A diretoria da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) realizou mais duas solicitações de inclusão de zootecnistas em concursos públicos. Desta vez, os encaminhamentos foram para a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF) a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ). Os editais podem ser acessados aqui e aqui. Ambos ofertam vagas que podem ser executadas por zootecnistas, mas, em suas especificações, não permitem a participação da categoria.
Na argumentação da ABZ, assinada pelo presidente da associação, Marinaldo Divino Ribeiro, as instituições são alertadas sobre o que prevê a Lei Federal nº: 5.550/1968, que dispõe sobre o exercício do zootecnista, especialmente em seu artigo 3º, que descreve as atribuições privativas dos profissionais. A Resolução CNE/CES nº: 04/2006, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Zootecnia, o contingente profissional, além de outros argumentos, também são mencionados.
“Precisamos estar atentos aos concursos que são lançados e se nossa categoria está sendo penalizada de alguma forma. É necessário se manifestar, tanto através da associação, quanto até individualmente. Nestes casos, se muitas pessoas mostrarem indignação, é mais fácil conseguirmos resultados favoráveis”.
As solicitações foram feitas pela ABZ nesta quarta feira (5). Quando uma resposta for dada pelas instituições, elas serão divulgadas através do site da associação.