PROPORÇÃO DE ANIMAIS ENDOGÂMICOS NOS DIFERENTES GRUPOS GENÉTICOS DA RAÇA GIROLANDO

Fernanda Fontoura da Silva1, Haendel Alexandre Lopes Torres2, Jéssica Neto D'ávila3, Jaime Araujo Cobuci4
1 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
2 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
3 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
4 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

RESUMO -

A raça Girolando é responsável por mais de 80% da produção de leite no Brasil. Devido à sua importância comercial aumentou-se a intensidade de seleção, principal fator responsável pelo aumento da endogamia. O objetivo deste trabalho foi avaliar o avanço da endogamia ao longo do crescimento populacional da raça Girolando no Brasil, e estimar a percentagem de animais endogâmicos nos grupos genéticos mais representativos. Foi utilizada uma base de dados com registros genealógicos cedidos pela Embrapa – Gado de Leite contendo 1.489.677 animais, nascidos entre os anos de 1973 e 2014. Para a edição e estruturação do banco de dados foi utilizado o software Statistical Analysis System. O programa Poprep foi utilizado para calcular a endogamia e detectar erros de pedigree. Houve um crescimento significativo no número de animais endogâmicos nos últimos anos, com coeficiente de endogamia médio de 1,95%. O grupo genético 3/4 Holandês-Gir é o grupo de maior quantidade de animais endogâmicos (31%).

Palavras-chave: endogamia, cruzamento, girolando, leite, seleção

PROPORTION OF INBREEDING ANIMALS IN THE DIFFERENT GENETIC GROUPS OF THE GIROLANDO BREED

ABSTRACT - The Girolando breed is responsible for more than 80% of milk production in Brazil. Due to its commercial importance, the intensity of selection was increased, the main factor responsible for the increase of inbreeding. The objective of this work was to evaluate the progress of inbreeding along the population growth of the Girolando breed in Brazil and to estimate the percentage of inbreeding animals in the most representative genetic groups. A database was used with genealogical records provided by Embrapa - dairy cattle, containing 1.489.677 animals born between 1973 and 2014. Statistical Analysis System (SAS) software was used for editing and structuring the database. The Poprep program was used to calculate inbreeding and detect pedigree errors. There has been a significant increase in the number of inbreeding animals in recent years, with an average inbreeding coefficient of 1,95%. The genetic group 3/4 Holstein-Gir is the group with the largest number of inbreeding animals (31%).
Keywords: inbreeding, crossbreeding, girolando, milk, selection


Introdução

A raça Girolando possui características funcionais que permitem ao produtor rural produzir leite nas diferentes regiões do país e em diferentes condições de manejo, além de ser a raça responsável por mais de 80% da produção de leite no Brasil (SILVA et al., 2015). Nos últimos anos, a intensidade de seleção tem sido intensificada na raça Girolando, apresentando como consequência o aumento do número de animais endogâmicos no rebanho (CAYO et al., 2014). De acordo com esses autores, a intensidade de seleção aliada ao uso de novas tecnologias reprodutivas tem acelerado o progresso genético da raça, mas também pode estar diminuindo a variabilidade genética através do aumento da endogamia. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o crescimento do número de animais endogâmicos da raça Girolando ao longo dos anos e estimar  a percentagem de animais endogâmicos entre seus principais grupos genéticos.

Revisão Bibliográfica

A raça Girolando é originária do cruzamento entre a raça zebuína Gir e a raça europeia Holandesa, passando por vários graus de sangue (SILVA et al., 2015). O principal objetivo da criação da raça Girolando foi mesclar as qualidades de alta produção de leite da raça Holandesa com a rusticidade da raça Gir, obtendo-se animais de boa produção e adaptáveis à diferentes ambientes. Devido à grande importância comercial e econômica da raça Girolando, a pressão de seleção imposta sobre as matrizes e os reprodutores é um dos principais contribuintes para o aumento da endogamia (CAYO et al., 2014). De acordo com esses mesmo autores, esse fator acelera o progresso genético da raça, mas também pode reduzir a diversidade genética da população, evidenciando-se a importância do acompanhamento constante dos níveis de endogamia na população. A endogamia é o resultado do acasalamento de animais aparentados, o que altera a constituição genética da população pois aumenta a homozigose para alelos idênticos por descendência, diminuindo a heretozigose (QUEIROZ; ALBUQUERQUE; LANZONI, 2000). O coeficiente de endogamia pode ser calculado para determinada população através do conhecimento de pedigree (CAYO et al., 2014). Segundo Cayo (2013), mesmo que os programas de melhoramento genético tenham atingido bons resultados em populações de gado leiteiro, é essencial que existam estudos aprofundados sobre os níveis de endogamia e a diversidade genética na população de bovinos da raça Girolando. Analisar os parâmetros que possuem ligação direta com a perda da diversidade genética, como a endogamia, pode contribuir para o entendimento da história da raça Girolando auxiliando no desenvolvimento de estratégias de manejo e de seleção (GUTIÉRREZ et al., 2008).

Materiais e Métodos

A base de dados com registros genealógicos utilizada nesse estudo continha 1.489.677 animais Girolando de diferentes grupos genéticos, nascidos no Brasil entre os anos de 1973 e 2014. Tais registros foram cedidos pela Embrapa – Gado de Leite e coletados por técnicos da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Para calcular a percentagem de animais endogâmicos na população entre os grupos genéticos foram utilizados os nove grupos mais representativos da raça Girolando, sendo eles: 10 (Holandês), 11 (Gir), 1/2 Holandês-Gir, 1/4 Holandês-Gir, 3/4 Holandês-Gir, 3/8 Holandês-Gir, 5/8 Holandês-Gir 7/8 Holandês-Gir e 5858 (Girolando puro-sintético). A edição e estruturação do banco de dados foi realizada no programa Statistical Analysis System (SAS). O programa Poprep (Groeneveld et al., 2009) foi utilizado para o cálculo da endogamia e para detectar os erros de pedigree.

Resultados e Discussão

A raça Girolando vem ganhando destaque devido ao seu alto potencial na produção de leite em diferentes ambientes e sistemas de manejo, sendo a raça que mais cresce em produção de sêmen (SILVA et al., 2016), fato que podemos observar na Figura 1, onde fica evidenciado um crescente avanço do número de animais registrados ao longo de todo o período avaliado. O número de animais começa a crescer a partir de 1979, quando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) criou o Programa Pró Cruza. O primeiro pico de crescimento do número de animais foi após o ano em que foi criada a Associação Nacional dos Criadores de Girolando, 1988, facilitando a disseminação de animais da raça. Outro pico de crescimento que fica evidenciado é no ano de 1996, quando o MAPA oficializou a raça Girolando. O número de animais endogâmicos cresceu consideravelmente a partir de 2007. Isso pode ter ocorrido com o surgimento de novas tecnologias reprodutivas, aliada à intensidade de seleção, o que aumenta o número de animais aparentados sendo acasalados. Também em 2007 surgiu o programa de melhoramento da raça Girolando, tendo assim o fornecimento de animais provados com sêmen disponível para comercialização. A percentagem de indivíduos endogâmicos na população estudada foi de 7,73%, apresentando um coeficiente de endogamia (F) médio de 1,95%. Este valor de F médio nos animais endogâmicos é relativamente baixo, demonstrando cuidado com o direcionamento dos acasalamentos, não sendo considerado um problema atual para a população Girolando. No entanto, observa-se um avanço expressivo no número de animais endogâmicos, fato este que merece atenção devido a raça Girolando ainda estar em formação e ser oriunda do cruzamento de duas raças distintas, em que o objetivo do cruzamento é obtermos heterose, porém no caso de animais endogâmicos a expressão do vigor híbrido é diminuída. De acordo com Silva et al. (2016) é necessário ter animais de todos os grupamentos genéticos possíveis para se obter o animal puro-sintético. Os animais das raças Gir e Holandês já trazem consigo um número considerável de indivíduos endogâmicos (Figura 2). Observou-se que os animais com maior presença de genes da raça Holandês (3/4, 5/8 e 7/8) abrangem maior número de animais endogâmicos que os animais que possuem mais genes da raça Gir (1/4 e 3/8). Evidencia-se que entre os principais grupos genéticos da raça Girolando, o grupo 3/4 Holandês-Gir contempla o maior número de animais endogâmicos. Como esperado, considerando que os pais normalmente são animais puros de raças distintas, não possuindo parentesco, o agrupamento 1/2 Holandês-Gir foi o de menor quantidade de animais endogâmicos na população (0,26%).

Conclusões

Apesar do coeficiente médio de endogamia ser relativamente baixo (1,95%), houve um crescente aumento do número de animais endogâmicos na população estudada ao longo dos anos, fato este que merece atenção por parte de técnicos e criadores de animais da raça Girolando para que prejuízos futuros sejam evitados. A maior e menor percentagem de animais endogâmicos da população avaliada pertence ao grupo genético 3/4 Holandês-Gir (31%) e 1/2 Holandês-Gir (0,26%), respectivamente.

Gráficos e Tabelas




Referências

CAYO, A.W.C. et al. Avaliação genética da produção de leite e de características reprodutivas de bovinos da raça Girolando. Dissertação (tese de doutorado) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, 119F, 2013. CAYO, A.W.C. et al. Estrutura populacional da raça Girolando. Ciência rural. Santa Maria. Vol. 44, n. 11, P. 2072-2077, 2014. GUTIÉRREZ, J.P. et al. Individual increase in inbreeding allows estimating realised effective sizes from pedigrees. Genet. Sel. Evol. 40, 359–378, 2008. QUEIROZ, S.A.; ALBUQUERQUE, L.G.; LANZONI, N.A. Efeito da Endogamia sobre Características de Crescimento de Bovinos da Raça Gir no Brasil1. Rev. bras. zootec, v. 29, n. 4, p. 1014-1019, 2000. SILVA, M.V.G.B. et al. Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando: Sumário de Touros - resultado do teste de progênie - Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, (Embrapa Gado de Leite. Documentos, 179), 72P, 2015. SILVA, M.V.G.B. et al. Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando: Sumário de Touros - resultado do teste de progênie – Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, (Embrapa Gado de Leite. Documentos, 189), 74P, 2016.