A Academia Pernambucana de Ciências (APC), instituição que reúne personalidades de destaque das mais diversas áreas do conhecimento científico, passou a contar neste ano com uma zootecnista em sua composição. A professora Mércia Virginia Ferreira dos Santos, do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) foi empossada no último dia 31 de outubro. Ela é a primeira zootecnista a integrar a APC.
“Devo tudo que sou aos meus pais, pessoas de pouca instrução, que sempre me mostraram a importância dos estudos e da família em nossas vidas e que devemos sempre buscar fazer tudo com compromisso social”, relembrou a professora durante a cerimônia de posse.
Mércia ocupa a cadeira de número 74 e escolheu como patrono o Professor Mário de Andrade Lira. Para o presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Marinaldo Divino Ribeiro, a entrada da zootecnista Academia é uma conquista para a Zootecnia pernambucana.
“Ter zootecnistas em espaços de destaque, em um espaço de debate altamente científico, é super importante para a validação e disseminação dos conhecimentos zootécnicos, influenciando inclusive em um maior conhecimento da nossa profissão”.
CAMINHADA
Mércia se formou em Zootecnia em 1984 pela UFRPE. Realizou mestrado na mesma instituição, concluindo em 1989, fez licenciatura em Ciência Agrárias pela UFRPE em 1990 e em 1997 concluiu o doutorado na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Já trabalhou como pesquisadora no Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco (ITEP) e desde 1991 é professora do Departamento de Zootecnia da UFRPE, atuando na área de Forragicultura nas disciplinas de Pastagem I, II, Agrostologia e Tepa, ministrando aulas nos Cursos de Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária.
Atua na formação de profissionais de graduação em Ciências Agrárias, notadamente zootecnistas, bem como na formação de pós-graduandos em Zootecnia. Orientou 66 alunos de iniciação científica, 32 de trabalho de conclusão de curso-TCC, 17 de mestrado, 15 de doutorado e 10 de pós-doutorado. Orienta 5 doutorandos, 2 mestres, 3 pós-doutores, 1 PIBIC e 1 TCC. Publicou 171 artigos em revistas cientificas nacionais e internacionais, 22 capítulos de livros, além de 349 resumos e diversos documentos técnicos.
Parabéns Profa. Mércia. A sociedade e a Zootecnia precisa de pessoas comprometida com o desenvolvimento sustentável. Nossa geração deixa um grande legado para as gerações futuras.
Orgulho!!
Brilhante carreira com compromisso social. Parabéns
Parabéns minha linda🌻,que Deus continue te abençoando e iluminando nessa nova caminhada da sua Vida Profissional.
Parabéns Mércia pelo profissionalismo e responsabilidade social. Você nos orgulha!
Mércia, vc e MT especial. Vibra com MT amor a zootecnia, alem de esposa
e mãe sabe cuidar de seus alunos e amigos com cahrinho e dedi.caçao sabendo ser forte quando preciso.
Merece td reconhecimento pprofficional, parabéns.
Parabéns professora Mércia..Nessa nova caminhada que Deus abençoe sua vida!! A senhora merece ..muita competência!!!