O Brasil acaba de ganhar oficialmente uma nova raça bovina, a Purunã. Desenvolvida no Paraná, a nova raça resultou do cruzamento entre outras quatro raças: Caracu, Charolês, Canchin e Aberdeen Angus. O reconhecimento oficial da Purunã aconteceu nesta quarta feira (26), em Curitiba, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
De acordo com informações do Mapa, a Purunã foi desenvolvida pelo Instituto Agronômico do Paraná, renomada instituição que avaliava o cruzamento desde a década de 1980. Entre os especialistas envolvidos no desenvolvimento da nova raça está o zootecnista e pesquisador José Luiz Moletta, representante da profissão que tem como uma de suas premissas o melhoramento animal.
SOBRE A RAÇA
O gado Purunã reúne as características das quatro raças que o formaram, como a resistência ao calor e às doenças, a precocidade, o volume de carcaça e a maciez e o marmoreio da carne.
O nome da nova raça se refere à Serra do Purunã, onde fica a Fazenda Modelo do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), local onde todo o trabalho foi desenvolvido.
“A partir de agora, o criador que decidir pelo Purunã terá a certeza de contar com um material de origem pura”, garantiu o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.
A Purunã é resultado de mais de 30 anos de trabalho, que começou com o experimento genético.
“É uma raça adaptada para qualquer tipo de criador. Mesmo os que não possuem grande aporte tecnológico podem obter bons resultados”, o presidente do Iapar, Florindo Dalberto.
O Iapar estima que, atualmente, entre 3 e 4 mil animais da nova raça estão sendo criados.