DESEMPENHO DE FRANGOS ALIMENTADOS COM DIETAS DE ORIGEM VEGETAL COM OU SEM INCLUSÃO DE PROFIT POULTRY®

Ellen Jakeline Lopes Ribeiro1, Adana Kelita Felix Carneiro2, Bárbara Colcetta3, Aryella Carolyne Hoffmann4, Laryssa Martins Silva5, Vinícius Pereira Granjo6, João Antonio Barbosa Filho7, Alexandre Oba8
1 - Universidade Estadual de Londrina
2 - Universidade Estadual de Londrina
3 - Universidade Estadual de Londrina
4 - Universidade Estadual de Londrina
5 - Universidade Estadual de Londrina
6 - Universidade Estadual de Londrina
7 - Universidade Estadual de Londrina
8 - Universidade Estadual de Londrina

RESUMO -

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de frangos de corte alimentados com dietas de origem vegetal com ou sem inclusão de Profit Poultry®. Foi adotado um delineamento em blocos ao acaso, com dois tratamentos e oito repetições, sendo 26 aves por parcela experimental. Os tratamentos consistiram na inclusão ou não de Profit Poultry® na dieta de frangos de corte. Os parâmetros avaliados foram: consumo de ração, ganho de peso, conversão alimentar e viabilidade criatória. Os resultados demonstram que o uso do produto Profit Poultry® melhorou a conversão alimentar de frangos de corte apenas no período de 1-21 dias de idade. Conclui-se que Profit Poultry® melhora o desempenho das aves no período inicial de criação.

Palavras-chave: ave, conversão alimentar, cromo, L-carnitina, selênio.

PERFORMANCE OF BROILERS FED DIETS OF PLANT ORIGIN WITH OR WITHOUT INCLUSION OF PROFIT POULTRY®

ABSTRACT - The main of this work was to evaluate the performance of broilers fed diets of vegetable origin with or without inclusion of Profit Poultry®. A randomized complete block design was used, with two treatments and eight replicates, of which 26 birds per experimental plot. The treatments consisted in the inclusion or not of Profit Poultry® in the diet of broilers. The parameters evaluated were: feed intake, weight gain, feed conversion ratio and viability. The results demonstrate that the use of the Profit Poultry® product improved the feed conversion of broilers only in the period of 1-21 days of age. It is concluded that Profit Poultry® improves the performance of the birds in the initial period of breeding.
Keywords: birds, chromium, feed conversion ratio, L-carnitine, selenium.


Introdução

A avicultura brasileira apresenta uma expressiva participação no agronegócio brasileiro, devido ao melhoramento genético, as técnicas de manejo, sanidade e nutrição (PESSÔA et al., 2012). Segundo AL-Qazzaz et al. (2016) a nutrição é responsável por 70% dos custos da produção, com isto, tem-se a necessidade de buscar medidas que contribuam para uma melhora no desempenho das aves. Dentro da nutrição tem-se buscado desenvolver produtos que possam melhorar os índices zootécnicos. O produto Profit Poultry® é composto de carnitina, cromo e selênio, assim, apresentam características que podem melhorar o desempenho das aves, visto que a carnitina pode aumentar a eficiência de utilização da energia dos lipídios, gerando uma economia da proteína e maior síntese de tecido muscular (COSTA, 2012), enquanto o cromo melhora o desempenho e qualidade de carne, pelo fato de reduzir o estresse térmico (OBA et al., 2012) e potencializar a ação da insulina. Já o selênio é essencial para funções orgânicas como crescimento, reprodução, prevenção de várias doenças e manutenção da integridade dos tecidos. A partir dessas considerações, estudos avaliando a interação entre esses elementos são necessárias para contribuir positivamente na performance animal. Diante dessa realidade, este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de frangos alimentados com dietas de origem vegetal com ou sem inclusão do produto Profit Poultry®.

Revisão Bibliográfica

A nutrição adequada exerce importante influência sobre a saúde e desempenho produtivo dos animais (CARVALHO et al., 2016). Com esse intuito, a indústria avícola tem se preocupado cada vez mais em alcançar o máximo desempenho das aves durante o período de criação. Nesse contexto, o nutricionista tem assumido papel importante e desafiador na busca de ingredientes que atendam às exigências nutricionais do animal e que possibilitem o máximo desempenho produtivo e que seja economicamente viável (SANTOS, 2012). Dentre esses, destacam-se a carnitina e alguns microminerais, como por exemplo cromo e selênio. Segundo Nouboukpo et al. (2010) a L-carnitina está envolvida na redução da disponibilidade de lipídeos para a peroxidação através do transporte de ácidos graxos para a mitocôndria para produção de ATP através da β-oxidação. Rabie et al. (1997) obtiveram resultados positivos no desempenho de frangos de corte suplementados com teores de 20 – 60mg de L-carnitina/kg de ração, segundo Murali et al. (2015) isto pode ser explicado devido ao aumento dos níveis e atividades das enzimas glutationa peroxidase e superóxido dismutase no plasma sanguíneo de frangos, através das propriedades antioxidantes da L-carnitina. Entre os microminerais, tem merecido destaque o cromo trilavente (Cr+3), reconhecido como elemento traço como componente ativo do fator de tolerância à glicose (MERTZ, 1992), uma vez que, potencializa a ação da insulina, podendo melhorar o desempenho, qualidade da carne e diminuir a deposição de gordura abdominal nos frangos de corte (SILVA, 2007). O cromo faz com que as células sensíveis a insulina, convertam a glicose em energia, com isso, a energia remanescente dessa conversão se torna combustível para a síntese de proteína, suporte para crescimento tecidual, manutenção celular e melhora na fertilidade (SILVA, 2007). Outro micromineral que tem grande importância é o selênio, sendo este essencial para o organismo dos animais. Segundo Moreira et al. (2001) apesar da sua grande importância, o seu papel no metabolismo ainda é pouco explicado, sendo relacionado com a síntese de complexos Se-aminoácidos e Se-proteínas, funcionando como antioxidantes eficientes. Os mesmos autores observaram que o selênio orgânico favorece as características de peso vivo e ganho de peso em frangos de corte aos 21 e 42 dias.

Materiais e Métodos

O experimento foi conduzido na Unidade de Pesquisa em Nutrição de Aves da Universidade Estadual de Londrina. Foram utilizados 416 pintainhos de corte machos, com um dia de idade provenientes da linhagem Cobb. O período experimental foi de 42 dias, divididos em quatro fases: pré-inicial (1-7 dias de idade), inicial (8-21 dias de idade), crescimento (22-35 dias de idade) e terminação (36-42 dias de idade). Durante todo o período experimental as aves foram manejadas conforme as práticas comerciais, com água e alimento ad libitum. Os tratamentos experimentais consistiram em dietas de origem vegetal com ou sem inclusão do produto Profit Poultry® (composto por kg de produto: 50g de L-carnitina, 200mg de cromo e 100mg de selênio).  Foi adotado um delineamento em blocos ao acaso, sendo dois tratamentos e oito repetições com 26 aves por parcela. No final de cada fase experimental, foram avaliados os seguintes índices zootécnicos: consumo de ração, ganho de peso, conversão alimentar e viabilidade criatória. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância e posteriormente foram submetidos ao teste de F a 5% de significância através do software estatístico R.

Resultados e Discussão

Os resultados de desempenho de frangos de corte alimentados com dietas de origem vegetal com ou sem inclusão do produto Profit Poultry® (Tabela 1) mostram que não houve diferença (P>0,05) para os parâmetros produtivos nas fases de 1-7, 1-35 e 1-42 dias de idade. No entanto, no período de 1-21 dias de idade a inclusão do produto Profit Poultry® proporcionou melhor conversão alimentar. Segundo Oba et al. (2012) a utilização de 400 μg Cr/kg na ração de frangos de corte criados até os 47 dias proporcionou uma melhor conversão alimentar. Sabe-se que a suplementação de cromo orgânico em frangos de corte pode melhorar a velocidade de crescimento, eficiência alimentar e qualidade de carcaça por reduzir a quantidade de gordura corporal (GURSOY, 2000). A carnitina tem ganhado interesse nos últimos anos como um aditivo de potencial nutritivo para melhorar a produção de carne e também como uma substância que apresenta propriedades ergogênicas melhorando o desempenho (MURALI et al., 2015). Resultados positivos foram relatados por Parsaeimehr, Farhoomand e Najafi (2012) com a utilização de 300mg de carnitina/kg de ração, no qual gerou uma melhoria significativa no ganho de peso, consumo de ração e conversão alimentar em frangos de corte. Contudo estes resultados foram contraditórios aos resultados encontrados por Moreira et al. (2001) no qual obtiveram resultados positivos nos parâmetros de peso vivo e ganho de peso, contudo nos parâmetros consumo de ração e conversão alimentar não obtiveram diferença significativa, ao utilizarem dietas com adição de selênio.

Conclusões

A utilização do produto Profit Poultry® é indicada para nutrição de aves com dietas de origem vegetal até o período de 1 a 21 dias de idade.

Gráficos e Tabelas




Referências

AL-QAZZAZ, M. F. A.et al. Effect of using insect larvae meal as a complete protein source on quality and productivity characteristics of laying hens. Revista Brasileira de Zootecnia, v.45, n.9, p.518-523, 2016.   COSTA, E. M. S. et al. Carnitina na nutrição de aves e suínos. PUBVET, v.6, n.31, Ed.218, Art.1451, 2012.   CARVALHO, L.S.S. et al. Qualidade de ovos e desempenho produtivo de poedeiras em segundo ciclo de postura alimentadas com microminerais quelatados e aminoácidos. Ciência Animal Brasileira, v.17, n.4, p.491-500, 2016.   GURSOY, U. Chromium in broiler diets. Feed International, v.21, n.3, p.24-26, 2000.   MERTZ, W. Chromium – History and nutritional importance. Biological Trace Element Research, v.32, p.3-8, 1992.   MURALI, P. et al. Effect of L-carnitine supplementation on growth performance, nutrient utilization, and nitrogen balance of broilers fed with animal fat. Veterinary World, v.8, n.4, p.482-486, 2015.   MOREIRA, J. et al. Efeito de fontes e níveis de selênio na atividade enzimática da glutationa peroxidase e no desempenho de frangos de corte. Ciência e Agrotecnologia, v.25, n.3, p. 661-666, 2001.   NOUBOUKPO K. E. et al. Effect of In vivo administration of L-carnitine on hatching events and juvenile performance of layer type chicken. International Journal Poultry Science, v.9, n.10, p.980–983, 2010.   OBA, A. et al. Características produtivas e imunológicas de frangos de corte submetidos a dietas suplementadas com cromo, criados sob diferentes condições de ambiente. Revista Brasileira de Zootecnia, v.41, n.5, p.1186-1192, 2012.   PARSAEIMEHR, K.; FARHOOMAND, P.; NAJAFI, R. The effects of L-carnitine with animal fat on performance, carcass characteristics and some blood parameters of broiler chickens. Annals of Biological Research, v.3, n.7, p.3663–3666, 2012.   PESSÔA G. B. S. et al. Novos conceitos em nutrição de aves. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, v.13, n.3, p.755-774, 2012.   PRESS, R. I.; GELLER, J.; EVANS, G. W. Effects of chromium picolinate on serum cholesterol and apolipoprotein fractions in human subjects. Western Journal of Medicine, v.152, n.1, p.41-45, 1990.   RABIE M. H. et al. Influence of dietary L-carnitine on performance and carcass quality of broiler chickens. Acta Biologica Hungarica, v.48, n.2, p.241–252, 1997.   SANTOS, E. T. Melhoradores de desempenho na alimentação de frangos de corte. 2012. 61 f. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Jaboticabal, 2012.   SILVA, L. M. G. S. Cromo na alimentação de frangos de corte. 2007. 52 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Zootecnia, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2007.