Desempenho de bubalinos confinados alimentados com torta de cupuaçu em substituição ao milho

Leana Livramento de Azevedo1, Marivaldo Jacaúna dos Santos2, Joiciana Moreira Laranjeira3, Ronaldo Francisco de Lima4, Rita Brito Vieira5, Hélio Jacobson da Silva6, Ercvania Rodrigues Costa7, Ancelmo Rodrigues Cunha8
1 - Universidade Federal do Amazonas
2 - Universidade Federal do Amazonas
3 - Universidade Federal do Amazonas
4 - Universidade Federal do Amazonas
5 - Universidade Federal do Amazonas
6 - Universidade Federal do Amazonas
7 - Universidade Federal do Amazonas
8 - Universidade Federal do Amazonas

RESUMO -

Objetivou-se avaliar o desempenho e o rendimento de carcaça de dezoito bubalinos confinados por 54 dias e alimentados com dietas a base de milho em substituição por torta de cupuaçu. Os animais foram distribuídos em três tratamentos: 0, 50 e 100% com substituição da dieta de milho moído por torta de cupuaçu. A inclusão de torta de cupuaçu na dieta de bubalinos em substituição ao milho deprimiu de forma linear o peso vivo final, o peso de carcaça quente, ganho médio diário e o rendimento de carcaça. A torta de cupuaçu não foi eficiente na substituição do milho para manter o desempenho dos animais.

Palavras-chave: búfalo, confinamento, subproduto fibroso

Performance of confined buffaloes fed cupuaçu pie to replace corn

ABSTRACT - The objective of this study was to evaluate the performance and carcass yield of eighteen buffaloes confined for 54 days and fed corn-based diets in substitution for cupuaçu pie. The animals were distributed and one of three treatments: 0, 50 and 100% replacement to that of milled corn per cupuaçu pie. The inclusion of cupuaçu pie in the diet of buffaloes as a substitute for corn depressed linearly the final live weight, warm carcass weight, average daily gain and carcass yield. The cupuaçu pie was not efficient in replacing corn to maintain the performance of the animals.
Keywords: Buffalo, confinement, fibrous by-product


Introdução

O sistema alimentar de búfalos na Amazônia, devido às condições climáticas, sofre alterações na quantidade e qualidade da dieta, que não atende as suas demandas nutricionais no período de estiagem, o que reduz o desempenho e aumenta idade de abate desses animais. O confinamento pode ser uma alternativa para esse período do ano, no entanto o alto preço do milho, principal ingrediente da dieta de animal em confinamento pode inviabilizar a atividade, pois o estado do Amazonas não tem tradição em plantar milho tendo que importar esse ingrediente de outros estados. Aliado a isso, a crescente demanda pela utilização mais racional e sustentável dos recursos alimentícios em todo o mundo, têm aumentado a necessidade de pesquisas sobre a utilização de ingredientes alternativos na nutrição animal como forma de evitar a utilização de alimentos usados em larga escala na alimentação humana. Neste contexto, a substituição de grãos de cereais, em especial o milho, por outras fontes de energia na alimentação de ruminantes torna-se de grande importância tanto social como econômica. Entre as possibilidades, a Torta de cupuaçu (TC) constitui alternativa interessante para substituir, em parte ou totalmente, o milho em grão moído em dietas para bubalinos de corte. A torta de cupuaçu é o produto da extração do óleo de sua semente, sendo produzido em larga escala no estado do Amazonas.

Revisão Bibliográfica

A TC é composta principalmente de fibras, que tem pouco valor na alimentação humana e no uso industrial (SANTOS et al., 2013). No entanto, suas características físico-químicas, facilidade de aquisição e seu preço competitivo tornam a TC um ingrediente atrativo para uso em rações de ruminantes no Amazonas. Morais e Silva (2011) encontraram desempenho satisfatório de ovinos em crescimento, quando avaliaram dietas substituindo o milho e farelo de trigo por TC em níveis de até 40%. O uso de TC como fonte de energia em misturas concentradas no nível de até 40% de inclusão em substituição ao milho, também não afetou o consumo voluntário e não interferiu no desempenho produtivo de vacas leiteiras mestiças (SANTOS et al., 2013). Pereira (2009) estudou a Torta de cupuaçu (19 % de proteína bruta) como fonte de proteína, substituindo por 0; 50 ou 100 % o farelo de soja na dieta de ovinos e observou maior ganho de peso quando substituiu apenas 50% o farelo de soja.  Apesar da grande possibilidade de uso do farelo de cupuaçu, ainda faltam pesquisas que suportam o uso com confiança pelos produtores na dieta de ruminantes, principalmente bubalinos.

Materiais e Métodos

Dezoito novilhos bubalinos não castrados foram alocados em baias individuais e alimentados em confinamento total. Os ingredientes dietéticos foram misturados e oferecidos na forma de dieta completa às 06:00h e às 17:00 em quantidade suficiente para prover no mínimo 10% de sobra. Os animais receberam a mesma dieta durante um período pré-experimental de padronização de duas semanas. Os animais formaram seis blocos de três animais com base no peso vivo, e foram aleatoriamente alocados um a um, em três tratamentos por 40 dias de período de comparação, em delineamento em blocos ao acaso com estrutura de medidas repetidas no tempo. Os tratamentos variaram na proporção de substituição de milho grão finamente moído por Torta de cupuaçu, oriunda da extração do óleo da sua semente (Tabela 1). O peso vivo dos animais foi determinado nos dias 13 e 14 da padronização e a cada sete dias da comparação. O ganho diário de peso foi calculado pela inclinação da regressão linear descrevendo a variação no peso ao longo dos dias. O desempenho dos animais foi analisado pelo procedimento GLM do SAS (Littel et al., 1996). O modelo estatístico foi: Yijk = µ +Bi + Trj +eijk. Onde: µ=média geral; Bi=efeito de bloco (i=1 a 6); Trj=efeito de tratamento (j=0, 50, 100); eijk=erro residual. Dois contrastes pré-planejados serão testados: 1) Efeito linear de inclusão de farelo de cupuaçu (T0 vs. T100). 2) Efeito quadrático de inclusão de farelo de cupuaçu (T50 vs. T0+T100).

Resultados e Discussão

O peso vivo inicial (PVI) não foi diferente entre os tratamentos, mostrando que os animais foram distribuídos uniformemente nos tratamentos. No entanto, houve redução linear do peso vivo final (PVF), peso de carcaça quente, rendimento de carcaça, ganho de peso total e ganho de peso diário (GPD) dos búfalos confinados de acordo que foi aumentando os níveis de substituição do milho pela torta de cupuaçu nos níveis de 0%, 50% e 100% (Tabela 2). As dietas com torta de cupuaçu apresentaram maior teor de FDN. Esse maior teor de FDN, poderia ter causado diluição nos teores de energia da dieta e consequentemente depressão no desempenho dos animais. Estudos com torta de cupuaçu em ovinos permitiram níveis de até 40% de inclusão (MORAIS; SILVA, 2011) sem comprometimento no desempenho dos animais, porém quando incluiu-se 22,5% de torta na dieta de bubalinos no tratamento com 50% de substituição de milho por TC, nesse experimento, deprimiu o desempenho dos búfalos.

Conclusões

A substituição do milho finamente moído por torta de cupuaçu deprimiu o desempenho dos animais em todos os níveis de substituição ao milho. Entretanto, torna-se necessária a avaliação do consumo, digestibilidade e eficiência alimentar, para embasar as recomendações de utilização da mesma.

Gráficos e Tabelas




Referências

GONDIM, T.M.S; THOMAZINI, M.J.; CAVALCANTE, M.J.B. et al. Aspectos da produção de cupuaçu. Rio Branco: Embrapa Acre, 2001, 43p. (Embrapa Acre. Comunicado Técnico, 67). LITTELL, R.C.; G.A. MILLKEN; W.W. STROUP. SAS® system for mixed models. SAS Institute Inc, Cary, NC, 1996. 633 p. MORAIS, E.; SILVA, A.G.M.; Desempenho de cordeiros em crescimento recebendo dietas com substituição do milho e do farelo de trigo por torta de cupuaçu. In.:Seminário de Iniciação Científica da UFPA. Anais...: Belém, v. 22, n.1, 2011 PEREIRA, E.M.O. Torta de cupuaçu (Theobroma grandiflorum) na alimentação de ovinos. 2009, 119 p. Tese (Doutorado em Zootecnia) Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 2009. SANTOS, M.G.R.S., et al. Consumo Voluntário, Produção e Composição do Leite de Vacas Leiteiras Suplementadas com Concentrado a Base de Farelo de Cupuaçu. In.: XII Congresso Internacional do Leite. Anais...: Porto Velho, 2013