CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS NO LEITE DE PROPRIEDADES LEITEIRAS DO SUDOESTE GOIANO

Yara Carolina Santana Rocha1, Janine de Freitas Alves2, Marco Antônio Pereira da Silva3, Lucas Nazário Silva dos Santos4, Luiz Eduardo Costa do Nascimento5, Karen Martins Leão6, Edmar Soares Nicolau7, Matheus Barbosa8
1 - Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde
2 - Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde
3 - Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde
4 - Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde
5 - Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde
6 - Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde
7 - Universidade Federal de Goiás
8 - Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde

RESUMO -

Objetivou-se avaliar a qualidade do leite refrigerado de propriedades leiteiras do Sudoeste Goiano, quanto à contagem de células somáticas (CCS), parâmetro indicativo de incidência de mastite no rebanho. Durante oito meses foram coletadas amostras de leite de propriedades leiteiras de oito cidades que compõe o sistema de coleta a granel de Indústria de Laticínios do Sudoeste Goiano. Os valores da CCS foram comparados por meio do teste F da análise de variância. As análises estatísticas foram realizadas com o uso do Software Sisvar. Observou-se acentuada variação da CCS das cidades, com valores tendendo a serem mais elevados nos períodos mais quentes do ano como o de janeiro. Tal fato foi justificado pela alta incidência de chuvas e consequente excesso de lamas nas instalações. Medidas para amenizar tal situação devem ser tomadas a fim de elevar o patamar da cadeia produtiva leiteira na região.

Palavras-chave: Leite refrigerado, Mastite, Bacia leiteira, Higiene de ordenha.

SOMATIC CELL CONTENT ON SOUTHWESTERN MILK PROPERTIES MILK GOIANO

ABSTRACT - The objective of this study was to evaluate the quality of milk refrigerated dairy farms in Sudoeste Goiano, regarding somatic cell counts (CCS), a parameter indicative of incidence of mastitis in the herd. For eight months milk samples were collected from dairy farms from eight cities that make up the bulk collection system of the Dairy Industry of Southwestern Goiano. The CCS values were compared using the F test of the analysis of variance. Statistical analyzes were performed using the Sisvar Software. There was a marked change in the CCS of the cities, with values tending to be higher in the hotter periods of the year as in January, which was justified by the high incidence of rainfall and consequent excess sludge in the facilities. Measures to alleviate this situation must be taken in order to raise the level of the dairy production chain in the region.
Keywords: Refrigerated milk, Mastitis, Milk tank, Milk hygiene.


Introdução

A atividade leiteira é um segmento de alta relevância para desenvolvimento socioeconômico em diversas regiões brasileiras, tal fato se justifica devido a permanência do trabalhador no campo, envolvido direta ou indiretamente com a atividade leiteira. No país há mais de 1,35 milhões de propriedades e cerca de 5 milhões de postos de trabalho diretos (AUGUSTINHO, 2014).
A pecuária leiteira é a principal atividade econômica da maioria dos municípios do Estado de Goiás, além do que, o setor apresentou um dos maiores crescimentos do país nos últimos 20 anos (154%), passando de 1,45 bilhões de litros em 1995 para 3,52 bilhões em 2015 (IBGE, 2016).
Certos parâmetros do leite são analisados a fim de torná-lo apto ao consumo humano, tanto in naturaquanto na forma de derivados, dentre estes a contagem de células somáticas (CCS) e contagem bacteriana total (CBT) se destacam devido a influência direta na qualidade, além de ser parâmetro para pagamento do leite a produtor. Portanto, de forma geral os valores são indicativos da qualidade do manejo na propriedade leiteira.
Partindo de tais princípios torna-se necessário o diagnóstico da atual situação da cadeia produtiva do leite no Estado de Goiás, tendo em vista que a legislação determina prazos para adequação dos produtores a normativa 62 (BRASIL, 2011).
Objetivou-se avaliar a qualidade do leite refrigerado sob inspeção federal de propriedades de bacias leiteiras do Estado de Goiás quanto à CCS, que é parâmetro indicativo da incidência de mastites no rebanho leiteiro.


Revisão Bibliográfica

A elevação da CCS no leite (acima de 200 mil CS/mL) indica ocorrência de mastite, que diminui a quantidade de leite produzido pelo animal e causa redução na concentração dos componentes nobres do leite, tais como gordura, caseína e lactose, além do aumento nas concentrações de sódio, cloro e proteínas do soro. Economicamente, uma elevada CCS traz grandes prejuízos, tanto ao produtor de leite como para a indústria de laticínios. Com relação ao produtor, as maiores perdas estão relacionadas à queda na produção por parte dos animais infectados (SANTOS & FONSECA, 2007).
Medidas devem ser tomadas para melhoria na qualidade do leite como um todo, a partir de ações de transferência de tecnologia e incentivos praticados pelas indústrias e cooperativas através de bonificações pela redução da CCS e CBT que podem levar a resultados melhores (SOUZA et al., 2008).
A CCS é considerada como um dos principais critérios de qualidade do leite, pois está correlacionada com a composição, rendimento industrial e segurança alimentar. Para os produtores, a CCS do leite indica a sanidade das glândulas mamárias das vacas, e sinaliza perdas significativas de produção e alterações da qualidade do leite (BUENO et al., 2005; BRAGA et al., 2006; RANGEL et al. 2013)
Pode-se inferir que a elevação dos níveis de CCS está correlacionada com a infecção microbiana do parênquima secretor do úbere. Tais lesões no parênquima secretor da glândula mamária podem acarretar redução na produção de leite e, portanto, pode ocorrer concentração dos sólidos, principalmente gordura (SILVA, 2014). 


Materiais e Métodos

O estudo foi realizado em bacias leiteiras que compõem o sistema de coleta a granel de leite refrigerado de Indústria de Laticínios localizada na região Sudoeste do Estado de Goiás. As amostras de leite foram coletadas por transportadores responsáveis pela coleta granelizada nas propriedades, de acordo com padrões de higiene e assepsia exigidos pelas Boas Práticas de Coleta. Foram coletadas amostras de leite em frascos contendo conservantes Bronopol®. Após a coleta, as amostras de leite foram acondicionadas sob refrigeração à temperatura de ±4ºC e entregue ao laboratório da indústria, em seguida foram encaminhadas ao Laboratório de Qualidade do Leite do Centro de Pesquisa em Alimentos da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás para avaliação eletrônica. A análise de células somáticas (CS), cujo princípio analítico baseia-se na citometria de fluxo foi realizada através do equipamento Fossomatic 5000 Basic (Foss Electric A/S. Hillerod, Denmark) e o resultado foi expresso em CS/mL. Os valores obtidos foram comparados por meio do teste F da análise de variância. As análises estatísticas foram realizadas com o uso do Software Sisvar (FERREIRA, 2003).  

Resultados e Discussão

Observou-se acentuada variação dos valores de CCS no leite dos municípios do Sudoeste Goiano (Tabela 1). Paula et al. (2004) observaram média de CCS maior no mês de janeiro, 497 mil CS/mL e menor no mês de setembro, 442 mil CS/mL em amostras de leite provenientes dos Estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, no período de janeiro de 1999 a novembro de 2001. A estação do verão é caracterizada por ser um período de grande frequência de precipitações, em que há formação de áreas alagadas além da presença de lama nos currais de manejo, criando ambiente propício às infecções por microrganismos, principalmente de origem ambiental. Outra característica do período são as altas temperaturas que levam os animais ao estresse, além de aumentarem a incidência de infecções e número de patógenos aos quais as vacas são expostas (PAULA et al., 2004; LACERDA et al., 2010). Martins et al. (2006) e Magalhães et al. (2006) apresentaram valores semelhantes em seus estudos, em que a CCS se apresentou mais baixa no período seco e mais alta no chuvoso, como no verão ocorre aumento na umidade e maior estresse térmico, aumentam a susceptibilidade do animal a infecções e número de patógenos aos quais estaria exposto, favorecendo a incidência de mastite nos períodos estudados. Philpot (2002) relatou que a CCS pode elevar nas épocas mais quentes do ano devido a menor produção de leite e consequente concentração das células somáticas. Outro fator de relevância é a maior probabilidade de ocorrência de infecção intramamária, isoladamente, o principal fator responsável pela elevação da CCS.

Conclusões

O período do ano influenciou diretamente na CCS do leite de produtores do Sudoeste Goiano, da forma que os períodos mais quentes do ano tendem a apresentar valores mais altos, fazendo-se necessário maior controle higiênico-sanitário por parte das propriedades especialmente nestes períodos do ano.

Gráficos e Tabelas




Referências

AUGUSTINHO, E. A. S. A importância do leite. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Curso de Farmácia. Associação paranaense de criadores de Bovinos da raça holandesa. Paraná, 2014.   BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução normativa nº 62, de 29 de dezembro de 2011. Aprova o regulamento técnico de produção, identidade e qualidade do leite cru refrigerado. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Seção I, p. 6, 2011.   BRAGA, G. C. et al. Contagem de células somáticas em leite formal de produtores de Marechal cândido Rondon – PR. Archives of Veterinary Science, v. 11, n. 3, p. 80-85, 2006.   BUENO, V. F. F. et al. Contagem celular somática: relação com a composição centesimal do leite e período do ano no Estado de Goiás. Ciência Rural, v. 35, n. 4, p. 848- 854, 2005.   INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Produção da Pecuária Municipal, v. 42. Brasília, 2014. Disponível em: . Acessado em: 29 de Maio de 2017   Ferreira, D. F. Programa de análises estatísticas (statistical analysis sotware) e planejamento de experimentos – SISVAR 5.0 (Build 67). Lavras: DEX/UFLA, 2003. LACERDA, L. M.; MOTA, R. A.; SENA, M. J. Contagem de células somáticas, composição e contagem bacteriana total do leite de propriedades leiteiras nos municípios de Miranda do Norte, Itapecurú – Mirim e Santa Rita, Maranhão. Arquivos do Instituto Biológico, v. 77, n. 2, p. 209-215, 2010. Magalhães, H. R.; El Faro, L.; Cardoso, V. L.; Paz, C. C. P.; Cassoli, L. D.; Machado, P. F. Influência de fatores de ambiente sobre a contagem de células somáticas e sua relação com perdas na produção de leite de vacas da raça Holandesa. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 35, n. 2, p. 415-421, 2006. Martins, P.R.G.; Silva, C.A.; Fischer, V.; Ribeiro, M. E. R.; Gomes, J. F.; Stumpf Jr, W.; Zanela, M. B. Produção e qualidade do leite na bacia de Pelotas-RS em diferentes meses do ano. Ciência Rural, v. 36, p. 209-214, 2006. PAULA, M. C. de et al. Contagem de células somáticas em amostras de leite. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 33, n. 5, p. 1303-1308, 2004. doi:10.1590/ S1516-35982004000500023. Philpot, N.W.; Nickerson, S.C. Vencendo a luta contra a mastite. Piracicaba : Westfalia Surge/Westfalia Landtechnik do Brasil, 2002. 192 p. SANTOS, M. V.; FONSECA, L. F. L. Contagem de células somáticas e o efeito da mastite sobre a qualidade do leite. In: SANTOS, M. V.; FONSECA, L. F. L Estratégias para controle de mastite e melhoria na qualidade do leite. Barueri: Manole, 2007. cap. 6, p. 65-77. SILVA, Vanessa Nunes et al. Correlação entre a contagem de células somáticas e composição química no leite cru resfriado em propriedades do Rio Grande do Norte. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, v. 69, n. 3, p. 165-172, 2014. SOUZA, G. N. et al. Qualidade do leite de rebanhos bovinos localizados na Região Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de 32 Janeiro, julho/2005 a junho/2006. In: PERSPECTIVAS E AVANÇOS DA QUALIDADE DO LEITE NO BRASIL, 2006. Goiânia (GO), Anais... Goiânia: Talento, 2006. p. 39-53.