O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) divulgou neste mês a instrução normativa que estabelece os procedimentos a serem adotados por agroindústrias leiteiras interessadas em utilizar créditos presumidos do PIS/Cofins. O benefício fiscal, previsto no Programa Leite Saudável, será concedido a laticínios que apresentarem projetos de assistência técnica e melhoria da qualidade de produtos lácteos.

De acordo com informações do MAPA, o programa Leite Saudável garante que as agroindústrias recuperem 50% da contribuição de 9,25% do PIS/Cofins incidente sobre a venda do leite in natura. Para serem beneficiados, os estabelecimentos devem destinar 5% desses recursos a projetos de investimento nos moldes estabelecidos pela Instrução Normativa 45, publicada no último dia 23.

O Leite Saudável prevê que esses projetos de assistência técnica tenham foco em gestão agropecuária, boas práticas e melhoria da produtividade do rebanho leiteiro, além de melhoramento genético e educação sanitária. Os projetos enviados ao ministério são analisados pelos técnicos e, caso se enquadrem no padrão estabelecido pela instrução normativa, poderão se habilitar a receber o benefício.

Como participar
O MAPA instituiu um formulário modelo aos interessados em participarem do programa, que deve ser preenchido pelos laticínios e entregue a qualquer Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA).

Para ler todas as regras e ter acesso ao formato do formulário e a relação de documentos exigidos no programa, clique aqui.

1 Comentário
  1. Eliana M.A.D.V. 3 anos atrás

    Está dando erro quando clico no local indicado e não me remete a nenhum formulário.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2025 Associação Brasileira de Zootecnistas

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?