Nos últimos dias, a discussão sobre abates de animais voltou a ganhar força nas redes sociais. O assunto, que sempre foi motivo de polêmica, principalmente entre veganos e vegetarianos, voltou à pauta popular com duas atitudes de famosos envolvendo animais.
O primeiro caso envolveu o apresentador Rodrigo Hilbert, que, na primeira semana de março, abateu um filhote de ovelha em seu programa Tempero de Família. Na época, o canal GNT, detentor do programa, optou por cortar outras cenas em que Rodrigo também aparecia abatendo outros animais devido a repercussão negativa do material na web.
Agora, a polêmica ganhou mais força e envolve o chef Henrique Fogaça, conhecido por sua participação no reality show gastronômico MasterChef Brasil. Na última segunda (28), o cozinheiro publicou a foto da carcaça de um porco em sua conta oficial do Twitter. A imagem, assim como no caso de Rodrigo, repercutiu e gerou debates no perfil do cozinheiro.
CONTRAPONTO
Para muitos, ambos os casos foram vistos como um choque de realidade. As discussões, em sua maioria, falavam sobre a ética envolvendo a exposição do abate ou do animal já abatido. Alguns internautas ponderaram:
Essa polêmica do Fogaça é boa porque traz aquele choque de realidade.
Carne não nasce em árvore, né?— Ana Kabbach (@anakabbach) March 28, 2016
aquele post do facebook do fogaça hj foi meio que uma martelada. mas eu tb penso que uma pessoa onívora pode refletir sobre o consumo animal
— Vanessa Flores (@MacFlores_) March 28, 2016
Em um artigo publicado no dia 29, o economista Rodrigo Constantino ironizou: “Chef ‘choca’ o mundo ao mostrar que o bacon não cai do céu nem brota do solo”.
“Sim, eu não gosto de ver essas imagens. Entendo que carneiro, porco e galinha não são como meus queridos cachorros. Tenho três patos de “estimação” também, que vêm se alimentar na minha casa todo dia. Mas daí a ficar horrorizado com animais mortos para nossa refeição vai uma longa distância”.
POSICIONAMENTO
Após a polêmica envolvendo o abate, Rodrigo Hilbert se manifestou oficialmente no Facebook e pediu desculpas pela veiculação da cena. “Vou levar isso tudo como aprendizado”.
Já o Chef Henrique Fogaça não se manifestou oficialmente sobre o caso.