Uma comissão de integrantes da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) voltou a se reunir com a diretoria do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para apresentar demandas da Zootecnia. O encontro, realizado ontem (21) em Brasília, na sede do Conselho, contou com a participação do presidente da ABZ, Marinaldo Divino Ribeiro, do vice-presidente, Cássio José da Silva, do presidente do CFMV, José Cavalcanti, e do vice-presidente Luiz Carlos Barboza Tavares. Membros do Conselho do CFMV e das assessorias jurídicas de ambas as instituições também estiveram presentes.
“A reunião contemplou os assuntos de pauta e oportunizou espaço para que cada instituição pudesse expor seus anseios e procedimentos de forma a buscar eliminar arestas no processo de comunicação na perspectiva de construir ações efetivas em benefício das categorias profissionais albergadas no sistema CFMV”, explicou Marinaldo.
No encontro foram debatidos os encaminhamentos resultantes do 51º Fórum Nacional de Entidades de Zootecnistas; conjunto de resoluções do CFMV que impactam a ação dos zootecnistas; assessoria parlamentar do CFMV; e eleições de 2020 para o Conselho.
Segundo Marinaldo, o encontro teve um caráter introdutório aos pleitos que foram apresentados e debatidos. Agora, um segundo encontro será realizado, em março deste ano, para que as duas instituições possam acompanhar o andamento das ações delineadas no encaminhamento das reflexões coletivas construídas
“Queremos alinhar o aperfeiçoamento da nossa comunicação institucional”, frisou Marinaldo.
AÇÕES
Dentre as ações a serem empreendidas que serão alvo de acompanhamento institucional na próxima reunião, está a implementação dos encaminhamentos do 51º Fórum Nacional de entidades de Zootecnistas, envolvendo, por exemplo, questões como o aperfeiçoamento das relações institucionais com ampliação do diálogo entre o Conselho e a ABZ e os representantes da Zootecnia inseridos no sistema.
“Vamos debater também o clareamento das responsabilidades e atribuições profissionais dos zootecnistas e médicos veterinários, para que tanto a ação administrativa e deliberativa, assim como a comunicação oficial do Conselho, atenda em igual condição as duas categorias”.
Outros temas a serem debatidos são:
– Ampla revisão das regulamentações relativas à anotação de Responsabilidade Técnica, com participação isonômica das categorias nas reflexões, em que se privilegie as competências profissionais;
– Incorporarão à ação parlamentar do Conselho às demandas da Zootecnia sob a mesma égide de tratamento dadas àquelas da Medicina Veterinária, tendo a manifestação formal da Câmara Técnica de Zootecnia e da ABZ;
– Aprofundamento as reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem em Zootecnia em parceria com o Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Graduação em Zootecnia e a reunião Nacional de Ensino em Zootecnia.
– Aprofundamento das reflexões sobre o princípio da isonomia e proporcionalidade representativa na composição da gestão e comissões do Conselho.
– Ação da assessoria parlamentar e institucional constituída do CFMV;
– Desdobramentos do processo eleitoral para a gestão do Sistema CFMV.
Como é bom se sentir bem representado pelos colegas.
Muita gratidão.