Os acadêmicos de Zootecnia Lucas Rocha Valfré e Wallery da Costa, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), foram selecionados em um programa de bolsas de iniciação científica internacional.
Ambos estão no 4º ano da graduação e passarão uma temporada em Portugal e na Alemanha, respectivamente, para desenvolvimento de estudos em campos variados da Zootecnia. A previsão é que eles embarquem para a Europa até o segundo semestre deste ano.
“Difícil descrever, mas estou feliz e ansioso. Pois é uma conquista para o curso de Zootecnia em Aquidauana”, celebrou Lucas.
O programa de iniciação científica em que Lucas e Wallery foram aprovados é realizado pela UEMS e, nesta edição, ofertava quatro bolsas de estudos. Os dois acadêmicos possuem histórico de pesquisa desde o início da graduação.
“Desde o início da graduação eu realizo projetos de pesquisa, no primeiro ano foi de extensão, e desde o segundo ano eu faço pesquisas de iniciação científica. O PIBIC Internacional foi minha quarta proposta de iniciação aprovada. Estou muito ansiosa e animada, são novos desafios e um novo ambiente que tenho certeza de que vai agregar muito no conhecimento que eu irei adquirir, sem contar a experiência de conhecer outra cultura”, destacou Wallery.
A pesquisa
O período que os dois estudantes passarão fora do Brasil varia. Wallery, por exemplo, deve passar 90 dias na Alemanha.
Confira as pesquisas que serão desenvolvidas pelos estudantes:
- Lucas Valfré
Tema: Avaliação do comportamento alimentar de suínos por meio de zootecnia de precisão”.
Local: Universidade de Évora, Portugal
Orientação: Tiago Junior Pasquetti (UEMS) e Vasco Fitas Cruz (UÉ) - Wallery da Costa
Tema: Avaliação do conteúdo lipídico e atividades mitocondrial de embriões bovinos com diferentes cinéticas de desenvolvimento
Local: Instituto de Biologia da Produção (FBN) de Dummerstorf, na Alemanha
Orientação: Fabiana de Andrade Melo Sterza (UEMS) e Ralf Pöhland (FBN)
Parabéns aos alunos.