O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou uma nova forma de identificação de bovinos e bubalinos junto ao Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (SISBOV). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União da última quarta feira (20).
De acordo com informações da comunicação do Mapa, uma instrução normativa de 2006 já previa a marca a fogo junto com um brinco auricular como uma das formas de identificação, assim como o brinco auricular numa orelha e um botão na outra orelha. Agora, pela nova forma aprovada pelo Mapa, o animal pode usar conjuntamente a marca a ferro, o brinco numa orelha e o botão na outra orelha. A marca a ferro deverá ser feita em uma das pernas traseiras, na região abaixo de uma linha imaginária que liga as articulações das patas dianteira e traseira.
“O uso das três formas partiu de consulta de uma propriedade rural e não vimos restrição”, explicou Alexandre Bastos, coordenador da Monitoramento Estratégico.
O SISBOV é utilizado para a identificação individual de bovinos e bubalinos em propriedades que têm interesse em vender animais para o abate.
Para acessar a portaria nº 29, que permitiu a nova forma de identificação, clique aqui.