Seis mulheres zootecnistas ganharam destaque em lista produzida e divulgada recentemente pela tradicional revista Forbes Brasil. As profissionais aparecem entre as 100 mulheres mais influentes do agro em seus respectivos setores de atuação. A lista foi criada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Rural, celebrado há pouco tempo.
Na publicação, a Forbes explica que procurou selecionar representantes do movimento de mudança no campo. E que por meio das mulheres citadas, o objetivo foi homenagear as demais mulheres que atuam no agronegócio.
Confira, abaixo, as zootecnistas que compõem esta edição da lista.
CINTIA LABUSSIÈRE NAKAYAMA
A Aquabio (Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática) tem na presidência Cintia Labussière Nakayama, zootecnista e, também, professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Criada em 2002, a entidade representa a comunidade acadêmica científica da área, reunindo professores, universitários, pesquisadores, extensionistas, técnicos e estudantes de pós-graduação. Cintia é pós-doutora pela Universidade Federal de Pelotas (RS) e por sete anos foi diretora do Laboratório de Aquacultura da UFMG.
EVELINE ALVES
A zootecnista Eveline Alves, doutora em produção de ruminantes pela UFLA (Universidade Federal de Lavras), criou no Instagram o perfil Priori Agro. Hoje, ela tem cerca de 18 mil seguidores interessados em temas recorrentes em sua comunicação: o valor dos alimentos, os mitos e como a ciência tem respondido aos desafios da sustentabilidade no campo. Nas mãos da influencer, temas complicados para leigos se transformam em equações simples de entender.
FABIANA VILLA ALVES
Zootecnista e doutora em ciência animal e pastagem. Integrou a equipe da Embrapa, na unidade Gado de Corte, que desenvolveu a inédita metodologia para a produção da Carne Carbono Neutro. No início deste ano, foi convidada pela ministra Tereza Cristina para assumir o cargo de coordenadora-geral de Mudanças do Clima e Agropecuária Sustentável, na secretaria de inovação e desenvolvimento rural. Integra, por exemplo, a equipe de analistas do Plano Operacional para o Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono).
FERNANDA MACITELLI BENEZ
Zootecnista e doutora na área de comportamento e bem-estar animal, vem formando uma legião de jovens estudantes como orientadora de teses na Universidade Federal de Mato Grosso. Além disso, integra o Grupo Etco (Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal), criado na Unesp em 1983 e que tem como principal nome da ciência o professor Mateus Paranhos.
MARIA IRACLÉZIA DE ARAÚJO
A zootecnista Maria Iraclézia de Araújo é presidente da Sociedade Rural de Maringá (PR), região com forte produção agropecuária. Está no quinto mandato, mas o primeiro foi em 2008, na época um fato inédito para uma mulher. Nascida no sertão do Ceará e filha de produtor rural, também foi a primeira mulher a se formar na Escola Agrotécnica Federal de Iguatu, no Estado, tornando-se mais tarde também professora universitária.
SULA ALVES
Sula Alves foi eleita no início deste ano coordenadora do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Conselho Mundial da Avicultura (IPC, sigla em inglês), com sede em Colonia, na Alemanha. São 31 países membros e mais de 53 associados, representando 88% da produção e 95% do comércio global de carne de aves. Sula é zootecnista, doutora em agronomia, pesquisadora da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e diretora técnica da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal).
Para conferir a lista das 100 mulheres, clique aqui.
Que orgulho ser colega destas feras no agronegócio nacional.
Parabéns a essas mulheres incríveis!😍❤️👏👏
Parabéns a todas as Mulheres Zootecnistas guerreiras e poderosas! Mulheres fortes em tempos difíceis! #Juntassomosmaisforte.💚🙌🤝😍💚
Beleza pura. Parabéns mulheres zootecnistas. A mulher destaca sempre em tudo aquilo que faz.
Me sinto muito orgulhoso de ser seu colega. Um abraço forte. Nossos desejos de continuarem colheitando sucessos.
Show!
Que haja mais Zootecnistas nas próximas edições.
Parabéns a todas renomadas Zootecnistas !!!