Avaliação preliminar de satisfação acadêmica dos universitários do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná

Maria Marta Loddi1, Verônica Oliveira Vianna2
1 - Departamento de Zootecnia, Universidade Estadual de Ponta Grossa
2 - Departamento de Zootecnia, Universidade Estadual de Ponta Grossa

RESUMO -

Este trabalho tem como objetivo avaliar preliminarmente a satisfação dos estudantes do quarto ano, do curso de Zootecnia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, já que estes vem sofrendo, com as mudanças realizadas no curso. Para isso aplicou-se questionário estruturado fechado denominado, Escala de Satisfação com Experiência Acadêmica adaptado com 29 questões, agrupadas em desenvolvimento acadêmico, docente e institucional nos alunos do quarto ano, o qual mede o grau de satisfação sendo um para nada satisfeito e cinco para totalmente satisfeito. Foram aplicados 20 questionários correspondendo a 100% da turma. Os resultados iniciais são úteis como ferramenta para tomada de decisão. Entretanto, esta avaliação é parcial, sendo importante realizá-la em todos os acadêmicos do curso, além de, aplicar metodologias que possam validar os resultados.

Palavras-chave: Zootecnia, profissão, universidade

Preliminary evaluation of the academic satisfaction of university students of the Animal Science course of the State University of Ponta Grossa, Paraná

ABSTRACT - The objective of this study is to evaluate the satisfaction of the students of the fourth year of the Animal Science course at Ponta Grossa State University in Paraná, as they have been suffering from changes in the course. For this purpose, a closed structured questionnaire was used, Scale of Satisfaction with Academic Experience adapted with 29 questions, grouped in academic, teaching and institutional development in the students of the fourth year, which measures the degree of satisfaction being one for nothing satisfied and five for Totally satisfied. Twenty questionnaires corresponding to 100% of the class were applied. The initial results are useful as a tool for decision-making. However, this evaluation is partial, and it is important to carry it out in all the students of the course, besides applying methodologies that can validate the results
Keywords: Zootechny, profession, university


Introdução

Estudos de avaliação da satisfação acadêmica são escassos na literatura, entretanto, exibem grande importância para averiguar se os objetivos propostos na formação profissional estão a contento dos acadêmicos e do mercado que os espera. Segundo Pachane (2004) os aspectos relacionados à satisfação costumam ser os relacionamentos pessoais (40,22%), a aprendizagem (11, 73%), o crescimento pessoal (11,17%), a formação profissional (10,61%), a qualidade do curso (8,94%) e da universidade (6,14%), quanto maior o grau de satisfação e de envolvimento dos acadêmicos menor o número de evasão. O curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, completou este ano 15 anos de existência e passou nos últimos quatro anos por transformações impactantes sendo estas: mudança parcialmente da sede original, que se situava no município de Castro, onde só havia o curso de Zootecnia para o Campus de Uvaranas, sediado em Ponta Grossa, o qual existe mais de 30 cursos entre presenciais e a distância, além de pós-graduação nas mais diversas áreas; implantação de um novo currículo do curso; contratação de docentes efetivos; e o início do curso de pós-graduação em Zootecnia. Devido às transformações acima citadas adaptou-se o questionário de Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica para avaliar o grau de satisfação dos acadêmicos do quarto ano. O objetivo deste estudo foi verificar tais impactos na satisfação do desenvolvimento acadêmico para nortear as ações futuras.

Revisão Bibliográfica

Nos últimos anos observa-se um aumento de e número dos cursos de Zootecnia no Brasil, passando de 69 cursos em 2005, para 103 em 2013 (Sinopse Estatística, 2013). Este fenômeno se deu através da demanda do mercado e do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que tem como principal objetivo ampliar o acesso e a permanência na educação superior. Segundo Schleich et al (2006)  as instituições estão se multiplicando para atender a demanda, no entanto, também é preciso que estejam preparadas não só por meio de inovação tecnológica e novos espaços educativos, mas com a busca de maior conhecimento sobre o estudante de ensino superior. A satisfação acadêmica está fortemente interligada com a qualidade de aprendizagem dos estudantes, constituindo um processo dinâmico, podendo também ser afetada pelas características da instituição em seu contexto educacional, e pelo modo como os próprios estudantes percebem e o seu ambiente de ensino (Ramos et al., 2015). Para Ramos et. al (2015) compreender o significado da satisfação e seus respectivos fatores, capazes de influenciar positiva ou negativamente na satisfação com a trajetória acadêmica, faz-se importante pela relação entre a instituição e a qualidade do futuro profissional que ingressará no mercado de trabalho, considerando que o estudante de hoje será o profissional de amanhã e que, posteriormente, esse estudante tende a reproduzir, em suas práticas profissionais futuras, o mesmo modelo vivenciado durante sua graduação. A literatura ainda é escassa em relação a este tipo de abordagem, porém se faz importante para que gestores possam avaliar e tomar decisões quanto ao ambiente que se desenvolve a formação acadêmica.

Materiais e Métodos

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Zootecnia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, vem implementando ações que visam avaliar o desempenho dos acadêmicos. Desta maneira, adaptou-se o questionário estruturado denominado, Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica (ESEA). O objetivo do questionário é avaliar o grau de satisfação dos acadêmicos do quarto ano de Zootecnia, desta instituição. A escolha dessa turma ocorreu pelo fatos que os últimos quatro anos houve grandes transformações, envolvendo desde a mudança do curso de município, até implantação de curso de pós-graduação em Zootecnia. Para fazer a coleta de dados foi realizada explicação da importância deste levantamento e em seguida aplicou-se o questionário. O questionário estruturado fechado, continha 29 perguntas divididas em três blocos, com temas relativos a questões satisfação com o desenvolvimento acadêmico, dos docentes e com a instituição (colegiado, departamento e universidade). As respostas foram confeccionada em escala de 01 a 05, onde um era nada satisfeito, dois pouco satisfeito, três medianamente satisfeito, quatro satisfeito e cinco totalmente satisfeito.

Resultados e Discussão

O número de acadêmicos que respondeu o questionário foi de 20 correspondendo a 100% da turma. As respostas foram divididas em três blocos os quais sete perguntas eram em relação a satisfação com o desenvolvimento acadêmico, nove a respeito da satisfação com os docentes e trezes satisfação com a instituição (colegiado, departamento e universidade) totalizando assim 29 perguntas. Segundo Rodrigues & Liberato ( 2016) mensurar satisfação é algo bastante complexo. Uma das dificuldades em realizar tal ato é a relatividade excessiva, por ser uma característica psicológica do indivíduo. Em relação a satisfação com o desenvolvimento acadêmico observa-se que apesar de todas dificuldades e alterações 50% dos acadêmicos se encontram satisfeitos com as condições oferecidas para o desenvolvimento profissional no que concerne conhecimentos e habilidades (tabela 01) . É interessante ressaltar que 65% dos acadêmicos estão satisfeitos em relação entre o envolvimento pessoal no curso e o desempenho obtido, entretanto somente 20% avaliaram como satisfeitos com as estratégias para o ingresso na área profissional de formação, sendo que no curso existe além da atividade prevista como Estágio de Conclusão de Curso, mais duas disciplinas de estágios, portanto os alunos tem contato com o mercado de trabalho obrigatoriamente em três momentos do seu desenvolvimento profissional, mas mesmo assim ainda parece contar pouco para a sua formação. De acordo com a tabela 01 verifica-se também que apesar dos professores terem um bom relacionamento com os acadêmicos (50% satisfeito e 30% totalmente satisfeito), 65% estão medianamente satisfeitos com as estratégias utilizadas pelos docentes para aulas. Talvez isso requeira uma avaliação mais profunda para verificar quais as estratégias que os acadêmicos mais almejam, e que se encaixam no conteúdo de cada disciplina. O curso de Zootecnia está implantando o seu terceiro currículo, a turma avaliada cursa o currículo antigo mesmo assim, verifica-se que 65% está satisfeito em relação ao currículo do curso (tabela 02). Segundo Venturini et. al, (2008) “apud” Rodrigues e Liberato (2016) no ambiente educacional, a qualidade da grade do curso, a interação entre aluno e professor, além do envolvimento e a satisfação dos alunos com o curso, constituem atributos importantes para determinar o perfil e desempenho dos estudantes que mais tarde se formarão profissionais capacitados para o ambiente de trabalho Baseado nos resultados preliminares obtido neste estudo observa-se que mesmo passando por grandes transformações os discente que cursam o quarto ano de Zootecnia não se sentem grande insatisfação. Entretanto, a necessidade de aprofundar a investigação tanto no âmbito quantitativo, incluindo todos os acadêmicos do curso, como no qualitativo, utilizando outras metodologias para validação dos resultados.

Conclusões

O levantamento realizado neste estudo apesar de preliminar proporcionou conhecer as satisfações e as insatisfações dos acadêmicos do quarto ano do curso de Zootecnia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa sendo bastante útil para avaliar o grau de satisfação mediante as transformações do curso. Entretanto, esta avaliação é parcial, sendo importante aplicá-la em todos os acadêmicos do curso, além de utilizar metodologias que possam aprofundar os resultados e as discussões.

Gráficos e Tabelas




Referências

PACHANE, G. G. A experiência universitária e sua contribuição ao desenvolvimento pessoal do aluno. In: MERCURI, E.;  POLYDORO, S. A. J. (Ed.). Estudante universitário: características e experiências de formação. Taubaté, São Paulo: Cabral Ed. e Livraria Universitária. 2004. p.155-186. SCHLEICH, A. L. R.; POLYDORO, S. A. J. ; SANTOS, A. A. A. Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica de Estudantes do Ensino Superior. Avaliação psicológica, vol. 4, n.2, 2005. Sinopse Estatística. Disponível em: wwwportal.inep.gov.br/sinopse estatística. Acesso: 15/04/2015. RAMOS, A.M., BARLEM, J.G.T, LUNARDI, V.L., BARDEM, E.L.D., SILVEIRA, R.S.DA, BORDIGNON, S.S. Satisfação com experiência acadêmica entre estudantes de graduação em enfermagem. Texto Contexto Enfermagem,  24 (1), p 187-195, 2015. RODRIGUES, A.S.S.S E LIBERATO, G.B. Fatores determinantes da satisfação com experiência acadêmica. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 10(2), abr-jun, p.18-33, 2016.