O Governo Argentino publicou uma resolução que especifica as atividades profissionais reservadas ao título de engenheiro zootecnista, designação para o profissional da Zootecnia no país vizinho. Na especificação, somente a formulação de dietas para consumo animal permanece como atribuição comum aos engenheiros zootécnicos e aos médicos veterinários.
“Esta é uma vitória e também uma conquista importante para aos nossos colegas-irmãos da Argentina”, ressalva Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ).
De forma geral, o documento especifica cinco atividades como privativas dos zootecnistas da Argentina. Para conferir o documento com todas as deliberações, clique aqui. Para conferir a resolução completa, clique aqui.
Abaixo, confira a lista geral de atividades exclusivas aos engenheiros zootecnistas:
- Planear, dirigir e / ou supervisionar em sistemas pecuários:
a) os insumos, processos de produção e produtos;
b) a introdução, multiplicação e melhoramento de espécies;
c) o uso, manejo, prevenção e controle de recursos bióticos e abióticos;
d) as condições de armazenamento e transporte de insumos e produtos;
e) a dispensação, manuseio e aplicação de agroquímicos, produtos domésticos, biológica e biotecnológica. - Certificar a operação e / ou condição de uso, status, qualidade e rastreabilidade do acima mencionado.
- Formule alimentos para consumo animal.
- Direcionar o que se refere à segurança, higiene e controle do impacto ambiental no sobre sua intervenção profissional.
- Certificar estudos agroeconômicos, no que diz respeito à sua intervenção profissional.