Desde a última quinta feira (5) até este sábado (7), uma caravana de zootecnistas brasileiros estão representando a profissão durante a realização da 20º edição o Congresso de Zootecnia (Zootec) de Portugal. No grupo brasileiro, são professores, profissionais e representantes da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), como o presidente da instituição, Marinaldo Divino Ribeiro. O evento em Portugal é uma realização da Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ).
No encontro, os zootecnistas brasileiros contribuíram em palestras e mesas de moderação do evento. Marinaldo foi um dos palestrantes, onde abordou o tema “Zootecnia no presente e suas perspectivas”. Na aula, o zootecnista abordou a história da ciência da Zootecnia e da profissão do zootecnista desde o seu surgimento até os dias atuais.
“É importante mostrarmos também o crescimento da profissão no Brasil e em países ibero-americanos, apresentando números de cursos de graduação e de programas de pós-graduação em Zootecnia”.

Em uma das moderações, Marinaldo falou sobre os 30 anos de história da ABZ e sua contribuição para a Zootecnia brasileira (Foto: arquivo pessoal)
Marinaldo também foi convidado para compor o dispositivo de honra da cerimônia de abertura do encontro, na última quinta (5). Para simbolizar a solidez da amizade institucional entre a ABZ e a APEZ, ele entregou o seu spin de presidente para Divanildo Ribeiro, presidente da instituição portuguesa.

Marinaldo presenteia Divanildo em gesto simbólico (Foto: arquivo pessoal)
“Precisamos fortalecer, cada vez mais, nossas relações institucionais para o crescimento da profissão. E a APEZ é uma grande parceria neste sentido”.