A diretoria executiva da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) lança nesta quarta-feira (27) os manuais de marca da ABZ e, também, do brasão da Zootecnia. Já existiam regras para aplicação de ambas as marcas em produtos gráficos, porém, elas ainda não estavam organizadas em arquivos próprios.
De acordo com Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da ABZ, os manuais auxiliarão na consolidação de ambas as marcas.
“Hoje nós temos muitas pessoas, entre acadêmicos e profissionais, que utilizam tanto o brasão da Zootecnia quanto o logo da ABZ em suas artes e divulgação de materiais gráficos, porém, muitas vezes de forma equivocada. Estes manuais vem para sanar este problema, auxiliando inclusive na consolidação de ambas as marcas, que serão expostas de uma forma visualmente mais agradável ao grande público”.
Em ambos os manuais, há um resgate histórico do conceito das duas marcas, tanto do logo da ABZ quanto do brasão da Zootecnia. Os documentos contam com instruções específicas de que variações dos logos são permitidas e como devem ser feitas as suas aplicações em diversos tipos de peças gráficas. Há instruções, ainda, de como fazer a aplicação em materiais que serão impressos, como pastas e cartões de visita.
NOVIDADE
No manual de marca da ABZ, foram incluídos, agora, os logotipos de todas as 27 diretorias estaduais – e também das marcas institucionais da associação.
Confira abaixo os dois manuais, que estarão disponíveis também no menu institucional do site da ABZ.