Para discutir a profissão do zootecnista e a criação do sistema de conselhos federal e regionais, Goiânia sedio o 1º Fórum de Zootecnia. O encontro foi realizado através de articulações da Associação dos Zootecnistas do Estado de Goiás (AZEG) junto ao deputado Jeferson Rodriggues (PRB). O evento foi realizado no Auditório Solon Amaral no último dia 16.
Estiveram presentes na reunião, estudantes de zootecnia, professores, o superintendente substituto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Marcius Ribeiro além de outras autoridades políticas. Também participam da audiência pública o representante da AZEG, Bruno Mariano de Souza, e o diretor executivo da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, Antelmo Teixeira.
Durante sua fala, o autor da iniciativa da reunião, Jeferson Rodrigues, falou sobre a atuação anterior em prol dos zootecnistas de Goiás junto ao Poder Federal.
“Levamos até o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, os requerimentos dos zootecnistas do Estado de Goiás e buscamos fazer a profissão ser reconhecida em nível federal”, afirmou.
O representante da AZEG, Bruno Mariano de Souza, lembrou a força que a profissão já tem em todo o Estado, começando por seus cursos e indo até os conselhos e associações.
“A profissão cresceu muito em número de cursos no Estado de Goiás, hoje, temos sete cursos em todo Estado. A organização da profissão tem se encaminhado no sentido de se colocar no contexto de aprimorar esse profissional que vai para o campo”.
Ao fim da reunião, ficou decidido que o deputado Jeferson Rodrigues, juntamente com o deputado federal João Campos, ambos do PRB, vão buscar, diretamente com o MAPA, mais apoio para que a profissão do zootecnista fique independente em seus conselhos tanto regionais quanto federais.
JÁ ESTA MAIS QUE NA HORA DO PROFISSIONAL DE ZOOTECNIA TENHA SEU DIPLOMA RECONHECIDO PELO SEU PRÓPRIO CONSELHO FEDERAL.