O egresso do curso de zootecnia da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo: um estudo de caso para caracterização da inserção profissional no mercado de trabalho

Renata Lima Zuccherelli de Oliveira1, Marcelo Eduardo de Oliveira2, Celso da Costa Carrer3
1 - FZEA USP
2 - FZEA USP
3 - FZEA USP

RESUMO -

O mercado de trabalho brasileiro, voltado para a produção e comercialização de produtos de origem animal, está em crescente ascensão, sendo grande responsável pela absorção da mão de obra especializada formada nas Universidades brasileiras. As Instituições de Ensino Superior, por sua vez, desempenham um papel fundamental na inserção de tais profissionais no mercado de trabalho. O objetivo deste trabalho é resgatar informações importantes sobre os egressos do curso de Zootecnia da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo – FZEA/USP visando verificar se a formação dada pela IES se coaduna com as demandas do mercado de trabalho. A pesquisa será feita com abordagem qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório e descritivo. Serão aplicados questionários semiestruturados a parte dos egressos do curso de Zootecnia da FZEA/USP, sobretudo nos últimos anos, visando a avaliação de sua formação versus a entrada no mercado de trabalho, bem como questionários aos dirigentes de empresas da indústria animal para checar aspectos relevantes do perfil desejado e que resultam em empregabilidade no setor da indústria animal. O instrumento de coleta de dados será composto por questões abertas e fechadas e as análises utilizarão técnicas estatísticas com dados multivariados. Após a coleta dos dados e desenvolvimento da pesquisa, espera-se que os resultados sejam usados como balizadores para aperfeiçoamento do curso de zootecnia da FZEA/USP.

Palavras-chave: Egressos, Mercado de Trabalho, Zootecnia, Ensino Superior

The graduated student’s in Animal Science by Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos of Universidade de São Paulo: A case study on characterization of the employability in the labor market

ABSTRACT - The Brazilian labor market focused on production and marketing of animal products is growing up and is one the great responsible for employing the professional graduated by Brazilian universities. In the same way, the higher education institutions have a fundamental role for inserting these professionals on labor market. This paper demands for informations about the graduated student’s profile in Animal Science by Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos of Universidade de São Paulo – FZEA/USP in order to comply with the labor market demand. Will be use qualitative and quantitative methods for research, with exploratory and descriptive means. Semi-structured questionnaires will be spread to the graduated students in Animal Science from FZEA/USP, in order to evaluate their academic education vs. the entry into the labor market, as well as questionnaires to the business leaders of animal companies to verify relevant features for the wanted profile that resulting in employability for the animal industry sector. The data collection instrument will be compounded by opened and closed questions. After data had been collected and the research developed, it expects the results can be used as a guide for improvement of Animal Science course of FZEA/USP.
Keywords: Graduated students, Labor Market, Animal Science, Higher Education


Introdução

A Universidade de São Paulo é, atualmente, uma das melhores Instituições de Ensino Superior da América Latina e tem grande destaque nos cenários acadêmicos nacional e internacional. Possui mais de 40 unidades de Ensino, e, dentre elas, está inserida a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos - FZEA/USP. A FZEA teve sua criação em 1992, inicialmente com o curso de Zootecnia e, em 2001, foi criado o curso de Engenharia de Alimentos. Atualmente a FZEA conta com mais dois cursos, criados em 2009: Engenharia de Biossistemas e Medicina Veterinária. No âmbito do curso de Zootecnia, a FZEA formou, até 2015, 631 zootecnistas. Grande parte desses profissionais atua hoje no mercado de trabalho.

O mercado de trabalho agropecuário brasileiro está cada vez mais exigente, principalmente no tocante à qualificação dos profissionais contratados. O perfil ideal exigido pela indústria animal é de profissionais conhecedores de técnicas e tecnologias, capazes de aumentar a produção animal e sua comercialização, sem deixar de pensar no bem estar desses animais. Devido às grandes mudanças econômicas, científicas e tecnológicas, as Instituições de Ensino Superior estão sendo forçadas a passar por reformulações, para que os profissionais formados atendam a demanda exigida pelo mercado de trabalho.

Acredita-se que a formação de Zootecnistas deva estar diretamente ligada ao mercado de trabalho do agronegócio, voltada para a atuação em todos os elos desta cadeia produtiva. A FZEA/USP é uma das Instituições de Ensino Superior do Brasil formadora desses profissionais. O curso de Zootecnia da FZEA/USP vem recebendo, nos últimos anos, conceito 5 (cinco) estrelas (conceito máximo) pelo Guia de Estudantes da Editora Abril (GUIA..., 2016). Essa nota é mensuradora da qualidade do curso oferecido, porém, para que se discuta se esse egresso está sendo aceito pelo mercado de trabalho é necessário um estudo complementar voltado para o diagnóstico dessas exigências, objeto dessa pesquisa.



Revisão Bibliográfica

Batalha (2009) desenvolveu uma pesquisa para caracterizar o perfil do profissional demandado pelo agronegócio brasileiro, bem como uma análise do perfil do profissional formados pelas Instituições de Ensino Superior brasileiras na referida área. No Gráfico 1 podemos perceber quais são os conhecimentos e habilidades exigidos pelo mercado de trabalho do agronegócio brasileiro.

Levander (2000), Graham (2001), Dooley e Lindner (2002) e Jones, (2004) afirmam que as competências e habilidades mais desejadas, relatadas nas pesquisas feitas com representantes do agronegócio, incluem: pensamento crítico, conhecimento, comunicação de negócios e economia, relações interpessoais, educação, negócio e marketing, comunicação, aconselhamento, avaliação, ensino e aprendizagem, gestão e liderança, e teoria de campo.

Batalha (2009) afirma que uma pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Agroindustriais (GEPAI) descreveu o perfil do profissional de que o agronegócio necessita. Segundo o estudo, esse profissional deve ser capaz de saber selecionar as informações relevantes para cada atividade, processá-las com rapidez, ser generalista e saber se comunicar, ou seja, trata-se de um profissional altamente especializado em questões de produção, com grande flexibilidade e capaz de reagir às mudanças do agronegócio. Isso torna necessário que os profissionais, de uma forma geral, se preparem para os novos desafios que surgem com a necessidade de gerir o conhecimento, que vem merecendo cada vez mais atenção por parte das organizações e dos indivíduos.

A trajetória profissional dos egressos permite analisar, compreender e refletir sobre o ensino superior e as características inerentes ao mercado de trabalho (Colenci; Berti., 2009).

Coelho e Oliveira (2012) apontam que os egressos podem exercer a função de permuta no diálogo da universidade com a sociedade na medida em que poderão trazer informações para o interior dos colegiados dos cursos.



Materiais e Métodos

Foi desenvolvida uma pesquisa para acompanhamento dos egressos do curso de Zootecnia da FZEA/USP, visando à contínua interface entre mercado de trabalho/universidade, traçando, assim, o perfil ideal de profissionais para o mercado de trabalho da indústria animal do país.

Foram elaborados questionários para entrevistas para traçar a trajetória do egresso durante sua carreira profissional no mercado de trabalho. O conjunto de dados e informações que compõe e suporta a redação do trabalho divide-se em duas naturezas distintas que podem ser visualizadas a seguir: informações qualitativas e informações quantitativas.

De um lado, a argumentação que deriva da primeira classe de informações é estabelecida com base na visão própria do problema, do ponto de vista do investigador e corresponde, indiretamente, ao seu histórico de formação, experiências anteriores e leitura direcionada. De outro, a que deriva da segunda classe de informações é objetiva, baseada em ferramental estatístico próprio e adequado para a implementação de análises que visam à interpretação do fenômeno que se busca estudar.

Com essas informações, será possível avaliar o perfil do egresso e saber se a formação dada pela FZEA/USP está sintonizada com as exigências deste mercado de trabalho. Mais ainda, quais as áreas de especialização que precisariam ser melhoradas/implementadas segundo os próprios egressos.



Resultados e Discussão

Como resultados parciais, foram analisados o perfil dos formandos do curso de Zootecnia da FZEA/USP de 1993 a 2016. Dos 651 formandos, 329 são do sexo masculino e 322 são do sexo feminino, demonstrando equilíbrio de gêneros na escolha dessa profissão.

No que tange a origem dos formandos de zootecnia da FZEA, percebe-se que em quase sua totalidade (92 %), os formandos são provenientes do estado de São Paulo, embora existam formandos de outros estados (4% do Paraná; 3% de Minas Gerais; e 1% nos estados de Distrito Federal, Rio de Janeiro e Santa Catarina).

Analisando o perfil dos egressos do curso de zootecnia da FZEA, no tocante à continuidade dos estudos dentro da Universidade de São Paulo, verifica-se que 27% do total dos alunos formados entre 1993 e 2016 continuaram na Universidade de São Paulo como pós-graduandos de Mestrado e/ou Doutorado.

Pretende-se com esta pesquisa resgatar informações importantes sobre os egressos do curso de Zootecnia da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo – FZEA/USP visando verificar se a formação dada pela IES se coaduna com as demandas do mercado de trabalho.



Conclusões

O mercado de trabalho agropecuário brasileiro vem contratando profissionais cada vez mais qualificados, capazes de atender as mais diversas exigências competitivas desse setor. Diante disso, o desenvolvimento da pesquisa será capaz de identificar se os egressos do curso de Zootecnia da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo atendem adequadamente a demanda de profissionais para o mercado de trabalho e se estes são capazes de reconhecer quais conhecimentos adquiridos durante a graduação são considerados como pontos fortes e a melhorar para o seu desempenho profissional.  O perfil para o aluno ingressante é discriminado nas ementas dos cursos, mas, após a execução do projeto, será possível detectar se os egressos do curso de Zootecnia da FZEA/USP se assemelham ao perfil pretendido da ementa ou se existe necessidade de revisão da formação ou do perfil descrito. Com base nisso, a FZEA/USP terá uma fonte de informações relevantes para possíveis adequações nos cursos.


Referências

BATALHA, Mário Otávio. Gestão Agroindustrial.  3.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

COELHO, M.S.C.; OLIVEIRA, N.C.M. Os egressos no processo de avaliação. Revista eCurriculum, v. 8, n. 2, 2012.

COLENCI, Raquel; BERTI, Heloísa Wey. Formação profissional e inserção no mercado de trabalho: percepções de egressos de graduação em enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 158-166, 2012. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n1/v46n1a22.pdf>. Acesso em: 20 maio 2016.

DOOLEY, K. E. and LINDNER, J. R. Competency-Based Behavioral Anchors as Authentication Tools to Document Distance Education Competencies. J. Agric. Edu., v.43, n. 1, p. 24-35, 2002.

GRAHAM, D.. Employer Perceptions of Preparation of Agricultural and Extension Education Graduates. proceedings in the JSAER, Shifting Perspectives: Agricultural Education's Commitment to Excellence, p. 1-14, 2001. Texas, USA. Available at http/www.aaaeonline.ifas.ufl.edu/Research Conferences/Saerc/2001.

GUIA do estudante. Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/ciencias-biologicas-e-da-terra/zootecnia-universidade-de-sao-paulo-249464.shtml>. Acesso em: 23 jun. 2016.

JONES, L.T. Academia and Industry Perspectives on Leadership and Human Resource Development Competencies Required for Agricultural Leadership Graduate Students Pursuing Industry Careers. Ph.D. Florida: Thesis, University of Florida, 2004.

LEVANDER, L.. Exploring the Curricula of Extension Education at Some European Universities. J. Agric. Edu. Ext., v. 7, n.1, p. 43-51, 2000