PERFIL DO CONSUMIDOR DE OVOS DO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS – MG

Ramon Stefano Souza Silva1, André Faria Porto2, Lizia Cordeiro de Carvalho3, Camila Almeida de jesus4, Izabella Motta Moreira Ribeiro5, Agda Caroline Silva Pena6, Djesihre Nathalie Rippel7, Fabiana Ferreira8
1 - Universidade Federal de Minas Gerais
2 - Universidade Federal de Minas Gerais
3 - Universidade Federal de Minas Gerais
4 - Universidade Federal de Minas Gerais
5 - Universidade Federal de Minas Gerais
6 - Universidade Federal de Minas Gerais
7 - Universidade Federal de Minas Gerais
8 - Universidade Federal de Minas Gerais

RESUMO -

O objetivo do presente estudo foi identificar o perfil dos consumidores de ovos de galinha no município de Montes Claros – Minas Gerais, tendo como finalidade o descobrimento dos principais fatores que determinam o consumo, além de diagnosticar empecilhos narrados pelos consumidores. Foram entrevistadas 116 pessoas através da aplicação de questionário semi-estruturado online contendo 18 perguntas entre os meses de dezembro de 2016 a março de 2017. Verificou-se que dos entrevistados, 65,5% eram do sexo feminino; 72,4% tem idade entre 20 e 40 anos; 40,5% tem ensino superior incompleto. Os fatores que influenciam no momento da compra o aspecto do produto, a coloração da gema, a origem de produção do ovo e prazo de validade, foram os mais destacados. Concluindo, que o ovo de galinha é um alimento cada vez mais consumido, e suas características como coloração e formas de serem apresentados no comércio são de suma importância.

Palavras-chave: consumidor, qualidade, ovos de galinhas

Consumers profile of hens eggs in Montes Claros-MG

ABSTRACT - The present research was conducted to identify the eggs consumers profile in Montes Claros-MG. The objective of this research was discovery the determinant factors about eggs consumed. For this, 116 interviews through an anonymous online survey, with 18 questions were applied, in the December 2016 to march of 2017. It was found that of the interviewees, 65.5% were female; 72.4% are between 20 and 40 years of age; 40.5% have incomplete higher education. The factors influencing the moment of buy were: appearance of the product, the color of the yolk, kind of egg production and shelf life. It is concluded that, the hen eggs is an increasingly consumed food, and its characteristics as coloring and appearance are very important to consumers.
Keywords: consumer, quality, hens eggs


Introdução

Em 2016 o Brasil alcançou sua maior produção de ovos de galinhas desde 1987, com total de 757,51 milhões de dúzias de ovos, com aumento de 5% a mais que o mesmo período do ano anterior (IBGE, 2016). Houve ainda aumento no consumo de ovos de galinha pelos brasileiros, de 182 unidades, para 191,7 unidades per capita em 2015 (ABPA, 2016). Porém, o consumo é considerado baixo se comparando as médias de outros países. Dados da FAO mostram a China como líder no consumo de ovos, com 25.436 mil toneladas de ovos consumidos, seguido pela União Europeia, Estados Unidos, Índia e Japão (FAO, 2015). O ovo é um alimento economicamente acessível, além de conter em sua composição vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais, contribuindo para a alimentação saudável (VIVAS et al., 2012).  Atualmente conhecer o comportamento e as preferências dos consumidores tem sido importante ferramenta na área de estudos, através dos conhecimentos das empresas para desenvolverem estratégias, visando garantir a competitividade e a sustentabilidade entre consumidores e produtores. O objetivou-se identificar o perfil de consumidores de ovos de galinha, no município de Montes Claros – MG, avaliando fatores que determinam o consumo, e as barreiras encontradas pelos consumidores.

Revisão Bibliográfica

O ovo é considerado um alimento nutricionalmente completo e possui quantidades expressivas de nutrientes. Segundo Oliveira (2012), o ovo de galinha é um alimento com proteína de alta qualidade, contendo quase todos os nutrientes necessários para o corpo, além de vitaminas, minerais, antioxidantes e gorduras insaturáveis, e apenas 70 calorias por unidade. Além disso, os consumidores avaliam a qualidade do ovo, de acordo com seu prazo de validade e suas características sensoriais, como cor da gema e da casca (BISCARO e CANNIATTI-BRAZACA, 2006). Características como a coloração da gema, é fundamental na escolha do produto pelo consumidor, a decisão e afinidade dos consumidores vêm por associarem a quantidade de pigmentos na gema com a quantidade presente de vitaminas (OLIVEIRA, 1996). Porém, a coloração da gema é influenciada pelos carotenoides presentes na dieta da ave, não influenciando na composição e no valor nutricional do ovo. A qualidade do ovo é um dos atributos desejados e apreciados pelos consumidores, sendo atingidos pelas propriedades nutricionais, sanitária, sensoriais, tecnológicos, ausência de resíduos químicos (Alcântara, 2012). Por se trata de alimento rico em nutrientes e com alta digestibilidade, o ovo demanda certo cuidado para que não se transforme em um ambiente propicio para o desenvolvimento de microrganismos, podendo chegar ovos deteriorados ao consumidor (RÊGO et al. 2012). De acordo com Francisco et al. (2007), o perfil dos consumidores vem sofrendo mudanças devido às exigências em relação a qualidade e inocuidade dos produtos alimentícios adquiridos para o consumo. Sendo assim, pode-se definir a qualidade do produto como um conjunto de propriedades que atendam as perspectivas iniciais do consumidor ou que supere suas expectativas. Tal conceito pode sofre alterações de acordo com o mercado que o produto se propõe, podendo variar segundo o grupo socioeconômico, região geográfica, cultura do consumidor e benefícios desejados (BLISKA, 2000). Com isso é necessário estudar os consumidores a fim de conhecer as características que definem as suas preferências. Esses estudos auxiliam as empresas no estabelecimento de estratégias que garantam a sustentabilidade e a competitividade da sua produção (BRISOLA e CASTRO, 2005).

Materiais e Métodos

O trabalho foi realizado durante o período de dezembro de 2016 à março de 2017, por meio da aplicação de questionários, para 116 moradores da cidade de Montes Claros, localizada ao Norte do estado de Minas Gerais. Os questionários foram previamente elaborados contendo 18 perguntas objetivas e subjetivas.  A aplicação destes foi realizada virtualmente com auxílio da ferramenta Google Formulários, cujo link fora encaminhado e divulgado em mídias sociais. Não houve seleção de público alvo, portanto qualquer morador da cidade poderia responder o questionário. Buscou-se identificar os entrevistados, pelo sexo, idade e escolaridade, e identificar o consumo de ovos de galinhas, além de características feitas para compra do produto. Os dados obtidos foram analisados com o auxílio do programa operacional Microsoft Office Excel 2007, utilizando estatística descritiva básica de distribuição de frequência em relação ao número total de entrevistados.

Resultados e Discussão

Verificou-se que a maior parte dos entrevistados era do sexo feminino (65,5%), com idade entre 20 e 40 anos (72,4%), e ensino superior incompleto (31%). Foi observado, pela figura 1, que o consumo de ovos semanais é relativamente alto, sendo que 37,2% consumem de 5 a 7 ovos. O aumento do consumo, pode ter ocorrido devido ao preço viável e pela crise financeira vivida atualmente no país. Apenas 3,4% dos entrevistados não consomem ovos de galinha. Os ovos de galinhas podem ser provenientes de dois tipos de criação, os ovos de aves caipiras e ovos de poedeiras comerciais. De acordo com a pesquisa a população entrevistada prefere consumir ovos de produção caipira (74,1%). Em algumas cidades, a comercialização de ovos de produção caipira é facilitada, pois o consumidor pode adquirir o produto direto do produtor, tornando o compensador e economicamente viável (SOUZA-SOARES e SIEWERDT, 2006). Além da origem, algumas outras características são avaliadas pelos consumidores antes da compra, dentre elas o aspecto do ovo (49,1%), mostrando a necessidade da venda de um produto visivelmente apresentável, aumentando o interesse pelo consumidor. Outras características como: preço e tamanho do ovo, são utilizadas para compra do produto. A coloração da gema do ovo é também um importante critério de escolha pelo consumidor, que em pesquisa mostraram maior interesse em gemas de coloração média (60,3%), seguidos por coloração escura (34,5%) e coloração clara (5,2%). Isso mostra a importância da adição de pigmentos nas dietas das aves poedeiras, com consequente aumento da venda (LIUFA, et al., 1997). A maioria dos consumidores reconhece que o ovo é um alimento de alto valor nutritivo (86,6%), influenciando a aceitabilidade do produto no mercado. Como foi visto também em trabalho de Alleoni e Antunes (2001), o prazo de validade é uma das formas de escolher o produto para compra. Grande parte dos entrevistados demonstrou ter conhecimento do alto valor nutritivo presente no ovo (86,6%), o que favorece o consumo do produto no mercado. Como foi visto no trabalho de Alleoni e Antunes (2001), o prazo de validade é também aqui, uma dos quesitos que inferem no momento da compra, crucial para obtenção de um alimento dentro dos padrões esperados. Foi perceptível a indecisão dos consumidores em relação à limpeza da casca do ovo, onde metade dos consumidores limpam (49,6%) a casca do ovo e a outra metade não realiza esta prática (50,4%). O programa de Sanidade Avícola (1997), não indica a limpeza da casca do ovo pelos produtores, a não ser em caso de sujidades aparentes. Enfatizando, que o consumidor não deve lavar a casca do ovo, antes de guarda-lo. Na figura 2, pode ser visto como são as formas mais utilizadas de limpeza pelos consumidores.

Conclusões

O público entrevistado no trabalho demonstrou um elevado consumo de ovos. As características de aspecto, preço e tamanho foram as mais utilizadas pelos consumidores para decidir a compra. Mais estudos devem ser realizados com o intuído de caracterizar, conscientizar e promover o consumo de ovos, além de enfatizar informações sobre boas praticas de manipulação e armazenamento correto do produto.

Gráficos e Tabelas




Referências

ALCÂNTARA, J.B. Qualidade físicoquímica de ovos comerciais: avaliação e manutenção da qualidade. 2012. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012. ALLEONI, A. C.; ANTUNES, A. J. Unidade Haugh como medida da qualidade de ovos de galinha armazenados sob refrigeração. Scientia Agrícola, Piracicaba, v.58, n.4, p.681–685. 2001. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROTEINA ANIMAL, (ABPA.), 2016. Disponível em: www.abpa-br.com.br, data de acesso em 14 de Dezembro de 2016. ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE AVICULTURA. Programa de sanidade avícola para o Estado de São Paulo. São Paulo, 1997.62p. BISCARO, L. M. e, CANNIATTI-BRAZACA, S. G. (2006). Cor, betacaroteno e colesterol em gema de ovos obtidos de poedeiras que receberam diferentes dietas. Ciência e Agrotecnologia. BLISKA, F. M. M. Qualidade na cadeia produtiva da carne bovina: elaboração e implementação de um sistema de controle. Boletim de Conexão Industrial do Centro de Tecnologia de Carnes do Instituto de Tecnologia de Alimentos. Campinas, v.9-10, p.12-16, 1999-2000. BRISOLA, M. V.; CASTRO, A. M. G. Preferências do consumidor de carne bovina do distrito federal pelo ponto de compra e pelo produto adquirido. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v.12, n.1, p.81- 99, 2005. FAO – FOOD AND AGRICULTURAL ORGANIZATION. Agribusiness Handbook. Poultry Meat & Eggs. FAO Investment Centre Division, Rome, 2010. Disponível em: <http://www.fao.org/Þ leadmin/ user_ upload/tci/docs/1_AH9-Poultry%20Meat%20&%20Eggs.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2015. _____. Base de dados. Disponível em: <http://faostat.fao.org>. Acesso em: 27 ago. 2015. FRANCISCO, D. C.; NASCIMENTO, V. P.; LOGUERCIO, A. P.; CAMARGO, L. Caracterização do consumidor de carne de frango de Porto Alegre. Ciência Rural, Santa Maria, v.37, n.1, p.253-258, 2007. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, (IBGE.), 2016. Disponível em:www.ibge.gov.br, data de acesso em 14 de Dezembro 2016. LIUFA, W.; XUFANG, L.; CHENG, Z. Carotenoids from Alocasia leaf meal as xanthophyll sources for broiler pigmentation. Tropical Science, v.37, p.116- 122, 1997. OLIVEIRA, C. Alimentação. Ovo: consumo com segurança. A Lavoura, v.115, n. 691, p. 54 - 57, 2012. Disponível em:  www.sna.agr.br/uploads/ALavoura691_54.pd, data de acesso em 14 de Dezembro de 2016. OLIVEIRA, B. L. Caderno técnico da Escola de Veterinária. Belo Horizonte: UFMG, 1996. RÊGO, I.O.P.; CANÇADO, S.V; FIGUEIREDO, T.C.; MENEZES, L.D.M.; OLIVEIRA, D.D.; LIMA, A.L.; CALDEIRA, L.G.M.; ESSER, L.R. Influência do período de armazenamento na qualidade do ovo integral pasteurizado refrigerado. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 64, n.3, p.735-742. 2012. SOUZA-SOARES, L. A.; SIEWERDT, F. Aves e ovos. Pelotas: Editora da UFPEL, 2005. 138 p. VIVAS, et. al., 2012. Perfil do consumidor de ovos de poedeiras comerciais no município de ilha solteira – SP.