dados foi utilizado o programa Excel e em seguida elaboração dos gráficos.

Resultados e Discussão

No período letivo de 2012.1 a 2016.2 verificou-se conforme a figura 1,a oferta de 35 disciplinas como estudos independentes, destas 40% foram solicitas apenas uma vez, todavia, 60% por mais de um período. Esse fato provavelmente ocorreu devido os acadêmicos apresentarem índices de reprovação por nota, tendo obtido média final maior ou igual a quatro em determinadas disciplinas como Morfologia Vegetal, Economia rural, Bioquímica II, Fisiologia Vegetal, Técnicas experimentais, Estatística Básica e Fisiologia Animal. Esse cenário pode ser relacionado ao fato de que em outras disciplinas com maiores reprovações, os acadêmicos não se enquadram no que estabelece a normativa da modalidade de estudo independente e assim não podem cursá-las. Nota-se também, a falta de informações a respeito da oferta de disciplinas, o que depende da demanda previa pelos acadêmicos. Cabe ressaltar também que o oferecimento de componentes curriculares em dependência como estudos independentes, deverá ser aprovado em Colegiado e, ofertado apenas quando houver carga horária discente disponível, para que não cause impacto na oferta dos componentes regulares (CONSEPE) (2011). No período de 2016.1 houve um maior número de disciplinas ofertadas e também de alunos matriculados por disciplinas. No entanto, observou-se uma queda desses números no período seguinte. Essa queda pode estar relacionada à falta de informação, em que os alunos habilitados a cursar modalidade de ensino não sabem até mesmo da existência da possibilidade e nem sequer informam-se sobre o assunto, deixando passar uma grande oportunidade de regularizar sua situação e evitar problemas futuros com pré-requisitos das disciplinas subsequentes. Vale lembrar que no início, ao ingressarem na IES são apresentadas informações de funcionamento do curso, bem como em meio digital que ficano site da UFT. O aproveitamento das disciplinas estudos independentes solicitados nointervalo de 2012 até 2016 pode ser observadona figura 2. Ao longo do período pesquisado verificou-seum número de 75 acadêmicos matriculados, desses, 64% foram aprovados e 36% reprovados, sendo 2016.1 o período com maior número de alunos aprovados nas disciplinas e 2014.2 o semestre com maior índice de reprovações. Apesar da porcentagem de aprovados ser superior a 50%, observa se uma taxa muito alta de reprovação que pode estar relacionada a diversos fatores que vão desde as dificuldades em estudar sozinho, a falta de conhecimento prévio em relação ao conteúdo da disciplina, deficiência de estudo e até mesmo falta deinteresse por parte do aluno, pois, de acordo CARELLI e SANTOS (1999) estudar de forma satisfatória envolve esforço integral na busca de conhecimento.

Conclusões

A falta de conhecimento e informações por parte do corpo discente da Universidade Federal do Tocantins sobre essa metodologia de estudo faz com que a modalidade seja subutilizada. E quando ofertada nem sempre se obtém o resultado esperado, destacando as dificuldades e até mesmo a falta de interesse dos alunos, que acabam deixando passar grandes oportunidades de aprendizagem durante a vida acadêmica.

Gráficos e Tabelas




Referências

CARELLI, M. J.G.;SANTOS, A. A.A..Condições temporais e pessoais de Estudo em Universitários. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pee/v2n3/v2n3a06.pdf>. Acesso em: 30 de mar. de 2017. TOCANTINS, Resolução CONSEPE n° 03/2011, 16 de março 2011. Resolução de ensino, pesquisa e extensão, Palmas, 2011. BRASIL, Lei nº 10.861, 14 de abril de 2004.  Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação superior – SINAES e dá outras providências, edição Federal, Brasília, 2004. MORGAN, C. T.; DEESE, J.;Como Estudar. Livraria Freitas Bastos S.A, Ed.1. 1980. KEITH, T. Z.; Time Spent on Homework and High School Grades: A Large Sample Path Analisys. Journal of Educational Psychology, v. 74, p. 248-253, 1982. WISLAND, B.; FREITAS, M. C. D.; ISHIDA, C. Y. Desempenhoacadêmico dos alunosemcurso de engenharia e licenciaturanadisciplina de cálculo I.Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, v. 6, n. 11, p. 94-112, 2014. RONCAGLIO, S. M.A Relação Professor-Alunona Educação Superior:A Influência da Gestão Educacional. PsicologiaCiência eProfissão, v.24, n. 2, p.100-111, 2004.