A Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) solicitou formalmente a retificação do edital de um concurso público e de um processo seletivo que ofertam vagas na área da zootecnia, mas que, em contrapartida, não permitem a inscrição de zootecnistas. Os pedidos, assinados pelo presidente da ABZ, Marinaldo Divino Ribeiro, foram encaminhados ao Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) nesta semana.
No caso do IFMT, o processo seletivo (Edital 85/2017) da instituição oferta vaga para professor substituto com conhecimento em três áreas: fisiologia digestiva dos animais monogástrico e ruminantes; imunidade inata e adquirida; ectoparasitas de importância nos animais de produção.
No caso da UFRPE, o concurso público (Edital 06/2017) oferta vaga para professor do magistério superior, com conhecimento em sistemas de produção agropecuária e fundamentos de educação e gestão ambiental.
De acordo com Marinaldo, em ambos os casos, as áreas de conhecimento exigidas contemplam os zootecnistas.
“Solicitamos a inclusão do zootecnista como perfil profissional igualmente habilitado nos dois processos, alegando prejuízo ao exercício da livre concorrência entre as competências profissionais legalmente habilitadas para participação”.
Sou Thiago, zootecnista formado em Areia – PB, estou prestando seleção para uma vaga para professor por prazo determinado – Edital DAA N 01 2017.na UEPB – CAMPUS II.
Onde consta no edital a formação acadêmica uma vaga para bacharelado em agroecologia ou área afins.
Meu processo não foi homologado porque minha graduação difere da área exigida para o concurso.
O que veria a ser área a fins …
Oi Thiago! Estou repassando seu caso para a diretoria e em breve eles entrarão em contato com orientações.
Caio
Presidente da AGED-MA confirma concurso para o órgão ainda este ano.
Resta saber se os Zootecnistas serão contemplados com vagas nesse concurso.
Meus parabéns pela atitude. Estávamos carentes de decisões assim de defender mais ostensivamente a Zootecnia.